terça-feira, 20 de maio de 2014

Lulas e peixe-gato na frigideira com chouriço, puré de grão e molho de iogurte


Este é um daqueles pratos que andavam aqui a dar-me cabo da cabeça há não sei quanto tempo. Tive esta ideia (que agora posso dizer que foi uma excelente ideia ;) hehe) e, tal como tantas outras, anotei-a no meu caderninho para fazer...ou melhor, rascunhei qualquer coisa parecida àquela que me tinha surgido na cabeça ;) hehe
E, normalmente, dou sempre prioridade a experimentar as minhas receitas e criações próprias, acabando muitas vezes por deixar um pouco de lado as ideias que vou anotando um pouco de toda a parte: revistas, blogues, programas de culinária, livros de cozinha, etc... Mas este não foi o caso. Andava a adiar experimentar esta refeição porque já sei que o meu mais que tudo não iria ser propriamente um fã (quer dizer, muitas das vezes ele torce um bocado o nariz à partida e depois adora...e mesmo que não adore, pelo menos come sempre, o que já é muito bom .. hehe). Mas continuando... eis senão quando me vejo sozinha em casa da minha mãe, antes de vir para Londres, com a possibilidade de fazer um jantar totalmente a meu gosto para um grupo de pessoas famintas e que adoram todos os meus cozinhados! ;)  E, ainda por cima, tinha visto que um supermercado estava com as lulas em promoção, assim como os filetes de peixe-gato. Oportunidade melhor que esta?! Poder existir até podia...mas não ia certamente ser a mesma coisa... ou, pelo menos, não ia acontecer tão rápido ;) hehe  E lá fui eu para a cozinha pôr em prática esta minha receita. E deixem-me que vos diga: bendita a hora em que o fiz :) Aqui por casa não sobrou nada, mas mesmo nada para contar a história ;)



Ingredientes para 6 pessoas: 
1 kg de lulas limpas (ou pota)
2 filetes grandes de peixe-gato
Sumo de 1/2 limão
4 batatas grandes
Cerca de 500 gramas de grão cozido e escorrido
1 colher de sopa de cominhos moídos
Leite q.b.
Azeite q.b.
2 chouriços correntes cortados às rodelas
1 linguiça picante cortada em rodelas
2 dentes de alho
1 colher de sopa de colorau
Sal e pimenta q.b.
Piripiri a gosto (usei um pouco de malagueta vermelha bem picada)
Folhas de salada a gosto (usei alface frisada mas podem usar rúcula, agrião, chicória, etc)
Para o molho de iogurte:
2 colheres de sopa bem cheias de iogurte grego
1 colher de chá de mostarda Dijon
1 colher de chá de molho inglês
1 fio de azeite
1 pitada de sal e pimenta
1 pitada de colorau
Sumo de ½ limão

- Cortar as lulas em rodelas e colocar numa taça. Cortar os filetes de peixe-gato em tiras e reservá-los numa outra taça. Temperar ambos com o sumo de ½ limão.


- Cozer as batatas, sem casca e cortadas em pedaços, em água temperada com sal. Quando estiverem cozidas, escorrer e reservar.

- Numa taça, juntar todos os ingredientes do molho de iogurte, misturar bem e reservar no frigorífico até à altura de servir.


- Colocar em lume mínimo a panela com as batatas. Adicionar-lhe o grão, temperar com os cominhos e regar tudo com um pouco de leite. Triturar com a varinha mágica, juntando leite aos poucos e poucos, até adquirir a consistência desejada. Aumentar um pouco o lume e mexer o puré frequentemente, durante cerca de 5 minutos, até que comece a ferver e a borbulhar (se necessário, ir juntando mais um pouco de leite). Desligar o lume, tapar a panela e reservar.


- Levar ao lume uma wok ou frigideira ampla regada com azeite e juntar-lhe o chouriço, a linguiça e um dos dentes de alho ralados. Saltear os enchidos durante cerca de 4 minutos, até que fiquem dourados e crocantes e aromatizem bem o azeite. Retirar para uma taça, juntar à wok o outro dente de alho ralado e adicionar mais um fio de azeite caso seja necessário. 

- Acrescentar então as lulas, temperar com o colorau, o piripiri e uma pitada de sal e pimenta. Deixar saltear durante cerca de 3 a 4 minutos. Nessa altura, juntar o peixe-gato, envolver delicadamente e saltear durante mais 2 minutos. Retificar os temperos e juntar à frigideira as rodelas de chouriço e de linguiça. Envolver bem e desligar o lume.


- Servir as lulas e o peixe-gato com as rodelas de chouriço e de linguiça, acompanhados do puré de grão e de umas folhas de salada, tudo regado com umas gotas de molho de iogurte bem fresco. 

E aproveito também este post para vos trazer mais umas novidades londrinas bem fresquinhas ;)
Estou em Londres há duas semanas, como sabem, e tenho aproveitado os fins de semana para passear e conhecer um pouco mais a cidade. E este fim de semana que passou não foi exceção, claro está ;)  Sempre quis visitar Londres (ironia do destino hein? ;) hehe) e, desde que aqui cheguei, que estava sempre a dizer que tinha de ir fazer um passeio daqueles mesmo turísticos, para conhecer o centro da cidade e todas aquelas zonas e monumentos que vemos nos filmes ;) hehe  E foi isso mesmo que fiz este domingo! E digo-vos: adorei!!!!! :)  Se gostavam ou planeiam vir a Londres, têm de passar, pelo menos, um dia destes como nós passámos. Mas, conselho de amiga: tragam umas sapatilhas bem confortáveis e preparem-se para andar, andar muito a pé! Ao final do dia, quando cheguei (finalmente!!!) a casa, apercebi-me que tinha músculos e tendões pelo corpo que nem sabia que existiam ;) hehe  Deixo-vos aqui alguns registos fotográficos deste dia e depois vou trazendo mais :)




27 comentários:

  1. Vejo essas fotos de londres e só penso "grrrr também quero ir passear". Eu gosto disso, de ir passear e depois chegar a casa e já não sentir nada, ou sentir coisas que nem sabia que existiam.
    Já pareces eu cá em casa, o meu pai não gosta de comida com tomate, e quando ele tá fora, deleito-me com comida a chafurdar em tomate ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) hehehe Sim, apesar de não estar cá propriamente para passear, sempre que se tem passeado bastante, é preciso aproveitar ;) Um dia também hás-de vir dar uma voltinha ;) hehe
      Beijooo *

      Eliminar
    2. Também vivo em Lisboa, e quando posso passeio - há sempre que tirar proveito das coisas.
      Já falámos sobre isso, depois vais-me aturar ai e ao vivo

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obrigada Susana :) Esta é daquelas refeições em que não nos devemos deixar enganar pelo aspeto "desleixado" do prato porque a combinação de sabores é mesmo ótima :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Gosto muito de Londres! Já não vou aí há uns anos! Tenho que voltar :)
    Acho que é o truque quando se passeia muito a pé! Sapatilhas, ou calçado bem confortável! :) Gosto tanto de viajar!!! Eehhe
    Que bom que ficou o teu prato! Uma oportunidade fantástica de cozinhar para muita gente e que resultou lindamente :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tinha vindo a Londres e sempre foi um dos meus destinos de eleição para conhecer na Europa ;) Quis o destino que esta cidade viesse agora a ser a minha casa. E tenho aproveitado sempre que posso para tentar conhecer todos os seus recantos. É de facto uma cidade fantástica para visitar e espero que seja melhor ainda para viver ;) Por mais anos que viva aqui, acho que nunca ninguém consegue conhecer tudo aquilo que ela tem para oferecer :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Olá!

    Que belo prato! Uma ideia original e diferente!

    Adoro Londres! Não me canso de repetir que adoro Londres e era mesmo uma das cidades que eu gostava de ir viver!

    Estão muito bonitas as tuas fotos!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana :)
      Sim Londres é realmente uma cidade fantástica :) Espero que venha a gostar tanto de cá viver como tenho gostado de a conhecer até agora ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Mais uma bela refeição que é a tua cara :)
    Londres nunca foi aquela cidade que fizesse muita questão de conhecer... fui mais ou menos de empurrão e ainda bem porque adorei... É realmente uma cidade fantástica! Aproveita bem!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Que sugestão magnífica amiga. Adoro a combinação deliciosa e ainda bem que tiveste oportunidade de concretizar a receita, pois tem um aspecto divino!!
    Eu já estive duas vezes em Londres em passeio turístico e a próxima que aí for será em passeio culinário, eheheeh!!
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Lia :) O aspeto um pouco "desleixado" do prato engana...a combinação de sabores é mesmo fantástica e adorei pôr em prática esta receita! E lá por casa foi bem aclamada ;) hehe
      E fazes tu muito bem de voltar em voltar a Londres...para passeio culinário não há melhor ;) hehehe Vens ao FoodiesFestival? ;) Adorava ir, estou a planear tudinho para ver se consigo ;)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  7. Que delicia de refeição. Gosto demais de peixes e frutos do mar. Esse molho de iogurte ficou fantástico. As fotos estão lindas, Londres é um lugar que tinha curiosidade em conhecer. Belas fotos. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Josy :)
      Se algum dia tiver possibilidade de vir conhecer, aproveite que vale bem a pena visitar esta cidade :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  8. Vânia, o prato ficou fastástico!
    Quanto a Londres, se não tens compra lá as sapatilhas confortáveis, pois ainda tens muito para ver ;)
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vanda :) Por acaso lembrei-me de trazer na mala umas sapatilhas...mas já tratei de ir comprar outras ;) hehe Não quero perder pitada desta cidade e destes passeios por causa de foles nos pés ;) hehehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  9. Oh que delícia, Londres!! Estive lá pela primeira vez este ano e adorei :) acho que vou voltar para ficar ;)
    E quanto às lulas!! Que saudades de comer lulas, aqui em Munique são caras e más :/ mas acho que vou comprar só com a vontade que fiquei a olhar para esta receita!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) hehe Se voltares para ficar avisa ;)
      E quanto às lulas, compra só assim uma mão cheia para matar a gula...é exatamente a mesma coisa que me vai acontecer (e já está a acontecer) comigo e com o peixe aqui em Londres :/
      Beijinhos *

      Eliminar
  10. Que maravilha essa refeição!!! Bem original :)
    beijocas

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    Agora até o molho que usas é inglês haha (confessa, puseste molho inglês de propósito...)
    Por acaso já reparei que às vezes o universo manda assim uns sinais todos estranhos para uma pessoa fazer uma receita... Tipo ingredientes em promoção, uma descarga de um ingrediente qualquer caseiro, uma ocasião ideal,...
    E normalmente vale a pena (ainda bem, se não ficávamos amuadas com o universo :P)... Como parece que foi o caso! Tem mesmo bom aspeto... Adoro lulas e esse tipo de cefalópodes haha (desde que não sejam todos gelatinosos :P)
    Esses passeios por aí devem ser mesmo giros, imagino... :) (tem aqueles autocarros vermelhos super giros? Tem? :P)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Avelã :)
      Vou-te confessar uma coisa...adoravaaaa usar molho inglês (em Portugal era um daqueles ingredientes que nunca faltavam na minha cozinha) mas aqui ainda não o usei porque ainda não o encontrei em nenhum supermercado. Ou melhor, encontrei o original (Worcester sauce, que eles aqui não dizem molho inglês) mas ainda não tive a sorte de ver nenhum com um preço assim bem simpático como em Portugal (qualquer marca branca tem a sua garrafinha desse molho a custar 1€ no máx)...não percebo...se isto é deles, e é um dos condimentos mais usados na cozinha britânica, devia ser baratinho não?! Strange people ;) hehe
      E quanto aos passeios, tenho adorado acredita :) E este fim de semana vai haver mais ;) hehe E sim, tem desses autocarros vermelhos super giros ;) hehe Aliás, os autocarros onde andas todos os dias, para passear, ir às compras, ao trabalho, etc...são assim :)
      Beijinhos *

      Eliminar