terça-feira, 27 de maio de 2014

Assado de salsichas, batata-doce e brócolos


Sim eu sei!! Vocês querem pratinhos cheios de cor, leves e saudáveis, frescos, a chamar pelo verão. Eu também!! Mas vocês sabem, eu vivo em Londres :)  E, por aqui, ora está um sol e um calor insuportável num dia, que eu nem consigo dormir por ter uma casa no último andar, que está sempre a ferver, ora chove sem parar e a temperatura desce drasticamente. Por isso, para dias inconstantes, refeições inconstantes! Se uns dias publico comidinha bem a chamar o verão, noutros dias tenho de publicar outras que me confortem o estômago e a alma e me façam esquecer um pouco o tempo que vai lá fora...como este belo assado, super fácil, prático e saudável...super british hein?! ;) hehehehe



Ingredientes para 2 pessoas: 
6 salsichas (usei salsichas tipo barbecue mas podem usar salsichas frescas)
4 batatas-doces
8 raminhos de brócolos
3 cebolas médias
3 dentes de alho
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
½ copo de cerveja
1 colher de chá de cominhos moídos
2 folhas de louro
Ervas aromáticas a gosto (usei orégãos, alecrim e tomilho)


- Dispor, num tabuleiro de forno, as batatas cortadas em pedaços, os brócolos, as cebolas cortadas em quartos e os dentes de alho inteiros e com casca, bem como as salsichas. Temperar tudo com uma pitada de sal e pimenta, regar com um fio generoso de azeite e com a cerveja e polvilhar com as ervas aromáticas e os cominhos. Levar ao forno previamente aquecido a 190ºC durante cerca de 40 minutos. Ao final deste tempo, alterar o forno para a função grill e deixar cozinhar por mais 15 minutos.

10 comentários:

  1. Para mim um bom assado marcha sempre :) e ainda por cima com batata doce...
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Publicas receitas adequadas à tua vida actual, e assim é que tem de ser :) É como eu, cada um tem a sua organização e vontades, se me der a vontade de um risotto todo cheio de queijo, podes crer que o faço ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui o tempo apela a que, num dia, se coma um belo assado, daqueles que deixam um cheirinho imenso pela casa e muito calor na cozinha...e no outro dia se esteja a comer uma pratinho bem leve e uma cerveja fresquinha ;) hehehe
      E acho muito bem que se te derem essas vontades as concretizes :) Mas olha, se fizeres favor, agradecia que, quando te der a vontade de um risotto todo cheio de queijo, me chames para comer também ok?! ;) hehehehe

      Eliminar
  3. Que buenisima pinta¡¡¡ me encanta, besos

    ResponderEliminar
  4. Já eu gosto de assados assim tanto no frio como no calor. Aqui está friozinho, uma refeição dessa sairia muito bem. Gostei de tudo que leva, adoro batata doce em pratos salgados. Ficou lindo e bem apetitoso. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Josy :) Aqui em casa é a mesma coisa: um belo assado cai sempre bem ;) E se tiver um dia mais frio ou cinzento, melhor ainda :)
      Beijinhos e continuação de uma ótima semana *

      Eliminar
  5. Haha, estou a ver que vou começar a ver mais vezes batata-doce por aqui ;) Por acaso tenho de comprar, depois de me terem saído umas rochas esquisitas que pareciam envenenadas a segregar um líquido branco nunca mais comprei :P
    É verdade, a comida adapta-se ao tempo... E ainda bem, senão era só vê-los a churrascar à chuva ;) (é capaz de não dar muito jeito...)
    Parece delicioso, até eu fiquei com saudades de um assado (que por aqui também não está calor... ;))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Avelã, vais ver muitas mais vezes esta batata por aqui ;) hehe
      Tens de experimentar novamente...em Portugal (pelo menos para mim que vivia na zona Centro, na Figueira da Foz), nem sempre é fácil encontrar esta batata laranja por dentro. Várias vezes comprei a pensar que era esta variedade e, quando chegava a casa, deparava-me com um interior branco ou amarelado, e o sabor é bastante diferente...depende também das alturas do ano, penso eu...
      E, já agora, eles fazem churrascos por tudo e por nada, por isso não me admira que façam à chuva também ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar