quinta-feira, 6 de março de 2014

Salada quente e fria com carne caramelizada, camarões flambados, amendoins e rede de ovo



Quando vem um bocadinho de sol, por pouco que seja, não vos apetece logo comer umas refeiçõezinhas mais leves? Ainda que reconfortantes (porque, afinal, o inverno ainda não acabou), o corpo (pelo menos o meu) já começa a pedir uma comida mais "primaveril". Esta salada quente e fria é uma boa sugestão para estas alturas em que o frio ainda permanece mas os raios de sol já alegram os nossos dias...



Ingredientes para duas pessoas:
10 camarões
Uma pitada de sal, pimenta, colorau, cominhos, piripiri
1 colher de chá de molho inglês
Azeite
3 a 4 colheres de sopa de sumo de limão
1 colher de café de mostarda
1 ovo
2 dentes de alho ralados
1 colher de sopa de mel
½ cálice de Moscatel
2 colheres de sopa bem cheias de amendoins sem sal
Mistura de salada a gosto (usei uma mistura de alface verde, alface roxa e rúcula)
Vinagre a gosto

- Descascar os camarões, temperar com uma pitada de sal, pimenta, colorau e piripiri e reservar. Temperar também a carne com sal, pimenta, cominhos, colorau e molho inglês e reservar.

- Numa taça ou num copo, misturar duas colheres de sopa de azeite com o sumo de limão e a mostarda. Mexer bem e reservar. À parte, bater um ovo e colocá-lo num doseador de molhos.

- Colocar ao lume uma frigideira regada com um fio de azeite, juntar a carne e um dos dentes de alho ralados. Deixar a carne cozinhar, mexendo sempre, até começar a ficar com uma cor ligeiramente caramelizada. Nessa altura, juntar o mel, envolver bem na carne e deixar caramelizar até adquirir uma cor bem dourada. Desligar.

- Entretanto, colocar ao lume uma outra frigideira regada com um fio de azeite. Adicionar nesta os camarões com o restante alho ralado e deixar cozinhar durante cerca de 4 minutos, até os camarões começarem a adquirir cor. Regar com o Moscatel, inclinar a frigideira para que a chama do fogão atinga o álcool e faça chama. Abanar a frigideira até que a chama se apague e deixar cozinhar durante mais um minuto. Retirar os camarões e reservar.

- Na mesma frigideira dos camarões, colocar os amendoins durante uns minutos para tostarem um pouco. Retirar e reservar. Ainda nesta mesma frigideira, que se regou com mais um pouco de azeite ou manteiga, deitar, com a ajuda do doseador de molhos, metade do ovo batido anteriormente, fazendo traços rápidos e cruzados para que o ovo adquira o aspeto de uma rede. Deixar a rede de ovo solidificar de um lado durante alguns segundos e, com muito cuidado, virar a rede para que o ovo cozinhe do lado oposto. Repetir este procedimento duas vezes, para formar duas redes de ovo. Retirar da frigideira e coloca-las um pouco em papel absorvente.

- No fundo de um prato ou taça colocar a mistura de salada e regar com o molho vinagrete de mostarda e limão feito anteriormente. Dividir pelos pratos a carne picada, os camarões e os amendoins, salpicando tudo com um pouco de queijo ralado. Dispor por cima a rede de ovo e regar tudo com um fio de vinagre balsâmico ou de outro vinagre, de preferência aromatizado, para dar um toque ácido à salada.

2 comentários:

  1. Achei esta salada muito interessante,tens ingredientes que gosto e um aspecto delicioso
    Eu como salada o ano tudo
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Obrigado São :) Esta salada foi mais uma daquelas experiências... já tinha esta mistura de ingredientes na cabeça há algum tempo e realmente resultam bem, é diferente, e gostei especialmente da mistura de sabores doces e salgados e do toque do quente e frio ;)
    Beijinhos e continuação de excelentes receitas *

    Vânia

    ResponderEliminar