quinta-feira, 20 de março de 2014

Lulas e filetes de peixe-gato acompanhados de batatas assadas com molho cremoso de mel e limão



Eu gosto de comer de forma saudável. Estou sempre a procurar novas receitas e ideias para melhorar aqueles pratos mais calóricos que morremos de vontade de comer. Estou sempre a experimentar novos ingredientes e produtos que compensem o sabor e "pesem" menos na balança, contribuindo para uma melhoria do bem-estar e da saúde. Mas não me privo de nada. Aliás, odeio isso! Acho que é o primeiro passo para só comermos tudo o que faz mal é privarmo-nos de comer. Eu adoro cozinhar e, exatamente na mesma proporção, adoro comer. Como tal, tento equilibrar as coisas... Regra geral, à hora de almoço, comemos em casa dos meus sogros. Por isso, aí, não dá para controlar como queremos gerir a nossa alimentação. Mas à noite procuro sempre variar e equilibrar o mais possível: esforço-me sempre para que exista o jantar do peixe, o jantar sem hidratos de carbono e o jantar vegetariano. Para além dos jantares normais de carne, claro, e de uma permitida "gula" uma vez por semana que, normalmente, guardamos para os domingos :) Este foi um dos últimos jantares de peixe. Simples e saboroso e, como era peixe, permitiu-se o "pecado" dos hidratos de carbono ;)
E, para quem gosta de lulas e para um dia em que se possam cometer mais alguns excessos (não muitos, não se preocupem), não deixem de "deitar também o olho" a esta receita aqui em que as lulas se "casam" no prato com umas belas amêijoas, puré com azeitonas e ovos de codorniz! :)



Ingredientes para duas pessoas:

4 batatas médias com casca

Azeite

Uma pitada de sal, pimenta e colorau

2 dentes de alho ralados

2 filetes de peixe-gato

4 lulas

Salsa picada q.b.

Sumo de 1 limão

1 noz de manteiga magra sem sal

1 colher de chá de mostarda Dijon

1 colher de chá de mel



- Lavar bem as batatas, secá-las com papel absorvente ou um pano e dar-lhes vários golpes, mantendo as batatas intactas (para formar um efeito “concertina”). Forrar um tabuleiro com papel vegetal, colocar nele as batatas e temperar com azeite, sal, pimenta, uma pitada de colorau e um dos dentes de alho ralado. Esfregar bem as batatas com este tempero e levar ao forno durante cerca de 40 minutos ou até as batatas estarem bem cozinhadas por dentro e com uma camada exterior bem dourada e crocante. 


- Entretanto, cortar os filetes de peixe-gato ao meio (eu enrolei cada um dos pedaços e espetei-os num espeto de madeira somente para ganharem a forma de um rolinho ao cozinhar, mas não é obrigatório fazerem-no). Abrir as lulas ao meio e golpeá-las superficialmente. Temperar tudo com uma pitada de sal, pimenta, colorau, o outro dente de alho ralado, salsa picada e um pouco de sumo de limão. 


- Levar ao lume uma frigideira grande regada com um pouco de azeite e cozinhar o peixe e as lulas (se necessário, regar com um pouco de vinho branco durante a cozedura para que o peixe se mantenha suculento e não pegue à frigideira). Retirar.


- Na mesma frigideira, deitar uma noz de manteiga magra sem sal, 3 colheres de sopa de azeite, o sumo de limão, 1 colher de sopa de salsa picada, a mostarda e o mel. Mexer bem para que o molho incorpore e aqueça ligeiramente e desligar.


- Servir o peixe e as lulas com as batatas e regar tudo com um pouco do molho cremoso de mel e limão.

12 comentários:

  1. Fica uma refeição bem apetitosa, gostei imenso da mistura de ingredientes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luísa :) Ficou mesmo a meu gosto também ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Peixinho cai sempre bem! Aqui está uma receita bem simpática :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :)
      A mim o peixinho também me cai sempre maravilhosamente bem :) Ao meu namorado já não é assim tão fácil por isso tenho de estar sempre a "inventar" pratos cheios de sabor para o "enganar" :)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  3. É sempre bom ter novas ideias para pratos de peixe! Que apetitoso! :-)
    Bjs,
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ana :) Se aí pela tua casa for aqui como pela minha, ideias novas para pratos de peixe precisam-se sempre ;)
      Beijinhos,
      Vânia

      Eliminar
  4. Olá,

    Eu confesso que de muito pouca coisa me privo, pois entendo que tudo se pode comer desde que haja contenção. :)

    Adoro lulas ! Já peixe-gato não é algo que compre, mas secalhar ando enganada ! :) As tuas sugestões têm um aspecto delicioso, provaria sem reserva e decerto que iria adorar ! :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Brisa Marítima :)
      Também eu adoro lulas! Quanto ao peixe-gato não é dos meus peixes favoritos (nem nada perto disso) nem é algo que compre com muita frequência mas aproveito quando encontro em promoção os filetes deste peixe, o que acontece com alguma frequência.. Normalmente vem em sacos de quilo, tal como aconteceu desta vez, e dá para fazer várias refeições por um ótimo preço... Não é um peixe com sabor, por si só, mas é um peixe macio e que absorve bem todos os sabores! Tens de experimentar, nem que seja só para dizeres de tua justiça ;)
      E continua assim, não te prives de nada... desde que seja de forma equilibrada, a vida tem de ser vivida o melhor possível certo? ;)
      Obrigado pela visita a este meu cantinho e espero que voltes muitas e muitas mais vezes :) Vou certamente visitar o teu também :)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  5. Tal como tu, também procuro variedade e comer de tudo mas equilibradamente.
    Eu gosto muito de comer e de convívios que envolvam comida por isso estás a ver né? hehe

    Gostei muito da tua receita!!! :) Ficou com um ar maravilhoso... :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Sarinha... como eu te compreendo ;) hehehe
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  6. Que apetitoso. Adoro lulas, adoro peixe esta uma refeicao fantastica. Adoro o seu blog:)
    Beijinhos
    Sonhosnacozinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana :)
      Muito obrigado pelos comentários e sê bem vinda ao meu blogue :)
      Este cantinho é teu também! Espero que o visites muitas mais vezes e deixes sempre a tua opinião ;)
      Confesso que não conhecia o teu blogue mas vou já já tratar desssa falha da minha parte :)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar