segunda-feira, 10 de março de 2014

Espetadas de porco e ananás com salada crocante


Está um dia lindo, com uma ótima temperatura e um sol fabuloso, e eu estou em casa fechada doente, rodeada de lenços de papel e comprimidos, enfiada num pijama e sem poder sair ... :(
Mas o facto de eu estar doente não invalida o dia maravilhoso que se faz sentir lá fora e que eu espero já poder vir a aproveitar amanhã :)
Até lá, delicio-me pelo menos com refeições primaveris, cheias de cor e muito saudáveis... bem ao estilo de dias de sol lindos como o de hoje!



Para duas pessoas:
Cerca de doze cubos de carne de porco (eu costumo comprar bifana em nacos inteiros e depois cortar mas podem também usar parte do porco da vossa preferência)
3 rodelas altas de ananás
1 cebola
½ pimento verde
½ pimento vermelho
1 laranja
1 colher de chá de mostarda Dijon
Folhas de tomilho q.b.
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
1 chávena de alface cortada em juliana
1 cenoura ralada
1 chávena de couve roxa ralada
3 rabanetes laminados
6 tomates cereja
4 colheres de iogurte grego (ou iogurte natural)
4 espetos de madeira

- Cortar a carne de porco aos cubos, bem como o ananás, a cebola e os pimentos. Numa taça juntar o sumo de laranja (reservar um pouco de sumo), a mostarda Dijon, as folhas de tomilho, e tenperar com sal, pimenta e um fio de azeite. Marinar a carne nesta mistura pelo menos meia hora. A cerca de 15 minutos de colocar as espetadas ao lume, juntar as cebolas, os pimentos e o ananás à marinada da carne e envolver bem. 

- Montar as espetadas em espetos previamente passados por água, alternando os ingredientes. Aquecer uma grelha e colocar as espetadas, pincelando constantemente com a marinada para que nunca sequem.

- Enquanto a carne cozinha, preparar a salada, misturando numa taça a alface, a cenoura , a couve roxa, os rabanetes e os tomates cereja, temperando com um pouco de sal e regando com um fio de azeite. À parte, juntar o iogurte com uma pitada de sal e pimenta, o resto do sumo de laranja e um fio de azeite. Misturar bem e servir com as espatadas e a salada.

4 comentários:

  1. Uma refeição bem a lembrar a Primavera, a minha estação favorita! Deliciosas estas espetadas. beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Vânia, bem primaveril, tal como eu adoro também! Obrigada :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Fiz lá em casa no fim-de-semana mas com peru :)
    Ficaram óptimas as tuas!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Xana :) Também adoro com perú, nhamiii :)
      Beijinhos *

      Eliminar