sábado, 17 de maio de 2014

Coxas de frango no forno com molho de cerveja, cebola e spring onions


Se há coisa que me tem fascinado aqui em Londres, como já vos disse, é a variedade de ingredientes e produtos alimentares que temos à nossa disposição (e os preços baixos dos mesmos), bem como a panóplia incrível de tudo e mais alguma coisa para a cozinha, a preços que só nos dão vontade de trazer tudo para casa, incluindo aquelas coisas que nem sabemos bem se vamos utilizar algum dia ;) hehe  Pois bem, quanto aos utensílios e aos pequenos eletrodomésticos de cozinha, as coisas têm de ir sendo adquiridas aos poucos até porque, por agora, apenas uma pessoa está a trabalhar aqui em casa. Por isso, à medida que os dias passam, vamos tentando adquirir as coisas mais básicas e essenciais, que garantam a "sustentabilidade" da minha cozinha e que me permitam ir fazendo refeições! (mas no dia 28 deste mês faço anos e já avisei meio mundo que a minha prenda vai ser sair de casa e regressar com imensas coisas novas para a minha cozinha :) depois prometo que vos mostro tudo ;) hehe  E, até lá, vou-vos mostrando as coisinhas que vou adquirindo e que acho que valem a pena serem partilhadas convosco!). Uma das primeiras coisas que comprei, logo no meu segundo dia em Londres, foi um simples tabuleiro de forno! É daquelas coisas que, para mim, são essenciais em qualquer cozinha porque dão para fazer uma variedade de pratos incríveis, sem ser necessário muito trabalho...e, como devem imaginar, o tempo aqui em Londres é do mais inconstante que existe e as temperaturas não atingem patamares muito elevados. Como tal, a comidinha de forno, que já me caía sempre tão bem em Portugal, aqui sabe ainda melhor :)
Já no que diz respeito aos ingredientes, mal soube que a minha vida se ia mudar para cá, fiz logo na minha cabecinha uma lista de produtos que queria definitivamente procurar e experimentar! Sabem alguns daqueles ingredientes que vêem a ser utilizados nos programas de culinária ingleses com tanta naturalidade e que se matam para encontrar em Portugal e, muito provavelmente, não o conseguem?! Ingredientes como aqueles que o meu querido Jamie Oliver tantas vezes utiliza e que vocês querem mesmo saber qual o sabor daquilo que parece tão banal para ele?! Pois bem, para mim, as spring onions estavam no topo dessa minha lista :)
Em Portugal, na minha querida cidadezinha à beira-mar plantada, nunca mas nunca as encontrei! E, mal cheguei aqui, os meus olhos apaixonaram-se de imediato pelos molhos e molhos de spring onions que tão facilmente se encontram em qualquer esquina (por cerca de 50 cêntimos o raminho). Um verdadeiro deleite para os meus cozinhados! E claro, sem mais demoras, lá fui eu (verdadeira tuga cheia de ansiedade por testar um novo produto) comprar um molho destas pequenas maravilhas que, desde esse dia, passaram a fazer parte da minha cozinha, de forma quase tão essencial como as cebolas ou os alhos ;)
E, num dia londrino bastante típico de chuva e de frio, lá fui eu fazer a minha primeira experiência com elas...onde? Num pratinho de forno, pois está claro ;)



Ingredientes para 2 pessoas: 
2 coxas de frango
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de cominhos moídos
1 colher de chá de colorau
1 colher de chá de orégãos secos
Azeite q.b.
1 cebola grande cortada em rodelas finas
1 spring onion cortada às rodelas
2 dentes de alho bem picados
1 cubo de caldo de galinha ou de carne (desfeito grosseiramente com as mãos)
1 cerveja (25 cl)
Noodles asiáticos

- Temperar as coxas de frango com sal, pimenta, cominhos, orégãos e colorau. 

- Levar ao lume uma frigideira antiaderente regada com um pequeno fio de azeite e alourar o frango, de ambos os lados, durante cerca de 5 minutos. 

- Retirar as coxas de frango da frigideira e dispô-las num tabuleiro de forno. Juntar ao tabuleiro a cebola, as spring onions, os dentes de alho e o caldo de carne. Regar a frigideira onde se alourou o frango com a cerveja e regar o tabuleiro de forno com este líquido. 

- Levar ao forno previamente aquecido a cerca de 190ºC durante 30 a 40 minutos. Ao final deste tempo, aumentar a temperatura do forno para 200/210ºC e deixar cozinhar por mais 10 a 15 minutos. Mudar o forno para a função grill e deixar o frango alourar por mais cerca de 15 minutos, ou até estar bem douradinho e crocante.

- Servir as coxas de frango com noodles asiáticos (para isso basta cozer os noodles em água a ferver, de acordo com as instruções da embalagem), tudo polvilhado com mais spring onions a gosto e um pouco de cebolinho fresco bem picado.

12 comentários:

  1. Grrr tou aqui com comichões, o que eu gostava de andar a pesquisar ingredientes novos. E nunca provei essas spring onions mas devem ser boas como tudo. Aii vida, este ET está muito verde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verde de inveja?! ;) hehehehe
      Não estejas, eu vou partilhando tudo contigo :D E não tarda nada estás a voar para cá para me fazer uma visita...trazes uma mala vazia e eu faço com que a leves cheia facilmente ;) hehe
      E sim, adoro estas spring onions...agora compro-as sempre, fazem já parte do meu frigorífico :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Haha, gostava de ver essa lista :) Aposto que tem um monte de coisas giras :)
    E então, gostaste do ingrediente ou não? :)
    (e o frango parece muito bom :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aos poucos, vou-vos mostrando essa lista Avelã...concretizada claro ;) hehe E, a cada dia que passa, vai ficando cada vez maior acredita ;) ahahah
      E quanto às spring onions, adorei :) Fazem já parte do meu frigorífico e vou sempre comprá-las fresquinhas, quando um raminho já está a acabar ;) Têm um ligeiro travo a cebola mas são muito mais suaves, gosto imenso :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Pratos de forno também são sempre bem recebidos por aqui! :)
    Estas a fazer bem a conversão da libra para euro? Ou então tenho que ir a essas bandas fazer compras, não noto essa diferença abismal de preços nem mesmo no ingrediente que nos trazes hoje :)
    Em Portugal costumava encontrar no jumbo facilmente! :)
    Gosto deste prato um bocadinho de lá e outro de cá! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah :) Estou a fazer muitooo bem a conversão querida Ana ;) Se calhar tens mesmo de vir para estas bandas fazer comprinhas ;) hehe Claro que existem muitas coisas que são "ela por ela" com Portugal (a carne por exemplo, tenho notado que é uma delas). Mas de resto, os ingredientes são tantos, há tanta variedade e tantos sítios diferentes onde comprar, que se encontram sempre coisas baratíssimas (se calhar tenho de parar um pouco com esta minha atitute tuga de andar sempre à caça de "pechinchas" :) ahahah)... E quanto às spring onions, foi como disse no post...acredito que noutras cidades de Portugal conseguissem encontrar à venda nos supermercados. Mas na Figueira, que até tem bastantes supermercados, nunca mas nunca consegui encontrar...Por isso é mais um daqueles ingredientes que me deixa toda contente de ter no frigorífico agora ;) hehe
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Gostei da mistura de ingredientes, mesmo apetitosa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Luísa, por aqui também gostámos muito e soube-nos muito bem :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Olá querida Vânia: vejo que já estás "em casa". Esta receita já com novos ingredientes ficou mesmo apetitosa.
    Tenho andado meio parada e ando bastante atrasada nas visitas, bem sei,mas sempre que posso, gosto de vir ver as novidades.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não estou totalmente em casa, mas estou a tentar "construir" isso querida Márcia :)
      És sempre bem-vinda aqui, já sabes isso, e sei bem que vens sempre que podes :) Eu é que estou extremamente atrasada e em dívida mas prometo que nos próximos dias vou tentar compensar isso ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  6. Esta tua refeição com ingrediente novos tem um ar delicioso! As spring onions é apenas um dos muitos ingredientes novos de que nos vais falar... não dá par esconder esta pontinha de inveja ;)
    Bjokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Pimentinha :)
      E sim, acredita...este é apenas um dos muitos ingredientes novos que vou testar e que vos vou dar a conhecer ;) Mas este já está garantido na minha lista de compras semanal, que já não pode faltar no meu frigorífico ;)
      Beijinhos *

      Eliminar