sábado, 1 de março de 2014

Espetadinhas orientais (uma ótima e deliciosa sugestão para dias de festa)



Alguns de vocês poderão (ainda) ter a sorte de ter um fim de semana de Carnaval prolongado. E isso poderá significar uma oportunidade para organizarem ou participarem em festas de Carnaval ou simplesmente em reuniões familiares ou jantares com amigos. Por isso, resolvi hoje deixar-vos uma receita da qual gosto muito (e os meus amigos também disseram que estava mais do que aprovada), ótima para esses tipos de eventos, para terem em cima da mesa e partilharem com aqueles de que mais gostam, e que certamente irá fazer as delícias de todos, incluindo dos mais pequenos.



Ingredientes:
Um naco inteiro de bifana de porco ou rojões (1kg)

½ copo de vinho branco

4 colheres de sopa de molho de soja

1 colher de sopa de cominhos em pó

3 dentes de alhopicados

1 colher de sopa de colorau

Gengibre fresco ralado (do tamanho da cabeça do dedo polegar)

2 colheres de sopa bem cheias de mel

Sal e pimenta q.b.

Sementes de sésamo a gosto



- Cortar a carne em pequenos cubos. Numa taça, juntar o vinho, o molho de soja, os cominhos, o alho, o colorau, o gengibre, o mel, as sementes de sésamo, sal e pimenta. Envolver a carne nesta mistura e deixar marinar durante pelo menos uma hora mas de preferência de um dia para o outro. 

- Colocar a carne em espetos de madeira previamente demolhados em água fria. Selar as espetadas numa frigideira antiaderente ou num grelhador e colocá-las depois num tabuleiro para que terminem de cozinhar no forno, até estarem bem douradinhas e crocantes. Servir com molho agridoce, picante e/ou de iogurte, ou outros da vossa preferência (como uma maionese de alho e ervas caseira, cuja receita podem encontrar aqui).

2 comentários:

  1. Ah, isto é mesmo a meu gosto!! Já guardei a receita! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) <3
      Espero que experimentes e te delicies Maria João :)
      Se fores como eu, colocas uma travessa cheia delas na mesa de uma festa e não paras de comer, "molhando" em todos os molhos possíveis e imaginários ;) hehe

      Eliminar