quarta-feira, 26 de março de 2014

Pão achatado com salmão fumado e hummus de iogurte



Pela primeira vez, participo naquela que é (infelizmente) a última edição do projeto "A Escolha do Ingrediente", do blogue Tertúlia da Susy. O Carlos Bessa, autor do Cozinha Aromática, blogue anfitrião desta 12ª edição, escolheu o salmão para ser o rei de mais um belo desfile de receitas! 
Cá por casa gostamos muito de salmão e, como tal, adorei a escolha do ingrediente mal a vi e passaram-me de imediato pela cabeça várias e várias receitas... Entretanto, os dias foram passando e não havia meio de ter salmão no meu frigorífico e congelador! Até que, na semana passada, numa das idas ao supermercado, comprei salmão fumado apenas porque, simplesmente, me estava a apetecer. E, mais tarde, quando cheguei a casa, lembrei-me que seria uma ótima opção para a minha receita. E assim fiz :) Um pão achatado delicioso com salmão fumado e hummus de iogurte que desapareceu em poucos minutos do prato :) Espero que gostem tanto como eu!

Ingredientes para 2 pães: 
Cerca de 100 gramas de grão cozido e escorrido
3 colheres de sopa bem cheias de iogurte grego
Azeite
Sumo de ½ limão
Sal q.b.
1 colher de café de cominhos
1 colher de café de colorau
1 tomate grande vermelho mas rijo
1 cebola média
4/5 cornichons (pepinos em pickle)
Azeitonas às rodelas a gosto
Salmão fumado
Orégãos
1 colher de chá de vinagre de vinho branco
Rúcula a gosto 
Para a massa: 
175gramas de farinha com fermento
1 pitada de sal
½ colher de chá de fermento em pó
175gramas de iogurte (usei grego mas pode ser qualquer iogurte natural)
Farinha de trigo para polvilhar
 

- Colocar numa taça todos os ingredientes da massa. Misturar bem, primeiro com a ajuda de uma colher e depois com as mãos. Colocar a massa numa superfície enfarinhada e amassá-la um pouco. Formar uma bola e colocá-la numa outra taça, polvilhada com farinha e coberta com um prato. Deixar repousar um pouco.

- Entretanto, juntar numa misturadora o grão, o iogurte, um fio de azeite e o sumo de limão. Temperar com sal, cominhos e colorau e triturar tudo até ficar com a consistência de um paté. Provar, retificar os temperos e a consistência (pode precisar de mais um pouco de iogurte, sumo de limão ou azeite, consoante o vosso gosto), regar com um fio de azeite e reservar.

- Enquanto a massa repousa mais um pouco, aproveitar também para cortar o tomate em pedaços, a cebola em meias-luas e fatiar os cornichons. 

- Voltar a colocar a massa do pão numa superfície enfarinhada e dividi-la em dois pedaços iguais. Primeiro com as mãos e depois, se necessário, com a ajuda do rolo da massa, esticar cada um deles até obterem uma forma mais uma menos retangular, meio tosca (eu gosto deles assim, bem rústicos, mas se quiserem podem esticá-los em círculos, por exemplo). 

- Levar ao lume uma frigideira antiaderente. Quando estiver quente, pincelar um dos lados do pão com um fio de azeite, polvilhar com uma pitada de orégãos e colocar na frigideira, com esse lado do azeite virado para baixo. Enquanto um dos lados cozinha, pincelar também o outro com um pouco de azeite e polvilhar com orégãos. Virar os pães apenas quando um dos lados estiver bem cozido o que, em lume médio/alto, demora cerca de 3 a 4 minutos. Retirar os pães e reservar.

- A essa mesma frigideira regada com um fio de azeite, adicionar o tomate e a cebola, temperar com uma pitada de sal, orégãos e com o vinagre e mexer tudo durante 2 a 3 minutos, até que o tomate comece a ficar mole. Desligar. 

- Barrar um dos lados de cada um dos pães com o hummus de grão e iogurte, colocando o resto dos ingredientes por cima como se fosse uma pizza: o tomate com cebola, a rúcula, os cornichons, as azeitonas, o salmão fumado e, no fim, regar tudo com um fio de azeite. Servir de imediato.



25 comentários:

  1. Quer-me parece hoje vou aí almoçar...
    Adoro pão achatado e a combinação com o salmao e o humus é divinal.
    Beijinhos
    Rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehe :) E és sempre bem vinda Rosário :)
      Se adoras pão achatado, hummus e salmão...então acredita, tens mesmo de experimentar esta receita. Eu adorei :)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  2. Nunca participei no passatempo da Susi - mas eu sou uma naba nestas coisas!
    Adoro salmão fumado, podia passar um dia inteiro a comer salmão!
    :) http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E duas :) E então acredita Ovelha...passavas um dia inteiro a comer este pão, tens de experimentar ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Uma excelente participação! Adoro salmão...e este petisco ia bem como entrada antes do almoço, têm muito bom aspecto! :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Marlene :) Quando o fiz, preparei-o como prato principal, soube-me imensamente bem e deixou-me totalmente saciada...mas acabaste de me dar uma excelente ideia, de o servir como entrada num próximo jantar de amigos, adorei :)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  4. Oi, adorei a tua sugestão. Simples e tão saborosa. Bjs e obrigada pelo carinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Susy :) Fico muito feliz por teres gostado :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá Vânia, :)

    Salmão fumado e humus de iogurte... humm... "cheira-me" a requinte e elegância este prato que se mostra invulgar e delicioso !
    Em doses minis como entrada ou até mesmo como prato principal, eu ficaria totalmente satisfeita, está fantástico !
    Parabéns pela participação ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Isabel, ainda bem que gostaste :)
      Eu comi um pão bem grande, inteirinho, como prato principal... A receita saiu-me assim da cabeça, quase sem mais nem menos, e confesso que comi e lambi os dedos ;) hehe
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  6. Confesso que não aprecio salmão fumado, mas sou doida por hummus!
    Adorei esta sugestão com o iogurte...deve ser ainda mais deliciosa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o iogurte fica muito mais fresco e leve, assim uma espécie de paté light :) Eu adoro :)
      Quanto ao salmão, podes sempre substituí-lo por outra coisa qualquer de que gostes mais. Só para tu veres, o meu namorado gosta de salmão mas não do fumado. Então comeu este prato e, no lugar do salmão, colocou...salsichas grelhadas :) ahahah
      Beijinhos

      Eliminar
  7. O aspecto é mesmo óptimo!! O meu marido adora salmão fumado, e a pequena também.
    Parece-me mesmo bem :)
    beijoca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tens dois apaixonados por salmão fumado aí em casa, tens de experimentar Xana :)
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Eu amo salmão e esta combinação é absolutamente magnífica e deliciosa e até me deu fome!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Lia :) Eu já estou a ficar babada também, mas não é de fome...é dos vossos elogios e comentários tão simpáticos ;)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  9. Olá Vânia
    Adorei esta tua sugestão! Gosto de todos os ingredientes... isso deve estar fantástico! Vou anotar para fazer um dia destes.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pimentinha :)
      Ainda bem que gostaste! Espero que faças e depois diz-me o que achaste ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Gosto imenso de salmão fumado. A combinação de todos estes ingredientes parece-me excelente! Continuo a achar que tens receitas óptimas :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigadaaaa ;) <3
      E eu fico tão derretida com comentários desses, que nem sei como agradecer :)))
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  11. Olá Vânia...bela sugestão...também participei :) beijinhos

    ResponderEliminar