domingo, 30 de março de 2014

Tacinhas de chocolate cremoso no micro-ondas



Hoje é domingo! E por aqui já sabem o que isso significa certo?! (para além de muita molenguice no sofá!). Este dia da semana, aqui por casa e pelo blog, é sinónimo de comida decadente de domingo! Aquele mesmo ao mu género :) E é também normalmente dia de uma ou duas asneirinhas alimentares que não fazemos durante semana :) E hoje, para esta comidinha decadente de domingo, trago-vos uma sobremesa!

A primeira vez que tentei fazer uma sobremesa de micro-ondas deste género não correu lá muito bem. O bolo ficou demasiado cozido e quase nem lhe toquei. Podemos dizer que fiquei um pouco traumatizada durante uns tempos ;)
Mas, há um tempo atrás, comecei novamente a pesquisar receitas deste género nos blogs e um pouco por toda a internet, e encontrei algumas bastante interessantes e que foram um sucesso. Esta, retirada do conhecido blog As Minhas Receitas, foi uma delas :)
Correu super bem, ficou com um aspeto e um sabor maravilhoso e, a partir dessa altura, a receita foi colocada naquela parte do meu cérebro que diz "receitas rápidas e fáceis para jantares em cima da hora e que vão sempre ser um sucesso ou para domingos cheios de gula e pouca vontade de cozinhar" :)
Desta vez, servi com um gelado de baunilha com frutos secos caramelizados, também super rápido e que dá um toque diferente e crocante, e cuja receita podem encontrar aqui
É também com esta receita tão fácil e saborosa que participo no passatempo do 2º aniversário do blog Prazeres Desconhecidos, onde o Chocolate é rei. Quem ainda não concorreu, ainda tem até amanhã à meia-noite para o fazer!

Para 4 pessoas:
100 gramas de chocolate de culinária
100 gramas de manteiga
½ chávena (+/- 110 ml) de açúcar
½ chávena de farinha
2 ovos

- Partir o chocolate em pequenos pedaços e colocá-lo numa taça ou recipiente que possa ir ao micro-ondas juntamente com a manteiga. Derreter no micro-ondas durante cerca de 1.30 minutos, mexendo a cada 30 segundos. Retirar e reservar.

- Noutra taça, misturar a farinha, o açúcar e os ovos e mexer muito bem. Acrescentar o chocolate e envolver.


- Dividir a mistura por chávenas de chá ou pequenas tacinhas (sem encher completamente até cima) e levar ao micro-ondas mesmo antes de servir, durante 1 minuto na potência máxima (deverá ficar com uma crosta exterior como se fosse um bolo mas líquido no meio).


- Servir polvilhado com açúcar em pó ou com uma bola de gelado.

22 comentários:

  1. Essa não vale...esta hora ver uma sobremesa deliciosa é de ficar com água na boca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehe :) Podes sempre aproveitar o domingo para ir fazer Elisabete! É tão simples e rápida e sabe mesmoooo bem :)
      Beijinhos e bom domingo *

      Eliminar
  2. Eu normalmente até gosto de fazer bolos que demorem mais tempo, mas algumas coisinhas no microondas também dão jeito! Ultimamente tenho feito um brownie, que ainda por cima leva farinha integral e não tem gordura... E é tão rápido de fazer :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho aqui uma receita de brownie no micro-ondas para experimentar :)
      Eu também gosto de passar tempo na cozinha mas, de vez em quando, todos nós precisamos de umas boias de salvação... e esta é ótima :)

      Eliminar
  3. (esqueci-me de dizer que parece muito bom :P)

    ResponderEliminar
  4. As minhas tentativas de bolos no microondas saíram sempre muito mal! Ainda não consegui superar o trauma :)
    Mas esta sugestão está qualquer coisa de deliciosa...até nos esquecemos que é domingo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) As minhas primeiras tentativas também não saíram nada bem confesso, acho que o principal é aprendermos a lidar com os tempos e a potência dos nossos micro-ondas. Depois do trauma superado, quando se faz bem a primeira sobremesa, tudo melhora :) hehe E é ótimo quando há pouco tempo e queremos algo docinho :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Os meus bolos de microondas foram um desastre, ainda não superei a má experiencia.
    Mas vou guardar a tua receita para quando voltar a ter coragem.
    Mas o teu ficou com um aspeto supremo de bolo de chocolate :)
    Bjinhs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Cristina, percebo-te bem :)
      E ainda bem que vais guardar esta receita, porque devias mesmo experimentar, fica muito boa...então com uma bolinha de gelado nem te conto ;)
      Sabes como "superei" o meu trauma? Aprendendo a lidar com o micro-ondas. Quando fiz esta receita, fiz massa suficiente para encher umas 5 taças mas só precisava de duas...e fui colocando no micro-ondas, controlando quase segundo a segundo, para ver qual ficava melhor. Até que acertei logo à segunda vez :) O que no meu micro-ondas pode demorar 1.30 minutos, no teu pode ser só 1.20 e esses 10 segundos fazem toda a diferença...é preferível perderes um bocadinho de tempo e ires fazendo praticamente de 30 em 30 segundos, para veres como o teu micro-ondas funciona... Nas próximas vezes, vais ver que já acertas praticamente à primeira :)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Obrigada :) Às vezes sabe mesmo bem :)
      Beijinhos e boa noite *
      Vânia

      Eliminar
  7. Ai Vânia, ai ai... também faço disto tantas vezes. O bolo do microondas é o melhor - super guloso, cremoso e faz-se em menos de nada ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gulosaaa :D Mas o faz-se em menos de nada é mesmo a melhor parte, não é?! ;) hehehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  8. Muito obrigado pela participação e já agora a sobremesa está com bastante bom aspecto!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Oscar :) Já vi algumas das participações e tenho a certeza de que este aniversário será comemorado em grande :)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  9. Isto ade ser muito bom:) ja guardei a receita entao como eu adoro estas receitinhas rapidas para quando a gula ataca.. hehe:) beijinhos boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar Susana, é super rápida e saborosa :)
      E mesmo que não acertes logo à primeira não desistas ;) hehe
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  10. Ficou com muito bom ar Vânia!
    A minha experiência com o microondas também não das melhores mas um dia destes volto a tentar...
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando acertares vais ficar toda contente Pimentinha :) Parece uma coisa tão fácil e "ridícula" mas eu sei bem qual é a sensação de frustração com o micro-ondas :P hehe
      Beijinhos e boa semana *

      Eliminar