quinta-feira, 8 de maio de 2014

"Há vida para além da massa de atum #6" - Salteado de batatas, frango e chouriço


Vocês devem pensar que, aqui por casa, poupamos tempo e dinheiro porque só comemos frango ;) hehe  Mas não, garanto-vos! ;) Contudo, é uma das carnes mais consumidas, não só porque gostamos imenso e porque é uma carne extremamente saudável, mas também porque, como já vos disse e já vos mostrei aqui neste "Há vida para além da massa de atum", considero uma excelente forma de poupar tempo e dinheiro, sem nunca prejudicar a qualidade e o sabor das refeições :)  Para quem não teve oportunidade de ver o post que já fiz com várias sugestões de receitas para aproveitarem as sobras de frango, podem lê-lo aqui.
E hoje trago-vos mais uma dessas receitas. Tão fácil, tão rápida e tão deliciosa que nem vão acreditar ;)  Fiz um destes dias para o meu almoço e o do meu irmão e acho que, se existissem três frigideiras, então ele comeria as três ;) hehe
Nunca é demais repetir que não podem esquecer-se de passar pela cozinha da minha querida Ovelha Negra para verem a sugestão que ela vos deixa hoje :)



Ingredientes para 4 pessoas: 
1 chouriço corrente cortado em rodelas finas
Azeite q.b.
Batatas previamente cozidas com casca e cortadas em pedaços (usei cerca de 5/6 batatas grandes)
2 folhas de louro
4 dentes de alho inteiros e com casca
Sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de colorau
1 colher de sopa de tomilho
1 colher de sopa de orégãos
2 chávenas de frango cozinhado e desfiado (usei sobras de frango assado)
Sumo de ½ limão
1 ovo cozido

- Levar ao lume uma frigideira antiaderente ampla ou uma wok bem regada com azeite. Juntar o chouriço e deixar alourar durante cerca de 2 minutos.


- Acrescentar as batatas e regar com mais um fio de azeite (ir juntando sempre mais um fio de azeite ao longo da cozedura à medida que for necessário, para que as batatas fiquem bem tostadinhas e a mistura nunca fique muito seca). Juntar o louro partido em pedaços e os dentes de alho inteiros e com casca e temperar tudo com uma pitada de sal, uma pitada generosa de pimenta, o colorau, o tomilho e os orégãos. Saltear tudo durante cerca de 5 a 7 minutos.


- Por fim, adicionar o frango, regar com o sumo de limão, envolver bem e deixar cozinhar mais 2 a 3 minutos. Juntar rodelas de ovo cozido e servir de imediato com uma salada. 

Aproveito também esta quinta-feira, para fazer aqui pelo blog o desfile de receitas que encheram a mesa da nossa Festa Low Cost, o primeiro desafio deste projeto :)
Muito muito obrigada por todas estas fantásticas e deliciosas participações! Eu e a Ovelha Negra ficámos de coração cheio e derretido... e de saliva na boca (muita e muita ;) hehe). Agora basta aguardarem que, muito muito em breve, será conhecido o vencedor deste primeiro desafio (selecionado por sistema random) e que terá a responsabilidade de escolher o tema do desafio do próximo mês, que será já lançado dia 15 :)

 1- Cozinha em Sarilhos: Massa com atum, pimento e cominhos

 2- Sweet Little Things by Isabel Castro: Quiche de perú

3- Prata da casa: Empadas de massa quebrada

4- Pitadas de coisas boas: Lascas de peixe no forno com grão

 
6- Simples e Saboroso: Queijadinhas de legumes

7- De volta à cozinha: Bola de queijo e fiambre

8- Iguaria Desigual: Creme de Abacate

9- Da Panela para o Coração: Salada de feijão vermelho e atum
 
 10- Recanto com Tempero: Alheira no forno

11- O blog da Margarida: Empadas de pato
 
 12- Ponto de Rebuçado Receitas: Salame de chocolate

13- O Blog do Chocolate: Pudim de Pão com Chocolate

 14- Limited Edition: Mini-quiches de agrião

 15- Duranjas: Espetadas de queijo

Aproveito também este post para vos dizer que já estou em Londres!!! :)  Cheguei bem e inteirinha, mas muito cansada e, como devem imaginar, ainda não tive muito tempo para quase nada... mas muito muito em breve prometo que venho aqui dar-vos todas as mais recentes novidades sim? :)
Beijinhos grandes e até já :)

28 comentários:

  1. Bem vinda a terras de sua majestade e espero que a adaptação seja rápida e indolor :))).
    Uma sugestão magnífica esta tua e a mesa de sugestões low cost está super bem recheada e apetitosa!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Lia :)
      Sua Majestade apenas podia ter tido um pouco mais de consideração pela minha chegada e ter mandado vir uns dias sem chuva ;) hehe Mas tirando isso está tudo a correr bem ;)
      E ainda bem que gostaste da nossa mesa...espero que no próximo desafio que vamos lançar dia 15, também consigas participar...adorava que uma das tuas sempre deliciosas receitas também constasse da nossa mesa ;)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  2. Olá!

    Que bom que é saber que já estás junto da tua cara metade e que está tudo bem! Agora uma nova fase da tua vida vai começar e isso é maravilhoso! vai correr tudo bem! E Londres é uma cidade tao bonita!
    Adorei a sugestão! Acabamos tantas vezes por ter sobras e não saber o que fazer com elas! Esta receita tem muito bom aspeto!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana :) Antes de mais, fico muit feliz por teres gostado desta receitinha. Acredita que é bem simples e muito saborosa :)
      Ainda não consegui ver muito da cidade porque está mau tempo desde que cheguei e a minha cara metade também não tem tido muito tempo para andar comigo a dar umas voltinhas porque está a trabalhar... mas este fim de semana, faça chuva ou faça sol, vou conhecer um pouco melhor Londres e depois conto-vos tudinho :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Frango também deve ser das carnes que mais consumo!
    ( eu sei, eu sei sou uma desnaturada, mas prometo que participo no próximo mês)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) hehehe Ficamos mesmoooo à espera da tua participação no próximo desafio Eva :)
      Beijinhos *
      Vânia

      Eliminar
  4. Adorei o teu salteado! :D Gosto bastante desses pratos rápidos e que podem ser feitos com as sobras de refeições!
    Um desfile fantástico de receitas!

    Ps: Boa sorte aí em Londres!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marlene :) Também eu adoro estes pratinhos rápidos, saborosos e reconfortantes...e "cheira-me" que agora, neste nova fase da minha vida, eles vão sair da cozinha muitas mais vezes (o tempo cinzento e chuvoso tem destas coisas e a necessidade de poupança também ;) hehe). E quanto ao desfile de receitas, concordo contigo: fantástico!!! :) Esperamos novamente por ti no próximo desafio com mais uma deliciosa receita ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Tekas sempre à frente que publicou as receitas antes de ti, mas já está resolvido.
    E sem combinar, la publicamos coisas parecidas - também hoje há frango lá pela cozinha! Só prova que a distância não é nada- o segredo está em teres-te mantido no mesmo fuso horário.
    Faço cá desses salteados muitas vezes, são deliciosos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tekas sempre em grande :D hehe
      E mais uma vez...ET's on fire ;) Talvez o segredo seja mesmo esse: o mesmo fuso horário :) ahahah
      Beijinhos *

      Eliminar
  6. Nao foste recebida com o melhor tempo do mundo, mas em breve o sol volta! :) entretanto vou te mandar um mail! :)
    Adorei (como sempre) a sugestao! Nunca faco frango assado a conta, fica sempre tao bom em aproveitamentos..e com chourico, nem se fala! Gostei da ideia das batatas n precisarem de agua para cozer, acho que o batateiro la de casa vai adorar esta receita!
    Ja estou em pulgas para o proximo desafio!! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sua Alteza, a Majestade, podia ter tido mais consideração pela minha chegada e mandado parar a chuva, pelo menos uns dias ;) hehe Mas este fim de semana, esteja chuva ou esteja sol, vou passear, não quero saber ;) hehe Fico à espera do teu email ansiosa minha querida, quero tanto contar-te tudinho (não que seja muita coisa por agora mas é sempre bom contar mesmo aquelas coisas que não interessam a ninguém e termos alguém que nos ouça ;) hehe)... E manda lá vir esse sol que a minha casinha tem imensaaassss janelas e é uma alegria quando uns raios entram por aqui ;)
      E muito obrigada quanto à receita de hoje ;) Se também tens um batateiro aí em casa (aqui por casa sou eu!!!), tens de experimentar este pratinho super rápido porque sabe mesmo bem :)
      E também eu já estou em pulgas para o próximo desafio :D É já dia 15 que vamos revelar o novo tema e, clarooo...conto contigo ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  7. Uffffff cuanta cosa buena junta madre mia¡¡¡ esta todo riquisimo¡¡¡ besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marijose :) Para o próximo desafio, adorávamos poder contar também com uma receita tua deliciosa :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  8. Que bela refeição esta! Excelente forma de aproveitar as sobras e ainda por cima com chouriço e ovo... não admira que o teu irmão fosse a mais uma frigideira:)
    Quanto à chuva pensa que é para abençoar a vossa nova etapa. Vai correr tudo bem e daqui a dias já estás adaptada. Londres é uma cidade lindíssima e tem imensas coisas para se visitar e conhecer.
    Bjos cá da ilha que hoje também tem céu cinzento...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Pimentinha ;)
      Gosto dessa tua postura de veres as coisas pelo lado positivo ;) hehe A chuva por enquanto não me está a incomodar muito...a adaptação vai-se fazendo aos poucos mas acho que talvez vá ser mais fácil do que até eu própria imaginei! E tens toda a razão...Londres é uma cidade fantástica que eu vou já começar a passar a pente fino este fim de semana ;) hehe
      Beijinhos aí para a ilha ;) ***

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Obrigada Elisabete :)
      Contamos contigo no próximo desafio ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  10. Querida Vânia:A chuva é uma das características do tempo londrino, por isso, é vê-la como parte da paisagem, rsrs. Aqui, na minha ilha, a chuva também é sempre mais do que muita e , embora não goste nada dela, é isso que torna a paisagem tão verde e luxuriante ( vivo na "ilha verde": S. Miguel).
    Adorei a tua sugestão para aproveitar as sobras do frango assado. Pensei logo em fazer a receita na Actifry. Com o chouriço deve ficar uma delícia!!!
    Gostei também muito do "desfile" da festa low cost. Só coisinhas boas! Vamos lá a esperar então pelo próximo desafio.
    Vania: Londres é uma cidade lindíssima!!! Claro que só a conheço como turista, o que não é a mesma coisa ,bem sei, mas o que vi, encheu-me as medidas. Mal posso esperar pelas tuas "aventuras".
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Márcia, tens toda a razão :) A chuva é mesmo característica daqui...não gosto nada dela mas hei-de acabar por mim habituar ;) O tempo por aqui é mesmo inconstante: hoje, por exemplo, esteve todo o santo dia a chover e agora, a esta hora, quase a terminar o dia, as nuvens estão a desaparecer e o sol a abrir ;)
      Prometo que, aos poucos e com mais tempo, vou contando tudinho das minhas aventuras por aqui ;)
      E quanto à receita, espero que a experimentes porque é tão simples e rápida e fica mesmo uma verdadeira delícia :) E o próximo desafio é já dia 15, claro que conto contigo :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  11. Também gosto muito de frango, utilizo muito aqui em casa, essa sua receita ficou de dar água na boca. Simples e com um resultado excelente. Parabéns pelas sugestões das amigas, um prato mais lindo que outro. Boa estadia em Londres e quando voltares, preciso entender melhor o desafio das quintas feiras para poder participar, preciso saber por exemplo se minha receita tem que ser publicada na quinta ou qualquer dia. Desculpe, vc explicou direitinho na postagem eu que não entendi direito heheh. Bjos um lindo final de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Josy, por aqui adorámos esta receita bem simples e saborosa :)
      Eu não volto, vim para Londres para ficar :) Por isso tenho todo o gosto em explicar-te melhor este projeto. É muito simples: eu e a Ovelha Negra criámos um projeto comum intitulado "Há vida para além da massa de atum" em que, todas as quintas-feiras, divulgamos receitas que sejam rápidas e económicas (e também muito saborosas!) e que, por isso, vos ajudem a poupar tempo e dinheiro. Entretanto, abrimos também o desafio a todos aqueles que queiram participar: para isso basta estar a atento ao dia 15 de cada mês. Nesse dia, lançamos o tema do desafio e todos vocês podem participar, fazendo uma receita que se adeque ao tema mensal, e enviando-na para nós até ao dia 5 do mês seguinte :)
      As regras estão todas bem explicadinhas neste link:
      http://coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.co.uk/p/blog-page.html
      Mas qualquer dúvida que tenhas, não hesites em me perguntar Josy :)
      No próximo dia 15 será lançado um novo tema e adorava poder contar com a tua participação :)
      Beijinhos *
      Vânia

      Eliminar
  12. Olá!
    Tinha na ideia participar no desafio, mas depois fui-me esquecendo... vou tentar mesmo participar da próxima vez!
    Todas as receitas parecem muito boas, tanto as do desafio como a do post :)
    *aguardando novidades* ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) Conto contigo no próximo desafio Avelã :) O tema vai ser lançado já no próximo dia 15, fica atenta ;)
      E vou dando novidades sim, mantém-te por perto ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  13. É uma bela sugestão Vânia! Estou a ver que os ares de Londres não te roubaram a inspiração. Estou à espera das tuas receitas com novos ingredientes e novos sabores! Sabes que quando testo novos pratos, depois tento sempre reproduzi-los? ;)
    Agora outro assunto: é possível encontrar, em Portugal, espargos em promoção hehe ;)
    Um beijo muito grande e tudo de bom para ti, Vânia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vanda :) E fica por aí me aguardando que não tarda nada começam a sair novas receitinhas, com esses novos ingredientes, aromas e sabores, promise ;) hehe
      E voltando ainda aos espargos ;) hehe eu sei que é possível encontrar aí espargos em promoção. Aliás, se não fosse isso, tinha-os comprado e comido muito menos vezes :) Mas aqui não é promoção, é o normal, todos os dias é assim e àquele preço! E foi uma das coisas em que os meus olhos bateram logo ;)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  14. Oi Vânia,
    Quantas receitas gostosas!
    Estive há poucos dias em Londres e aproveitei demais.Espero que você curta bem esse período.
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lylia :) No próximo desafio, adorava poder contar também com a sua participação nestes desfile de fantásticas receitas :)
      Beijinhos *

      Eliminar