sexta-feira, 28 de março de 2014

Queques de laranja e chocolate

 
Sigo, há bastante tempo, o site e o facebook dos Dias com Mafalda. É uma cozinha da qual gosto mas devo confessar que não é a minha favorita. Em nada se deve à sua autora que não conheço mas que, aliás, até admiro bastante, mas sim ao tipo de receitas que frequentemente publica: receitas com um aspeto fantástico, a maior parte delas super saudáveis e nutritivas mas que, a meu ver, "pecam" em duas coisas: a primeira é que usa muitos ingredientes que não estão acessíveis a quem, tal como eu, não vive em grandes cidades como Lisboa ou Porto. Depois porque (e muito bem, sublinhe-se) utiliza também imensos produtos naturais e biológicos que, sinceramente, muito raramente constam da minha lista de compras porque nem sempre são acessíveis à minha carteira. Para além disso, os Dias com Mafalda têm milhares de seguidores. E, desde que tenho este blogue, percebi o quão importante é sentirmos que somos pelo menos um bocadinho próximos da pessoa que o escreve. Para mim é importante sentirmos que ela lê os nosso comentários, que retribui, que também segue as nossas aventuras culinárias. E ali, por mais que a Mafalda esteja cheia de boa vontade para o fazer, é quase impossível que o consiga e, por isso, para mim, torna-se uma página um bocadinho impessoal, com a qual não consigo criar muita empatia. Mas, se algum dia, por um mero acaso, a Mafalda ler isto, que não leve a mal, é simplesmente a minha opinião :)  Admiro-a como chef e "invejo" até, de certa maneira e de uma forma positiva, o seu percurso profissional!
De qualquer forma, foi de uma das publicações da Mafalda que retirei a receita destes queques. Dei-lhes um toque pessoal e posso-vos dizer: são ótimos, rápidos, super fáceis e deliciosos :) Uma excelente sugestão para um lanchinho deste fim de semana que está mesmo, mesmo aí à porta :)



Ingredientes (para cerca de 10 queques):
2 chávenas de farinha com fermento
¾ chávena de açúcar
¼ chávena de leite
125 gramas de manteiga derretida e arrefecida
2 ovos batidos
Raspa de 2 laranjas
½ chávena de sumo de laranja

- Numa taça grande, misturar o açúcar com a farinha peneirada e abrir um buraco ao centro. Adicionar o leite, a manteiga, os ovos, o sumo e a raspa das laranjas. Misturar tudo delicadamente, com a ajuda de uma colher, até a massa ficar lisa e uniforme.


- Dividir a massa pelas forminhas de queques e polvilhar com chocolate ralado. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos (ter atenção para ir verificando a cozedura dos queques porque eles cozinham rapidamente. O ideal é desligarem o forno quando já eles já estiverem douradinhos mas ainda sintam que a massa por dentro está bem fofinha e ligeiramente húmida).


- Retirar os queques e, enquanto ainda estiverem quentes, fazer-lhes pequenos furos com um palito e verter mais um pouco de sumo de laranja sobre cada um deles, polvilhando-os também com mais uma pitada de chocolate ralado.

16 comentários:

  1. Não podíamos estar mais em sintonia :) Ora aqui está uma coisa que não faço há imenso tempo - cozinhar com laranja - nem bolos nem queques. Acho que este fim de semana não falha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehe :) Acho que devias experimentar Ovelhinha ;)
      São simples, rápidos e deliciosos, vais adorar ter um tabuleiro cheio deles aí por casa este fim de semana ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Vânia,
    Concordo contigo, existem blogues que apenas servem como inspiração para as nossa próprias receitas.
    Os teus queques estão lindos.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E depois existem aqueles, como o teu, em que descobrimos pessoas fantásticas, com quem adoramos trocar dicas, receitas e experiências culinárias ;)
      Obrigado Cristina :)
      Beijinho

      Eliminar
  3. Olha combinamos, hoje também tenho queques no blog!
    laranja e chocolate adoro e estão lindos os teus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehe :) A sério? Vou já ver os teus :)
      Obrigado :)
      Beijinhos e bom fim de semana *
      Vânia

      Eliminar
  4. O queques ficaram lindos! Eu tenho andado a evitar doces... pelo menos em casa porque fora tenha tido imensas festas de aniversário...
    Compreendo o teu sentimento em relação ao site da Mafalda, mas também compreendo que não deve ser fácil. Eu comecei o meu percurso em Dezembro e são cada vez mais os blogs que gosto de seguir... mas nem sempre consigo chegar a todos...
    Bjokas Vânia e fico feliz que tenhas gostado da minha surpresa ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muitooooo minha querida, obrigado :)
      E já estive a fazer tudinho para daqui a pouco lançar a minha ;) hehe
      Sim, tens toda a razão no que dizes... eu compreendo isso tudo perfeitamente e não critico minimamente. O que fiz não é uma crítica atenção, é uma constatação :) Mas não é por isso que deixo de o seguir, a esse e a outros do género, tal como referi :) Mas confesso que gosto da sensação de empatia e proximidade :)
      Beijinhos Pimentinha ***

      Eliminar
  5. Que combinação deliciosa e que resultou nuns queques divinos!
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Lia, ficaram bem gulosos sim ;)
      Beijinhos e um excelente fim de semana para ti...prometo que durante o fim de semana vou ao teu cantinho fazer uma visitinha ;)
      Vânia

      Eliminar
  6. Concordo contigo... e também tenho uma opinião sobre a Mafalda que acho que diverge da maioria das pessoas, mas adiante... :)
    Eu adoro a mistura de chocolate e laranja, aliás sabes aqueles tiras de laranja cobertas com chocolate? Não resisto, como imensas de uma vez, é um sabor mesmo viciante! Estes queques devem ser uma maravilha e ficam com uma apresentação bem engraçada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mesmo bons acredita ;) O sabor dominante é sem dúvida a laranja mas contrastada com aquele toque amargo do chocolate.. e são tão fofos e macios por dentro... Duraram pouco aqui por casa acredita :) hehe
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Adorei a tua sugestão...simples e fácil...huummm tem um aspecto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Elisabete :)
      Tens de experimentar porque são mesmo fáceis e rápidos e ficam muito bons ;)
      Beijinhos

      Eliminar