domingo, 2 de março de 2014

Hambúrgueres suculentos com cebola caramelizada, ovo frito em água e maionese de alho caseira



Antigamente odiava os domingos. Mas, com o tempo, comecei a apreciar estes dias. Principalmente durante o inverno, em que me sabe especialmente bem "domingar". Gosto da calma e monotonia dos domingos e, normalmente, o meu melhor amigo neste dia é mesmo o meu sofá :)
Aos domingos, regra geral, faz-se o minímo possível na cozinha cá de casa. Umas refeições rápidas, daquelas bem gulosas, de preferência para comer em frente à televisão. E, não sei porquê, mas sabem especialmente bem neste dia :)
Hoje trago-vos uma dessas sugestões: uns suculentos hamburgueres, ideais para domingos cheios de preguiça, e tão rápidos e saborosos que vos vão fazer esquecer completamente a ida ao fast-food ;)



Ingredientes para duas pessoas:
2 hambúrgueres de porco (eu faço sempre hambúrgueres em casa e congelo-os por isso estes já os tinha feito especialmente grandes e altos e já estavam temperados. Mas, caso não tenham hambúrgueres já feitos aí por casa, basta juntarem 2 chávenas de carne de porco picada com uma pitada de sal, pimenta, colorau, cominhos, alho em pó, orégãos e molho inglês, amassar tudo muito bem e formar dois hambúrgueres. Convém que os coloquem no frigorífico durante pelo menos meia hora antes de os cozinharem)
1 cebola média, cortada em meias-luas
1 colher de sopa de vinagre
1 colher de sopa de açúcar (é preferível ser açúcar mascavado mas desta vez não tinha aqui por casa e usei açúcar normal e resultou bem na mesma)
2 fatias de queijo
2 pães
2 ovos
Salada a gosto
Maionese caseira de alho (podem ver a receita aqui)

- Pôr ao lume uma frigideira grande antiaderente, regada apenas com um fio de azeite. Colocar os hambúrgueres e deixar cozinhar de ambos os lados, até a carne adquirir uma camada exterior bem dourada e crocante e o interior estar cozinhado mas ainda assim suculento (se forem hambúrgueres “altos” como os meus, que são aqueles que aconselho para esta receita para que fiquem bem suculentos, demoram cerca de 10 a 12 minutos a estarem perfeitos, mais 2 a 3 minutos de repouso). 

- A meio do tempo de cozedura da carne, e na mesma frigideira, adicionar a cebola e deixá-la refogar no azeite durante 2 minutos, até começar a ficar alourada. Nessa altura, regar a cebola com o vinagre e o açúcar e deixar caramelizar (a cebola deverá estar bem caramelizada quando os hambúrgueres estiverem cozinhados). Retirar os hambúrgueres da frigideira e deixar repousar cerca de 2 minutos, cobrindo-os com uma fatia de queijo.

- Entretanto, levar uma outra frigideira ao lume com duas colheres de sopa de água (se necessário, vão depois acrescentando um pouco mais de água) e “fritar” os dois ovos (sim, é possível ter ovos estrelados em água com o mínimo de calorias!!).

- Barrar o pão com a maionese de alho, recheá-lo com salada e colocar o hambúrguer com o ovo e a cebola por cima.

2 comentários:

  1. Parece-me uma óptima refeição de domingo. beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Vânia, e ao domingo sabe especialmente melhor ;)
      Beijinhos,

      Vânia

      Eliminar