quinta-feira, 15 de maio de 2014

"Há vida para além da massa de atum" - Desafio #2 - Época de exames: para estudantes sem tempo e sem vontade, mas com muito apetite

Hoje é quinta-feira, o que significa que é dia de "Há vida para além da massa de atum"! Porém, curiosamente, também é dia 15...o que significa que é dia de eu e a Ovelha Negra vos lançarmos um novo desafio!! :)  
Pois é, muito bem...como já vos dissemos, a sortuda vencedora do primeiro desafio deste projeto, sob o tema "Festa Low Cost", foi a Isabel do Sweet Little Things by Isabel Castro e a sua quiche de perú! E, como ditam as regras (que podem ler pormenorizadamente aqui), coube-lhe a ela escolher o tema desta nova edição...e o novo desafio acontecerá sob o mote "Época de exames: para estudantes sem tempo e sem vontade, mas com muito apetite" :)
A Isabel tem um filho universitário e, como tal, achou que este tema lhe "caía a matar". Eu e a Ovelha também o adorámos: já fomos as duas estudantes e sabemos bem o que isso é! E aposto que por aí, muitos de vocês também já foram estudantes e/ou têm filhos que o são...ou que o serão :)  E mesmo que nada disto se aplique a vocês, aposto que conseguem trazer-nos para este mês uma receita deliciosa que se encaixe perfeitamente nesta temática :)
E como este é um projeto conjunto, este mês cabe-me a mim ser a anfitriã :)  Por isso já sabem: até ao dia 5 de junho, podem e devem enviar-me as vossas participações, bastando para isso deixar o link da vossa participação aqui neste post (não se esqueçam de ler todas as regras do desafio)! Eu e a Ovelha Negra ficamos ansiosas à espera de mais um desfile de deliciosas receitas e sugestões, bem rápidas e amigas da carteira :)

E, como não podia deixar de ser, as cozinhas anfitriãs inauguram o desfile :)  Convido-vos, como sempre, a passarem pela cozinha da Ovelha Negra para verem que pratinho delicioso ela vos deixa hoje para uma época de exames atribulada! Quanto a mim, deixo-vos então aqui a minha proposta: uma Carne picada com chouriço e legumes! Um prato bem rápido e económico e, por isso mesmo, ideal para estudantes (e não só!!!). Alimenta e satisfaz mesmo os estômagos mais fundos e exigentes e, uma panelinha desta receita rende várias refeições, dando assim muito tempo aos estudantes para se dedicarem àquilo que interessa: ao estudo! Podem comer uma refeição com arroz, outra com esparguete, com batatas ou mesmo, com as sobras, fazer rapidamente um delicioso empadão! Ou então, se preferirem, podem chamar os amigos todos para se juntarem ao estudo e alimentar várias bocas de uma só vez ;)


Ingredientes para 4 pessoas:
500 gramas de carne picada (usei de porco)
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de cominhos
1 colher de sopa de colorau
1 colher de sopa de orégãos secos
1 colher de sopa de molho inglês
Azeite q.b.
2 dentes de alho inteiros e ligeiramente esmagados
½ linguiça picante cortada em rodelas finas
1 chouriço corrente (metade cortado em rodelas e a outra metade em pequenos cubinhos)
2 cenouras médias cortadas em pequenos cubos
1 curgete cortada em cubos
1 cebola média picada
1 colher de sopa de farinha
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 mão bem cheia de cogumelos cortados em pedaços ou laminados
1 copo de vinho tinto
Cerca de 500 ml de caldo de galinha

- Colocar a carne picada numa taça e temperá-la com uma pitada de sal e pimenta, os cominhos, o colorau, os orégãos e o molho inglês. Reservar.


- Levar ao lume um tacho regado com um fio de azeite e os dentes de alho. Juntar a linguiça, metade do chouriço (a parte que foi cortada em cubinhos mais pequenos), a cenoura e a cebola. Alourar no azeite durante cerca de 3 minutos, mexendo frequentemente.


- Juntar a carne e cozinhá-la durante cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, para que comece a alourar. Adicionar entretanto a farinha e envolver bem. Acrescentar então a polpa de tomate, os cogumelos, o vinho tinto e o caldo de galinha. Tapar o tacho e deixar cozinhar em lume brando/médio durante 15 a 20 minutos, para que o molho fique apurado e um pouco espesso.


- Nesta altura, destapar o tacho e adicionar a curgete e o restante chouriço, envolvendo, e deixando cozinhar em lume médio/alto por mais 5 a 7 minutos. Desligar o lume, tapar o tacho e deixar repousar cerca de 3 minutos antes de servir.

Quanto à Isabel, a grande vencedora do nosso primeiro desafio, depois de escolher o tema, também ela foi logo pôr as mãos na massa e criar a sua receita para o desfile deste novo mês. E é precisamente com essa bela receita que também vos deixo hoje: Espirais gratinadas com frango e cogumelos!!!
 Ingredientes:
500g de massa espirais

1 peito de frango cozido e desfiado
200 g de bacon fatiado

200 g de fiambre fatiado
300g de cogumelos frescos

Ervilhas congeladas a gosto
1 alho francês fatiado (só a parte branca)
200 g de Mozarella  ralado
1,5 dl de azeite virgem
2 dentes de alho
1 pacote pequeno de natas
sal, pimenta e salsa em folhas a gosto
Azeitonas e folhinhas de salsa para enfeitar

- Começar por cozer o peito de frango em água e sal com um fiozinho de azeite,deixar arrefecer e desfiar.


- Na água em que cozeu o frango, cozer a massa espirais durante o tempo recomendado na embalagem. Escorrer e passar por água fria para que a massa fique bem soltinha.


- Entretanto coloque o azeite com os alhos numa frigideira e deixe aquecer. Acrescente o alho francês fatiado, os cogumelos já laminados e salteie.


- Junte o bacon e o fiambre partidos às tirinhas e misture bem. No fim junte o frango desfiado e as ervilhas .
 

- Acrescente as natas e tempere a gosto com sal, pimenta e salsa e deixe cozinhar lentamente.

- Passe para uma assadeira e cubra tudo com o Mozarella, enfeitando com azeitonas e raminhos de salsa. Vai a gratinar até ficar douradinho.

72 comentários:

  1. Este é o tema que mais gosto, adoro saber o que andam os outros blogs a magicar para participar - é sempre bom ter perspectivas novas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) hehe E eu...adoro esta troca fantástica de receitas deliciosas...vamos lá ver as maravilhas que aparecem por aqui desta vez :)

      Eliminar
  2. Tu fizeste carne, e eu feijão, mas os pratos são parecidos - se não acreditam em coincidência, olha, calha que entre nós há muitas ;)

    ResponderEliminar
  3. Que delícia de combinação e tão perfumada com todas essas especiarias!!
    Qualquer estudante adoraria esta iguaria.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Lia :)
      Adorava poder contar com a tua participação no desafio deste mês ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Adoro estes gratinados:)

    Vou tentar participar, já a muito tempo que quero mas infelizmente ainda não tive oportunidade prometo que vou tentar querida grande beijinhooo

    ResponderEliminar
  5. Alem de gostar muito, a carne picada è mesmo muito pratica pelas razoes todas que disseste!
    Lembro-me de fazer uma boa quantidade e ia variando o acompanhamento, sabia sempre bem! :)
    Um tema que traz saudade, vai ser muito engraçado! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é mesmo. A carne picada é coisa que acho que nunca faltou, nem pode faltar, em minha casa! É económica, super versátil e deliciosa :)
      Ainda bem que gostaste do tema minha querida...vou ficar ansiosa à espera da tua deliciosa participação, a relembrar os tempos de estudante ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  6. Hummm acho que é desta que participo :)...muito bom aspecto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim Elisabete, gostava muito de poder contar contigo neste desafio :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  7. Mas que bem, deve ser mesmo bom, boa sugestão, bjokitas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Belinha :)
      Adorava poder contar com a tua participação neste novo desafio :)
      Beijinhos *
      Vânia

      Eliminar
  8. As comidas de estudante são sempre apetitosas! Só queriamos chegar a casa, fazer qualquer coisa num ápice e sentar no sofá a comer, e comia-se sempre muito bem!
    As vossas sugestões estão uma delicia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Raquel :)
      E adorávamos poder contar com a tua participação neste nosso desafio...vou ficar à tua espera ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  9. Que sugestões deliciosas!!! Adorei o tema do próximo desafio. Belas recordações me traz... Conta comigo novamente :D Beijinhos

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boaaa Ana :) Que bom saber que gostaste do tema, que te traz boas recordações e que bom (melhor ainda) saber que vou poder contar novamente com a tua participação :D
      Fico à espera ansiosa ;)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  10. Excelente ideia para um desafio, contem comigo, até dia 05 deixarei cá a minha participação ;-)

    Beijinhos e parabéns por esta iniciativa.
    Petiscana - http://petiscana.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana Filipa :D
      Fico muitoooo feliz por poder contar contigo...e vou ficar super curiosa à espera dessa tua deliciosa participação ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  11. Excelente desafio! Vou ao baú das recordações universitárias :)
    Gostei das duas sugestões que dá inicio ao desafio e encaixam-se na perfeição!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida Pimentinha :)
      Desarruma esse baú todo e traz-nos uma daquelas receitinhas fantásticas, como só tu sabes ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  12. Olá!
    Tenho mesmo de participar neste, até porque é um tema muito giro... e dá para fazer muita coisa!
    Ambas as sugestões parecem deliciosas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho muito bem Avelã ;) hehe Fico à espera da tua participação :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  13. Olá menina Vânia :)
    Olha só te digo A-D-O-R-E-I este desafio. E desta vez vou participar pois é mesmo giro e interessante. Já estou com ideias do que fazer ehehehe

    É como te digo minha linda, venho aqui à procura de inspiração porque para mim tu és uma verdadeira inspiração :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bommmmm Cláudia!!! :D Fico muito, muito feliz por teres gostado deste novo desafio...e, claro, muitoooo mais feliz por saber que vou poder contar com a tua participação :) Vou ficar super curiosa à espera dessa tua receitinha ;) hehe
      E quanto ao resto...só tenho pena que o blog não tenha aqui a opção de colocar aqueles bonequinhos super corados e embaraçados sabes?! É como me senti depois de ler esse teu comentário...Obrigadaaaaaaaa, do fundo do coração :) Sabes que por aqui és sempre extremamente bem-vinda e espero sinceramente que vás encontrando essa inspiração de tempos a tempos por aqui :)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  14. Aqui fica a minha participação neste vosso desafio! :)

    http://petiscana.blogspot.pt/2014/05/salada-de-frango-ha-vida-para-alem-da.html

    Beijinhos*
    Petiscana - http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitooooo obrigada por esta tua fantástica participação Ana Filipa :) Uma receita deliciosa, que de certeza vai fazer as delícias dos nossos universitários...e não só ;) Que bela forma de inaugurar este novo desafio :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  15. Duas belíssimas sugestões para estudantes e não só.
    Vou tentar participar este mês
    Beijokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lena :)
      Espero que consigas participar este mês, adorava poder contar com uma receitinha tua :) Fico à espera ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
    2. Olá
      Aqui estou eu com a minha participação
      http://saboresleveslena.blogspot.pt/2014/05/pizza-sem-massa.html

      Espero que esteja tudo de acordo com as regras e que gostem da minha sugestão
      Beijokas

      Eliminar
    3. Olá Lena :)
      Muito, muito obrigada pela tua excelente participação :) Mais uma receita fantástica para o nosso desfile deste mês :)
      Adorei esta tua sugestão, super original e com um aspeto delicioso!!! :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  16. Vou ter que pensar bem para este desafio :P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza de que vai sair daí uma receitinha cheia de inspiração ;)
      Fico à espera :)
      Beijinhos *

      Eliminar
    2. Afinal, saiu assim sem pensar :D loool Já publiquei.
      Beijinhos :*

      Eliminar
  17. Olá Vânia!
    Uf! Finalmente cheguei! E cá estou eu a tomar connhecimento do novo desafio :)
    Vamos ver o que se arranja desta vez. Nos meus tempos de estudante nunca tinha apetite. Na verdade lembro-me que, desde pequena, fui muito "perseguida" pela minha avó que me achava muito magrinha e queria que eu comesse alguma coisinha mais...
    Se nessa altura me tivessem tentado com uma das tuas receitas, possivelmente teria sido tudo muito diferente ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Vanda deixa-me que te diga, antes de mais, que estes teus comentários são sempre um verdadeiro mimo, assim até fico corada com esses elogios ;)
      Compreendo bem o que dizes porque também existiram alturas dos meus tempos de estudante universitária em que o apetite era quase nulo... mas hoje os tempos mudaram um pouco e os estudantes têm estomagos insaciáveis ;) hehe Por isso, tenho a certeza de que nos vai trazer uma receitinha deliciosa, adequada a estes estômagos cheios de apetite mas sem tempo para nada a não ser estudar ;) hehe
      Vou ficar ansiosa à espera da tua participação...mais uma vez ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  18. Olá!

    Gostei do tema! fez-me relembrar uma época boa da minha vida! Onde havia um futuro pela frente... pelo menos achávamos que sim! Agora sinto saudades desse tempo! Dito assim parece que foi há muito tempo, mas embora não muito distante em termos temporais, está muito distante em termos pessoais e daí as saudades.
    Mas não quero deixar uma ideia pessimista, foi só um ataque de nostalgia!
    Vamos lá alimentar os estudantes!

    http://devoltaacozinha.blogspot.pt/2014/05/asas-de-frango-com-molho-agridoce.html

    Espero que gostem!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana :)
      Como já escrevi no teu post, adorei esta tua fantástica receita, faz mesmo as minhas delícias :) E gostei especialmente do facto de, este desafio, ter também servido para recordares, com carinho, esses bons momentos que passaste na faculdade. Como também já te disse não tenho por hábito ser uma pessoa muito nostálgica ou saudosa mas compreendo perfeitamente tudo aquilo que dizes e identifico-me com essas tuas palavras :)
      Obrigada por, mais uma vez, marcares presença neste nosso desafio com uma receita fantástica :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  19. Oláaaa :)
    Conforme te prometi aqui fica a minha participação.
    http://vidadeprazeres.blogspot.pt/2014/05/ha-vida-para-alem-da-massa-de-atum.html
    Como é a primeira vez não sei se tenho de fazer mais alguma coisa mas fico à espera.
    Sou seguidora do teu blogue e do blogue da Ovelha Negra. E sou seguidora das páginas de facebook.
    A foto não ficou nenhum espanto mas gostei muito do sabor e do resultado final. E também porque foi uma receita de aproveitamentos.

    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia :)
      Fico tãoooooo por já ter a tua participação! O prometido é devido ;) hehe
      Gostei imenso da tua sugestão e a tua participação está nos conformes ;)
      Para além disso, como já escrevi no teu post, está fantástica e tenho a certeza de que ficou deliciosa :) Uma sugestão que vai encher as medidas de todos, tenho a certeza ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  20. Desta vez vou conseguir participar ;)
    Os estudantes andam sempre cheios de pressa e muitos deles não sabem cozinhar, acho que esta é uma boa sugestão, fácil, rápida, saborosa e ainda podem levar para o lanche.
    Quiche de fiambre e queijo mas podem fazer de muitas outras coisas.
    Beijinhos ;)

    http://asreceitasdoselminho.blogspot.pt/2014/05/quiche-de-queijo-e-fiambre.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Anselmo :)
      Já validei a tua participação... fantástica por sinal que esse quiche é mesmo de deixar qualquer um de água na boca ;)
      Fechamos o desafio deste mês a 5 de junho. Fica atento que depois iremos fazer um "desfile" com todas as vossas deliciosas sugestões e escolher o vencedor que decidirá o tema do próximo mês ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  21. Vânia aqui fica a mim participação. Espero que gostem :)
    Bjinhos
    http://pitadasdecoisasboas.blogspot.pt/2014/05/ervilhas-com-chourico-e-ovos-escalfados.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Pimentinha, muito muito obrigada por mais uma vez participares neste nosso desafio e por trazeres uma receita tão simples e deliciosa! :) Como poderás ver pelo comentário que te deixei, para mim uma sugestão ideal, carregada de boas recordações ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  22. Vim aqui checkar as participações que já temos e estou super feliz :) São vocês que fazem deste projecto o sucesso que se vê. Obrigada!

    ResponderEliminar
  23. Olá meninas, vim aqui deixar a minha participação e já vou ver as restantes :D
    http://www.duranjas.com/ovos-mexidos-com-alheira/
    Espero que gostem.
    Beijos e aproveitem :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Duranjas :)
      Muito, muito obrigada pela tua participação...como já disse no teu post, trouxeste-nos uma verdadeira delícia, que junta dois ingredientes dos quais sou mega fã e que, assim sendo, só pode mesmo ser um sucesso ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  24. Aqui fica a minha participação para o desafio 2

    http://donadeliciaatelierdesabores.blogspot.pt/2014/05/fettuccine-de-frango-e-cogumelos-com.html

    bjinho

    Ana MAtos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana :) E que participação fantástica :) Adoro pesto por isso o teu pratinho está bem ao meu gosto e tenho a certeza de ue toda a gente o vai adorar ;)
      Beijinhos *
      Vânia

      Eliminar
  25. Bom dia a todos!
    Deixo aqui a minha participação para este 2º desafio:

    http://recantocomtempero.blogspot.pt/2014/05/wraps-de-atum.html

    Para estudantes esfomeados, sem tempo e sem vontade de cozinhar, nada melhor do que uns deliciosos wraps de atum :D Espero que gostem da minha sugestão ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana :)
      Como já escrevi no teu post, os wraps aqui por casa são sempre bem-vindos e raramente faltam na despensa (até porque dão um jeitão também para levar na marmita ;) hehe) ... Por isso a tua receitinha para este desafio deixou-me logo com água na boca ;)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  26. Estava a ver que não consegui participar este mês!!!
    Mas cá está ela: http://cozinhaemsarilhos.blogspot.co.uk/2014/06/bolinhos-de-grao-e-atum-com-molho-de.html

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas conseguiste...e ainda bem!! :)))
      Que participação fantástica minha querida :) Já disse tudo o que penso no teu blog sobre esta tua receitinha deliciosa ;) hehe
      Muito obrigada mais uma vez...em breve fecharemos o desafio deste mês e é só esperar pelos resultados ;)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  27. Olá Vânia,

    Então cá fica a minha participação:

    http://bastacheio.blogspot.pt/2014/06/comer-pastelao-de-bacalhau-com-ervas.html

    Fico muito contente que tenhas gostado! :)

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana :) Muito, muito obrigada mais uma vez :)
      Gostei imenso, que maravilha :)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  28. Aqui fica a minha participação!
    http://cozinharsemlactose.blogspot.pt/2014/06/crumble-de-peixe-e-alho-frances.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que participação! :) Muito obrigada :)
      Fiquei cheia de água na boca só de olhar para esse fantástico crumble :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  29. Olá Vânia :)
    Aqui deixo a minha participação para este 2º desafio. Estudante que coma esta iguaria ficará cheio de energia ;)
    Um beijo grande*
    Vanda

    ResponderEliminar
  30. E agora sim, aqui vai o link :)
    http://iguariadesigual.blogspot.pt/2014/06/carne-de-porco-assada-com-alecrim.html
    Bjos
    Vanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) hehe Uma participação bem caseira e extremamente aromática, quase lhe sinto o cheirinho querida Vanda :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  31. Aqui está a minha participação:
    http://decozinhaemcozinha.blogspot.pt/2014/06/para-estudantes-e-nao-so.html
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fantástica participação Carla, muito muito obrigada :) Tãooo ao meu gosto ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  32. Aqui fica a minha participação! http://amarmitalisboeta.blogspot.pt/2014/06/desafio-soja-bolonhesa.html
    barato, saudável e rápido, muito saboroso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso tudo :) Obrigada, mais uma vez, por esta fantástica participação :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  33. Aqui fica a minha participação.
    http://tertuliadasusy.blogspot.com/2014/06/massa-com-atum-no-forno.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Susana por essa massinha deliciosa ;) Tenho a certeza de que fez sucesso aí por casa e de que irá fazer em muitas mais casas...e não só de estudantes ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  34. Olá!
    Como disse que iria fazer, desta vez deixo aqui a minha participação :) Mesmo a tempo :)
    Espero que gostes!
    http://cremedeavelas.blogspot.pt/2014/06/crepes-de-tapioca-saudavel-sem-gluten.html
    (P.S: o link do teu blog agora é .co.uk, que giro haha :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhh...chegaste mesmo a tempo ;) hehe E já me deixaste a babar...eu por mim comia a tua delicioso sugestão a qualquer hora do dia, gostei imenso!! :)
      (P.S: é verdadeeeee... só tu mesmo para reparares nessas coisas...para além de mim claro ;) ahahah)

      Eliminar
  35. Olá,
    mesmo no fim do tempo, mas deixo aqui a minha participação, espero que gostes :)
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/2014/06/ervilhas-com-hortela-e-azeite.html
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chegaste bem a tempo Isabel ;) Muito, muito obrigada por esta tua deliciosa receitinha :) Que acompanhamento fantástico, gostei imenso :)
      Beijinhos *

      Eliminar