quarta-feira, 7 de maio de 2014

Empadão de bacalhau e delícias do mar


Se há comida que eu acho realmente reconfortante e que, sinceramente, me sabe bem praticamente em qualquer altura do ano, é o empadão! E, ainda por cima, é daquelas refeições rápidas de fazer e que servem, tantas e tantas vezes, para aproveitar sobras de qualquer coisa que exista pelo frigorífico. De quando a quando, gosto mesmo de me sentar a comer um belo pratinho de empadão...sinto-me "acarinhada", como se me estivessem a dar festinhas ;) hehe
Mas confesso que os meus empadões favoritos não são os de carne, mas sim os de peixe e/ou marisco! Como este belo empadão de bacalhau e delícias que, mais uma vez, me consolou a alma :)



Ingredientes para 4 pessoas:
2 postas médias/grandes de bacalhau
Azeite q.b.
2 dentes de alho ralados
1 colher de chá de mostarda Dijon
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de sopa de colorau
1 colher de chá de orégãos
2 colheres de sopa de polpa de tomate
½ copo de leite
1 embalagem de delícias do mar, cortadas em pedaços
Queijo ralado a gosto (eu usei queijo da Ilha)
Cerca de 200 gramas de puré de batata

- Cozer as postas de bacalhau e reservar a água da cozedura. Deixar o bacalhau esfriar um pouco e desfiá-lo.


- Levar ao lume um tacho regado com um fio de azeite, os dentes de alho ralados e a mostarda, refogando ligeiramente durante 1 minuto. Juntar o bacalhau desfiado e temperar com pimenta, gengibre, colorau e orégãos. Envolver bem e refogar por mais 2 minutos.


- Acrescentar então a polpa de tomate, o leite e 2 conchas de sopa da água de cozedura do bacalhau. Cozinhar em lume médio durante cerca de 5 minutos, mexendo frequentemente, para que o molho fique apurado e reduza um pouco (se reduzir em demasia, basta juntar mais um pouco de leite e da água da cozedura do bacalhau). Retificar os temperos e acrescentar sal se necessário. 


- Por fim, adicionar as delícias do mar e uma colher de sopa de queijo ralado. Envolver bem, desligar, tapar o tacho e deixar repousar entre 10 a 15 minutos.


- Envolver depois este preparado no puré, colocar num tabuleiro, polvilhar generosamente com queijo ralado e levar ao forno até que o queijo esteja bem derretido e forme uma bonita crosta dourada.

20 comentários:

  1. Adoro bacalhau e também foi a estrela principal no almoço que fiz para o dia da mãe :). Tenho de experimentar esse empadão :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fores como eu e adorares empadão e bacalhau Cê, então tenho a certeza de que vais gostar imenso desta receita :) Se experimentares, depois conta-me tudinho ;)
      Beijinhos *
      Vânia

      Eliminar
  2. Eu também adoro empadão em qualquer altura e este teu, com o bacalhau deve estar sublime!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lia :) Por cá gostámos imenso ;)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  3. Cá está algo que nunca comi. Mas com esse aspecto huuum difícil resistir

    Beijinhos

    Anabela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se nunca comeste então acho que tens de experimentar Anabela :) Sabe mesmo bem e é tãooo reconfortante ;)
      Beijinhos *
      Vânia

      Eliminar
  4. Eu por mim deixava de lado as delícias do mar - quando era miúda era viciada nelas e agora enjooei. De resto, perfeito, tem ar de ser bastante apaladado ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois olha a mim aconteceu-me precisamente o mesmo...comia imensas delícias do mar em miúda e adorava. Depois enjoei e passei a detestar...mesmo, não comia delícias em nada e de forma alguma.. Mas depois, há cerca de 2 anos, comecei a usá-las de novo aqui e ali porque o meu namorado adora e olha...já gosto imenso outra vez ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Olá!

    Adoro bacalhau e acho que fica bem em qualquer prato! Também adoro empadão e como em qualquer altura do ano!

    mas curiosamente nunca juntei bacalhau e empadão, mas depois desta tua sugestão vou pensar nisso!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!
      Se és como eu (que já vi que sim) e adoras empadão e bacalhau, então tens mesmo de pensar em juntar os dois porque fica uma combinação fantástica :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  6. Empadao para mim é mesmo comida de conforto! E este esta bem saboroso :) aposto que levaste umas belas postas de bacalhau contigo! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) hehehe Não Ana, infelizmente não, na primeira vez seria impossível com tanta coisa para trazer (e ainda mais aquela que ficou...). Mas já estou a pensar numa próxima vez vir com a mala com umas belas coisinhas dessas bem portuguesas ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  7. Que bom aspecto, também gosto muito de empadão,os meus filhos então são mesmo apaixonados :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Raquel ;)
      Então olha os teus filhotes devem ser mesmo como eu ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  8. Olá!
    Parece muito bom :) Também gosto de empadão de bacalhau :)
    Como está tudo a correr por aí? ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Avelã :)
      Já cá estou e está tudo a correr bem por enquanto :)
      O tempo não tem ajudado muito (no dia em que cheguei estava sol mas ontem e hoje tem estado a chover...) mas, tirando isso, tem estado a correr bem. Estes primeiros dias, já se sabe, que tenho imensas coisas para fazer e para tratar mas este fim de semana já vou dar umas voltinhas e conhecer melhor isto ;) Por agora, as únicas "voltas" que dei foi para ir ao supermercado ;) hehe
      Mas em breve, com um pouco mais de calma, conto-vos aqui todas as novidades :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  9. Querida Vânia: que belo empadão de bacalhau. Se há peixe de que gosto é mesmo esse, tão nosso e tão versátil!! Tenho uma outra receita de empadão,mas a tua parece-me bem melhor. Vou levá-la para a poder experimentar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz por teres gostado Márcia :) Experimenta e conta-me tudinho depois ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  10. Uma deliciosa sugestão e eu que adoro bacalhau.
    Também acho que sabe bem em qualquer altura do ano para além de ser bem fácil.
    Ficou bem apetitoso.

    beijinhos

    ResponderEliminar