sábado, 10 de maio de 2014

Carne picada com feijão ou o parente pobre do Chili


No dia em que aterrei em Londres já cheguei a casa bastante tarde e, como devem imaginar, exausta e cheia de fome. Por isso, pousámos as malas e saímos de imediato para o supermercado mais próximo (que, durante a semana, está aberto 24 horas, uma verdadeira inovação para uma tuga como eu!!) para ir comprar umas sandes que nos aconchegassem o estômago. Aproveitámos também para trazer já algumas coisas básicas de que precisávamos... Sinceramente, estava tão atordoada nesse dia que, quando cheguei a casa, se me perguntassem onde ficava o supermercado, como era ou que tipo de produtos vendia, eu nem vos sabia dizer bem... Posso-vos dizer, porém, que foi uma experiência um tanto ou quanto estranha percorrer aqueles corredores, com a cabeça, a alma e o corpo feitos em água, e ter de pensar: "bem, o que é que eu preciso de mais urgente para a casa?". É taõoo estranho estarmos habituados a ter, nas nossas casas, pelo menos as coisas mais essenciais, que eu nem conseguia pensar direito. Mas lá trouxe uma panela, uma frigideira, um tabuleiro para o forno, um conjunto de pratos e de talheres, uma colher-de-pau...esse tipo de coisas básicas estão a ver não? ;)
Mas, no dia seguinte, com mais calma e a cabeça já descansada, lá voltámos nós ao supermercado ao final do dia para comprarmos alguma comida, mais uma vez coisas básicas e essenciais porque o supermercado fica a cerca de 10 minutos de casa, o que não é nada, mas para quem vem carregado com sacos de compras, a pé e com mau tempo, parece uma verdadeira eternidade. Por isso, estas coiss têm de ir sendo feitas aos poucos :)  E aí sim, neste dia, apercebi-me da verdadeira dimensão daquele lugar! Dois andares e tudo e mais alguma coisa: secção de roupa, eletrodomésticos, ótica, cozinha, decoração, farmácia e, claro, o verdadeiro supermercado de comida: corredores e corredores com prateleiras enormes completamente a abarrotar de tudo e mais alguma coisa. E quando digo tudo e mais alguma coisa, é mesmo tudo e mais alguma coisa :) Foi nesse momento que me apercebi finalmente que tinha saído da "parvónia", que é como quem diz, da minha linda e pacata cidadezinha à beira-mar plantada ;) hehe  Parecia mesmo um burro a olhar para um palácio ;) hehe
Claro que a minha vontade era encher, no mínimo, três carrinhos gigantes com compras mas tal não seria possível, não só pela distância, como já vos disse, mas também pela carteira obviamente :)  Mas existe tantaaa variedade e, no geral, é tudo tãoooo mais barato, que é de uma pessoa que gosta destas coisas perder completamente a cabeça. E então "abasteci" por agora a minha despensa, frigorífico e congelador com coisas tão simples como leite, iogurte, azeite, arroz, cebolas, alhos, polpa de tomate, feijão e alguma carne...esse tipo de coisas que dão para uma pessoa cozinhar durante uns dias e usar a imaginação para tentar fazer pratinhos deliciosos, mesmo com poucos recursos :)
E aqui está um deles, a minha primeira refeição "made in London" ;)  Uma versão "pobre" do meu chili com carne, um dos pratos favoritos dos meus amigos e do meu namorado (este último que, coitadinho, estava completamente desesperado por ter novamente o prazer de comer uma refeiçãozinha caseira ;) hehe). Ele comeu com arroz (e ainda fiz a mais para ele levar na marmita para o trabalho no dia seguinte) mas eu prefiro assim, um prato fundo cheio de molho, apenas acompanhado de fatias de pão torrado! E digo-vos uma coisa: podem ter faltado alguns ingredientes, como o pimento, por exemplo, e também alguns dos temperos que costumo usar, mas soube-nos tãooooo bem que quase nem consigo explicar :)  E assim começam, devagarinho, as minhas novas aventuras culinárias na cozinha londrina ;) hehe

Ingredientes para 4 pessoas: 
Azeite q.b.
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
Cerca de 500 gramas de carne picada
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de cominhos moídos
1 colher de chá de orégãos secos
1 colher de sopa de paprika
Piripiri em pó ou em flocos a gosto
1 colher de sopa bem cheia de pasta de tomate
1 lata pequena de tomate pelado em pedaços
1/2 copo de cerveja
1 lata pequena de feijão vermelho

- Levar ao lume uma panela regada com um pouco de azeite e refogar ligeiramente os alhos e a cebola. Adicionar a carne e temperá-la com uma pitada de sal e pimenta, os cominhos, a paprika, o piripiri e os orégãos. Cozinhar a carne em lume médio, mexendo frequentemente, até começar a ficar douradinha.

- Nessa altura, juntar a pasta de tomate, o tomate em pedaços e a cerveja. Tapar o tacho e deixar cozinhar cerca de 15 a 20 minutos.

- Adicionar depois o feijão vermelho, mexer e retificar os temperos, deixando cozinhar por mais 10 a 15 minutos. Servir com arroz ou simplesmente com fatias de pão ligeiramente tostado.


Aproveito também este post para vos dizer que já temos vencedora do primeiro desafio "Há vida para além da massa de atum", que decorreu com o tema Festa Low Cost! E a vencedora é...a Isabel, do Sweet Little Things by Isabel Castro, que trouxe para a nossa mesa a sua fantástica Quiche de Perú! :)
E assim, a Isabel será a responsável por escolher o tema do desafio deste mês, que será revelado já no próximo dia 15!!! :)  Eu e a Ovelha Negra contamos com todos vocês para nos trazerem receitas e sugestões deliciosas, que nos ajudem a todos a poupar tempo e dinheiro, sem comprometerem o sabor e a qualidade dos nossos cozinhados :)

16 comentários:

  1. Ficou maravilhoso...e boa sorte na tua nova etapa...beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Para mim também não precisa de arroz, basta mesmo um pedacinho de pão para me deliciar. Começaste muito bem as tuas aventuras culinárias em terras de sua Majestade :)
    Vai passear! Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então entendemo-nos bem...um pedacinho de pão é o suficiente para ficar feliz e satisfeita ;) hehe
      Já fui passear, já voltei e amanhã novas voltinhas ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. haha só tu para ires para Londres cozinhar um prato mexicano ;) Tens de entrar no espírito, então? :)
    Podes dizer que a «parvónia» é Portugal inteiro, nós não nos importamos... haha estás nos «grandes» agora certo? ;)
    Eu acho que também é por isso que os ingleses gostam de vir a Portugal... deve ser quase como tirar umas férias num campo sossegadinho :)
    Há mesmo países que, comparados com o nosso, são um mundo (o que também pode ser uma desvantagem!)
    Diverte-te por aí, e continua a mandar novidades ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) ahahah Continuas a roubar-me sempre gargalhadas com estes teus comentários Avelã ;) hehehe
      Acredita...os ingleses cozinham muito pouco, compram quase tudo feito...se fores aos supermercados ao final do dia, vais perceber que as prateleiras que primeiro ficam vazias são as da comida pronta a comer...por isso deixa-me manter por enquanto com os meus cozinhados do mundo ;) hehe Tenho tempo para entrar um pouco mais no espírito (mas no bom claro porque acredito que, todas as culturas, têm ingredientes e pratos fantásticos)
      Mas acredita numa coisa...agora estou mesmo nos grandes ;) Para quem gosta de cozinha e do mundo da culinária, isto aqui é uma verdadeira perdição :)
      Beijinhos e vou dando sempre novidades ;) *

      Eliminar
  4. Isabel aguardamos um bom tema para o próximo desafio ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que será fantástico Ana :) E vai ser revelado já na próxima 5ªfeira, fica atenta ;)

      Eliminar
  5. Belo prato de carne com feijão! Também dispenso o arroz ;) Beijinhos

    Recanto com tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana :) Eu acho que com um pãozinho no molho, tudo tem mais encanto ;) hehe
      Beijinhos e boa semana *

      Eliminar
  6. Um dos meus pratos preferidos, que peço quase sempre à minha Mãe, quando lá vou!! :)
    Poderia fazer aqui um extenso comentário a este post... mas vou aguardar ansiosamente por mais novidades em relação à comida! :)
    Beijinhos e bons passeios!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério?! ;) hehe A mim é ao contrário...toda a gente me pede quase sempre para fazer este pratinho, é um dos favoritos cá de casa e dos amigos ;)
      Poderias e podes fazer sempre extensos comentários minha querida ;) Mas prometo que muito muito em breve te conto todas e todas as mais recentes novidades gastronómicas :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  7. Olá!

    Que maravilha!

    Tem mesmo bom aspeto! E deve ser uma loucura andar a fazer compras num lugar novo!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana :) E sim, acredita...é mesmo uma verdadeira loucuraaaa ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  8. Aqui está algo que adoro :) Que belíssimo aspecto!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Xana :) Por aqui também adoramos mesmo muito este pratinho, cai sempre bem ;)
      Beijinhos e uma ótima semana *

      Eliminar