quinta-feira, 22 de maio de 2014

"Há vida para além da massa de atum #7" - Carne assada e um três em um


Pois é! Cá venho eu para mais um post do "Há vida para além da massa de atum!". E cá venho eu com mais um post em que não vos trago só uma receita, mas sim três!! Já sabem como eu gosto destas publicações assim, cheias de receitinhas ;) hehe  O objetivo deste projeto que une a minha cozinha à da Ovelha Negra (não se esqueçam de passar por lá para verem a delícia que ela vos traz hoje que prometo que não se vão arrepender!!!) é precisamente este: partilhar ideias, sugestões e muitas receitas que consigam poupar-nos tempo e dinheiro mas que continuem a encher de sorrisos quem se senta connosco à mesa :)
Já vos falei aqui das vantagens de picar carne em casa e de tudo aquilo que podem fazer com ela, assim como também já vos trouxe (aqui) as minhas sugestões de poupança de tempo e de dinheiro com frango. Pois bem, hoje é a vez da carne assada! Aqui por casa adoramos carne assada! É daqueles pratos que confortam o estômago e a alma e que nos deixam tempo para fazermos aquilo que quisermos porque o forno faz praticamente todo o trabalho por nós :)  E basta comprarmos um bocadinho de carne a mais do que aquela que precisamos para essa refeição e temos comida e poupança garantida por, pelo menos, mais duas refeições!
Deixo ao critério dos vossos paladares (e das vossas carteiras) a escolha da carne para assar! Eu, regra geral, opto pelo lombo de porco ou pela pá de porco com osso...consoante os apetites desse dia e as promoções em decurso nos supermercados mais próximos ;) hehe
Escolham um dia do fim de semana, por exemplo, para colocarem no forno a vossa carninha, ao vosso gosto, e fazerem uma bela refeição como esta: 
 (Lombo de porco com pêssego e mel - receita aqui)

Deliciam-se então com um belo assado destes e guardam religiosamente as sobras para os dias seguintes. E para quê, perguntam vocês?!  Pois bem, aqui vos deixo as minhas duas sugestões para aproveitarem os restos de carne assada. Espero que gostem :)


Empadão de legumes e sobras de carne
Ingredientes para 4 pessoas:
Legumes a gosto (usei 2 batatas médias, 1 couve-flor pequena, 1 cenoura e 2 chávenas de espinafres)
Sal e pimenta q.b.
1 pitada de cominhos em pó e de açafrão das índias
2 chávenas de carne assada desfiada
Queijo ralado a gosto (usei queijo da lha)
Leite q.b.
1 noz de manteiga magra

- Cortar todos os legumes em pedaços pequenos e levá-los a cozer em água temperada com sal, até que estejam mesmo bem cozinhados, ao ponto de praticamente se desfazerem quando forem espetados com o garfo. Retirar, escorrer e desfazer bem os legumes com a ajuda de um passe-vite ou de uma varinha mágica até formarem uma espécie de puré (eu gosto de deixar alguns bocadinhos de legumes, para conferir alguma textura).


- Colocar novamente este puré na panela, temperá-lo com sal e pimenta a gosto, acrescentar uma pitada de cominhos e de açafrão (só mesmo uma pitada de cada, vão ver que fará toda a diferença) e levá-lo ao lume. Com o lume no mínimo, ir juntando, uma a uma, colheres de leite, mexendo sempre, até que o puré adquira a consistência que desejarem. Adicionar então as sobras de carne, 2 colheres de queijo ralado, a noz de manteiga e envolver tudo bem. Desligar o lume.


- Transferir esta mistura para um tabuleiro, polvilhar tudo com mais um pouco de queijo ralado e levar ao forno durante cerca de 15 minutos, até que a camada superior de queijo esteja bem derretida, dourada e crocante. Servir com uma salada. 

Pitas com carne de porco
Ingredientes para 4 pitas: 
2 mãos bem cheias de restos de carne assada
2 mãos cheias de alface cortada em juliana
2 mãos cheias de cenoura ralada
2 mãos cheias de couve-roxa ralada
2 mãos cheias de milho cozido
2 mãos cheias de queijo ralado a gosto
3 colheres de sopa bem cheias de iogurte natural ou grego
Sumo de 1/2 limão
1 colher de chá de molho inglês 
Sal, pimenta e colorau q.b.



- Desfiar as sobras de carne assada e colocá-las numa tigela. Juntar o queijo ralado, a alface, a cenoura, a couve roxa e o milho e envolver tudo. 

- À parte, misturar o iogurte com o sumo de limão e o molho inglês e temperar com uma pitada de sal e pimenta e também uma pitada de colorau. 


- Aquecer as pitas consoante as instruções da embalagem, rechear com a mistura de carne e salada e regar com molho de iogurte a gosto.

Não se esqueçam que já está a decorrer o segundo DESAFIO do "Há vida para além da massa de atum"!!! Podem conhecer o tema e todas as regras de participação aqui. Eu e a Ovelha Negra ficamos ansiosas à espera das vossas deliciosas sugestões :)

22 comentários:

  1. O que vale é que contigo é tudo à, só receitinhas boas, logo 3 de uma vez :D Eficiência lá está. Cá em casa também optamos pelo lombo ou pela pá do porco, e algumas vezes pelo entrecosto. E se há coisa que ajuda a poupar são estes pratos que deixam sobras, prontas para fazer empadões, e masas, e pitas e afins ;)
    Como sempre, very good!
    Hoje lá pela cozinha, há uma sobremesa :D http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/2014/05/creme-de-chocolate-ha-vida-para-alem-da.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah Thank you my dear ;)
      Vou já já lá ver essa maravilhosa sobremesa :D
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Nem sei qual gosto mais!!! Todas com um excelente aspecto mesmo :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Xana :) A sorte é que não tens de decidir...podes fazer todas a partir de uma ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Excelente post Vânia! Há mesmo vida para além da massa de atum, sem dúvida. Adorei todas as sugestões! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida Pimentinha :)
      E podes ter a certeza que sim, há mesmo vida para além da massa de atum e eu tenho adorado prová-lo e partilhar tudo isto com vocês ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Que bueno todo¡¡¡, me encantan tus recetas, besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Marijose :)
      Beijinhos e continuação de uma boa semana *

      Eliminar
  5. Vania quantas delicias se tivesse que escolher uma, garanto-lhe que seria muito difícil, daria preferência em experimentar um bocado de cada hehe. Adoro carne assada também. Todos seus pratos estão de dar agua na boca. Vânia não sei se fiz certo mas hj publiquei uma receita,simples para o tema, estou te mandando o link se houver algo errado por favor peço que me avise Obrigada. Bjos
    http://www.cozinhandocomjosy.com/2014/05/picadinho-de-carne-com-batata-e-milho.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Josy :)
      E um grandeeee obrigada especial por esta sua fantástica participação no nosso desafio :) Mais uma receita maravilhosa, bem caseirinha, ótima para alimentar os estômagos famintos dos estudantes, com pouco dinheiro e pouca vontade para cozinhar em época de exames ;)
      Gostei imenso!!! :)
      Dia 5 fechamos o desafio deste mês por isso depois mantenha-se atenta para ver o fantástico desfile de todas as participações e para saber quem foi o vencedor deste desafio, que irá ter a responsabilidade de escolher o tema para o próximo mês :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  6. Olá!

    É verdade! Com as sobras fazemos refeições ótimas e rápidas, porque afinal de contas, o ingrediente principal já está cozinhado!
    São ótimas sugestões, que nos confortam e nos fazem viajar pelo mundo culinário!

    Bjs

    Gostei mesmo muito das tuas sugestões!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana, e ainda bem que gostaste :)
      Ás vezes, gastar um pouco mais de dinheiro e de tempo num dia, a comprar algo a mais e a cozinhar, é poupança garantida para os dias seguintes, tanto em tempo como em dinheiro ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  7. Aqui em casa também gostamos muito de carne assada. Adorei as sugestões para as sobras de carne, muito úteis! ;)

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana :) Sabe sempre bem uma carninha assada, não importa a altura do ano, pelo menos para mim ;) E se pudermos aproveitar para fazer imensos pratos variados com as sobras melhor ainda :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  8. Vania quantas delícias que vc nos apresentou! Vou lá conhecer as regras do desafio e quem sabe possa participar! beijinhos
    Mel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mel :)
      Adorava que conseguisses participar...até dia 5 de junho ainda tens muito tempo para conseguir preparar uma receita fantástica para os nossos estudantes. Vai lá dar uma olhadela nas regras e mãos na massa ;) hehe Fico à espera da tua participação :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  9. Excelentes sugestões para aproveitamente de sobras de carne! Cá em casa também não se deita nada fora :)
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vanda :) Nada se desperdiça, tudo se aproveita ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  10. Que bom aspeto! Adoro comida de forno, é mesmo confortável e deliciosa :) E sim, rende muito :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Avelã :)
      É mesmo boa a comidinha de forno não é?! ;)
      Beijinhos *

      Eliminar