sábado, 22 de março de 2014

Hambúrguer de atum e grão com molho de iogurte e lima... para festejar!


Hoje é dia de comemorações!!!
Primeiro porque a página do Facebook não só já atingiu os 500 Gostos como tanto pedi, como já vai em mais de 700 em apenas 24 horas! Mais uma vez, muito obrigado a todos aqueles que me têm ajudado e que têm contribuído para que este número não pare de crescer! Não me canso de vos agradecer! E espero que continuemos, juntos, sempre a subir :)
A comemoração duplica porque o meu blogue também já consta do Top Blogs de Receitas do My Taste :)
Pequenos passinhos que, para mim, fazem toda a diferença e me enchem o coração de alegria!!! :)
Sei que a maioria das pessoas normalmente comemora com um bolinho ou algo doce mas acho que cada um deve comemorar à sua maneira e da forma que mais gosta e, como tal, eu comemoro estas vitórias com um belo Hamburguer de Atum e Grão, fugindo à tradicional carne, mas sem colocar em causa o sabor! Um petisco fantástico que acho que todos/as vocês deveriam provar :)
Podem usar pães de hambúrguer ou o pão da vossa preferência mas eu decidi fazer uns Pãezinhos Rápidos com Azeitonas e também vos deixo aqui essa receita!





Ingredientes para 4 hambúrgueres:
Cerca de 120 gramas de grão cozido e escorrido
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de cominhos em pó
1 colher de café de alho em pó
1 colher de café de ervas da Provence
3 latas de atum em água
1 colher de café de açafrão das índias
Piripiri em pó a gosto
1 ovo
2 colheres de sopa bem cheias de iogurte grego
Sumo de ½ lima (se a lima for pouca sumarenta, usar um pouco mais)
Salsa picada a gosto
Azeite
Cornichons cortados em rodelas (pepinos em pickle)
Rúcula
Ingredientes para 4 pãezinhos rápidos de azeitona:
2 chávenas e ½ de farinha de trigo
1 colher de sopa e ½ de fermento em pó 
½ colher de sobremesa de sal
1 colher e ½ de sopa de manteiga amolecida
2 ovos
½ chávena de leite
Azeitonas prestas a gosto cortadas às rodelas ou picadas
Orégãos a gosto


- Colocar o grão numa trituradora, temperar com uma pitada de sal, os cominhos, o alho em pó e as ervas da Provence e misturar até bem até formar uma espécie de pasta. Colocar esta pasta numa tigela e adicionar o atum escorrido. Temperar com pimenta, açafrão e piripiri e misturar bem. Juntar o ovo e, com as mãos, envolver toda a mistura. Dividir esta pasta em quatro partes iguais, dando a cada uma delas a forma de hambúrguer. Levar ao frigorífico durante meia hora, pelo menos.

- Entretanto preparar os pãezinhos rápidos com azeitonas. Numa taça, misturar a farinha, o fermento e o sal. Juntar a manteiga e incorporar bem. À parte, bater os ovos no leite e adicionar à mistura anterior, mexendo sempre até ficar homogénea (eu misturo e amasso sempre com as mãos, mas podem utilizar uma máquina). Aos poucos, ir acrescentando mais farinha até que a massa se torne compacta e maleável, sem colar às mãos ou à taça.

- Juntar as azeitonas e polvilhar com orégãos, amassando mais um pouco para que fique bem incorporado. Dividir a massa em quatro pedaços iguais, moldá-la com o formato de bolinhas ligeiramente achatadas e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal. Pincelar os pães com um pouco de manteiga derretida ou um ovo e polvilhá-los com sementes de sésamo. Levar ao forno (eu fiz os pães na patusca e não a pré-aqueci. O que fiz foi colocar o tabuleiro na patusca fria, ligar a resistência de baixo e deixei cozinhar durante cerca de 10 a 15 minutos até a base dos pães estar cozida e não colar ao papel vegetal. Depois desliguei a resistência de baixo e liguei a de cima, durante mais 10 minutos, para a massa acabar de cozer e os pães ficarem ligeiramente dourados e com uma camada exterior crocante mas, quando se lhes toca, sentir um interior fofo e mole. A quem fizer no forno, o que aconselho é colocar o tabuleiro no forno sem este estar aquecido e cozinhar os pães a uma temperatura baixa, verificando constantemente a sua cozedura porque esta massa coze mesmo muito rápido).


- Numa taça, misturar o iogurte com o sumo de lima, a salsa, uma pitada de sal e um fio de azeite. Reservar.


- Levar ao lume uma frigideira antiaderente regada com um pouco de azeite e cozinhar os hambúrgueres durante cerca de 3 a 4 minutos de cada lado (é preciso ter algum cuidado ao virar os hambúrgueres para não se desfazerem e só se deve fazer quando um dos lados estiver bem douradinho e crocante).


- Abrir os pães, barrar bem cada metade com o molho de iogurte e rechear com os cornichons, a rúcula e o hambúrguer de atum e grão.

14 comentários:

  1. Olá Vânia
    Estão estupendos os hamburguer, dá vontade de trincar.
    Boa sugestão par "fugir" à carne.
    Bjinhs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Cristina :)
      Nós por aqui achámos deliciosos!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Vânia
    Que bela sugestão! Adoro estas receitas diferentes e originais. Atum e grão combinam na perfeição logo tem que estar bom.
    Parabéns pelas conquistas, mereces!
    bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Pimentinha :) Nós por aqui achámos que estava mesmo muito bom, soube-nos muito bem ;) hehe
      Estas conquistas não se devem só a mim e são para serem partilhadas, e tu fazes parte delas também :)
      Beijinhos
      PS: Já descobri o teu nome e rosto ;) ;)

      Eliminar
  3. Antes de mais, parabéns pelo sucesso, é merecido!
    Adorei a ementa da comemoração... genial :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigado :D
      Assim eu comemoro com um belo salgado, bem ao meu gosto, e tu podes trazer para sobremesa aquela bela tarte que vi lá pelo teu blogue no Dia do Pai ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Uma forma original e deliciosa de comemorar uma conquista!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adorei a sugestão do hamburguer...quanto ao facebook ainda não tenho mas estou a pensar nisso e uma coisa é certa vou logo ser tua amiga :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Tralhas :D
      E quanto ao facebook, não só tens de pensar como agir ;) Tens de criar a página do Entre Tralhas e Panelas :) E claroooo, que também terás logo uma amiga, sem qualquer hesitação ;)
      Beijinhos e bom domingo *
      Vânia

      Eliminar
  6. Humm que deve de estar uma delicia. Tem mesmo muito bom aspecto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar