segunda-feira, 17 de março de 2014

Entrecosto no forno com soja, gengibre e alho


Para um dia difícil, nada melhor que um prato fácil... Sabem aqueles pratos simples, rápidos e saborosos? Este é um deles definitivamente. Adoro entrecosto, por isso sou suspeita porque, por mim, cozinho-o quantas vezes forem possíveis, das mais variadas formas e com as mais diversas combinações de temperos... Estas tiras de entrecosto foram feitas e foram direitinhas para casa da minha mãe - mas eu provei um bocado, confesso, até porque não conseguia dar-lhe a comida sem saber se estava boa ;)



Ingredientes para duas pessoas:

1 tira de entrecosto

1 colher de chá bem cheia de sal, pimenta, colorau, cominhos em pó e lemongrass (erva-príncipe) em pó

2 colheres de sopa de molho de soja

1 colher de sopa de gengibre em pó

5 dentes de alho



- Temperar o entrecosto com o sal, pimenta, colorau, cominhos, molho de soja, gengibre e lemongrass. Deixar a carne marinar durante uma hora, no mínimo.


- Colocar o entrecosto num tabuleiro e juntar-lhe os dentes de alho inteiros e com casca. Levar ao forno previamente aquecido a 180ºC e deixar cozinhar, virando o entrecosto algumas vezes durante a cozedura para que fique bem tostada e dourado de ambos os lados. 

- A meio da cozedura, retirar um pouco o tabuleiro do forno e, com a ajuda de um garfo, desfazer os dentes de alho e barrar o entrecosto com essa “pasta” de alho assado. Voltar a colocar no forno até o entrecosto estar cozinhado e bem dourado.

11 comentários:

  1. Muito bom aspecto, a receita é simples mas certamente deliciosa, o molho de soja combina na perfeição com o gengibre.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos :) Ás vezes bem que precisamos destas receitas simples, mas que não põem em causa o sabor :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olha, acho que nunca usei gengibre no entrecosto! Vou experimentar que essa ideia agradou-me imenso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois olha Eva eu, por mais que varie as receitas, ponho quase sempre gengibre no entrecosto. Gosto muito! Tens de experimentar :)

      Eliminar
  3. Adoro entrecosto e agrada-me a forma como o temperaste! Deve ter ficado bem saboroso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Paula :) Ficou bem suculento e saboroso, tens de experimentar :)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  4. E é Luísa... simples e saboroso :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ai que eu adoro entrecosto. Que delícia que deve fica este :)

    ResponderEliminar