sábado, 15 de março de 2014

Bolachas e bolachinhas de limão, chocolate e canela



Sábado de sol! Que maravilha! Que me dizem a celebrar este belo dia com umas bolachinhas caseiras?! ;)
Eu já tenho as minhas feitas e ficaram bem boas :)
Como nunca fui muito dada às artes da pastelaria, como já vos tenho vindo a dizer, ainda evito "inventar" muito na cozinha quando toca a coisas doces... Sigo as receitas que sei que funcionam, faço coisas simples e tento dar-lhes sempre um toque pessoal, por pequeno que seja. Porque é precisamente essa liberdade criativa que eu mais adoro na culinária e que nem sempre consigo ter na pastelaria... Mas, de há uns tempos para cá, decidi mudar isso e começar a fazer, aos poucos e poucos, mais doces e sobremesas... E, modéstia à parte, até acho que me tenho saído bastante bem ;)
Estas bolachinhas super rápidas, com uma massa daquelas bem básica e com ingredientes que tinha aqui por casa, saíram do forno porque hoje tenho a festa de anos de uma amiga minha. E, como tal, não podia deixar passar esta data sem lhe preparar um miminho :) E assim, umas simples bolachinhas caseiras, transformam-se numa prenda de aniversário com um toque muito pessoal... como, aliás, todos os que me conhecem já estão habituados a que assim seja ;)





Ingredientes:

300 gramas de farinha

200 gramas de manteiga à temperatura ambiente

100 gramas de açúcar

Canela

Chocolate em pó

Raspa de limão

Corações de açúcar Vahiné



- Numa taça, colocar a farinha e misturar-lhe a manteiga partida em pedaços. Esfarelar tudo muito bem com as mãos até formar uma espécie de migalhas grandes. Adicionar o açúcar e amassar bem até formar uma bola de massa bem maleável.


- Dividir esta mistura em três partes iguais. Numa bancada enfarinhada, esticar um dos pedaços de massa, polvilhá-lo bem com canela em pó, enrolar a massa em forma de rolo e cortá-la às fatias, polvilhando depois cada uma das bolachinhas com mais uma pitada de canela.


- Com a outra bola de massa, esticá-la ligeiramente com as mãos, polvilhá-la muito bem com chocolate em pó e amassá-la um pouco para que o chocolate se distribua de forma uniforme pela massa. Formar pequenas bolinhas, achatá-las ligeiramente e colocar um pedaço de chocolate no meio de cada uma.


- Por fim, esticar a última bola de massa e cobri-la bem com raspa de limão. Voltar a amassá-la para que o limão se misture bem, formar pequenas bolas e achatá-las em formato circular, decorando-as com os corações de açúcar (se forem como eu, não se preocupam muito com a forma. De vez em quando gosto de bolachas bem bonitinhas, feitas com os cortadores mas, noutras vezes, gosto que elas tenham um certo ar rústico e que pareçam caseiras. E foi precisamente assim que as fiz desta vez).


- Forrar um (ou mais) tabuleiro com papel vegetal, dispor as bolachinhas e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos (é preciso ter atenção porque esta massa coze rapidamente). 

6 comentários: