sexta-feira, 7 de março de 2014

Caril “light” de peixe, delícias e legumes - Duas receitas numa e uma sugestão para o Dia da Mulher




Amanhã celebra-se o Dia Internacional da Mulher! Cada mulher festeja (ou não) à sua forma mas eu acho que é uma ótima noite para juntarmos as amigas à volta da mesa :) E, ainda por cima, este ano, o dia em questão calha a um sábado, o que torna ainda mais propício uma "festa do mulherio" ;) hehe
Como tal, deixo-vos aqui hoje uma sugestão para esse jantar: um caril diferente e delicioso (têm mesmo de provar porque quando o meu namorado, que torce sempre o nariz ao peixe, diz que está ótimo, é porque está mesmo do outro mundo!) e, ainda por cima, muito mais leve e saudável do que o normal... e isso importa às mulheres certo? ;)
Até há bem pouco tempo atrás, eu não gostava de caril. Lembro-me de ter provado este prato há uns anos, num restaurante indiano, e ter ficado super enjoada. Mas, entretanto, experimentei caril em pó e outras especiarias como açafrão das índias noutro tipo de receitas e gostei dos sabores. E então percebi finalmente o porquê de, até então, odiar caril: o leite de côco. Existem poucas coisas que eu não coma e não goste mas o côco é uma delas. Excetuando os iogurtes com aroma (não me perguntem porquê), já experimentei chocolates, bolos e outras tantas receitas e não consigo gostar deste ingrediente. Há cerca de um ano, a minha mãe pediu-me para lhe comprar umas coisas de que precisava porque ia experimentar um caril que tinha visto numa revista e que lhe suscitou curiosidade porque levava natas em vez de leite de côco. E, nessa altura, fez-se luz na minha cabeça. Comecei a experimentar e a criar as minhas próprias receitas de caril e, hoje em dia, é um prato que confeciono imensas vezes, até porque o meu namorado adora e a minha família também. E eu também, por incrível que pareça!
E, ainda melhor do que ter uma refeição deliciosa e light para o Dia da Mulher, é que podem fazer a mais e aproveitar as sobras para preparar uma bela lasanha diferente (que fica super saborosa digo-vos já!!!), prontinha a ir ao forno no dia seguinte porque, depois de uma merecida noite de diversão, também sabe bem não ter muito trabalho na cozinha ;)



Ingredientes para duas pessoas:

2 lombos de pescada cortados em cubos

1 filete de peixe-gato cortado em cubos

8 delícias do mar cortadas aos pedaços

Sal e pimenta q.b.

1 dente de alho ralado

1 pedaço de gengibre (com cerca de 2 cm) ralado

1 colher de chá rasa de cominhos em pó

10 sementes de coentros

1 pitada de noz-moscada (só mesmo uma pitada)

1 colher de café de erva-limão em pó (se não encontrarem esta especiaria, não a acrescentem, não se preocupem. Demorei imenso tempo a encontrar esta especiaria e só a encontrei recentemente no Lidl, numa semana de promoção dedicada à cozinha asiática. Se por acaso tiverem acesso a erva-limão fresca, acrescentem um pouco. Caso não tenham nenhuma, omitam simplesmente esta especiaria)

1 colher de chá bem cheia de caril + 1 colher de sopa de caril

2 colheres de chá de açafrão das índias

Azeite

Vinho branco

1 cebola média picada

1 cenoura cortada aos cubos

Cerca de 75 ml de creme culinário de soja (substituto de natas)

250 gramas de iogurte grego (ou iogurte natural)

1 colher de sopa de creme de marisco em pó

½ chávena de ervilhas congeladas

Espinafres (usei daqueles congelados em cubos e utilizei quatro cubos)



- Cortar o peixe e as delícias aos cubos, temperar tudo com sal e pimenta e reservar.


- Juntar num pilão o alho, o gengibre, os cominhos, as sementes de coentros, a noz-moscada, a erva-limão, 1 colher de chá de caril e 1 colher de chá de açafrão das índias. Juntar umas gotas de azeite (só mesmo umas gotas, apenas o suficiente para que se forme a pasta) e triturar tudo até formar uma pasta.


- Colocar esta mistura de especiarias num tacho e levar ao lume, em lume brando, durante cerca de 2 minutos, para que os aromas das especiarias se libertem (ir mexendo a pasta e ter cuidado para que as especiarias não queimem). Regar bem o tacho com azeite e salpicar com um pouco de vinho branco, envolvendo as especiarias no azeite durante 30 segundos. Juntar a cebola e a cenoura e deixar alourar durante 2 a 3 minutos, mexendo sempre.


- Acrescentar o creme culinário de soja, o iogurte e o caldo de marisco e misturar tudo muito bem. Deixar levantar fervura. Quando ferver, adicionar o peixe e as delícias, bem como as ervilhas e os espinafres. Acrescentar a colher de sopa de caril e a colher de chá de açafrão das índias, tapar o tacho e deixar cozinhar em lume brando durante 10 a 12 minutos (se o molho começar a ficar demasiado espesso, salpicar com mais um pouco de vinho branco). Retificar os temperos, desligar e deixar o caril repousar durante 3 minutos. Servir com arroz branco. 


E, com o que sobrar, já sabem: basta alternarem, num tabuleiro, folhas de massa de lasanha com este caril, polvilhar com queijo ralado e levar ao forno :)


2 comentários:

  1. Um dois em um. O caril ficou bonito.
    Já estou a seguir o blog. Convido-te a visitar o meu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Eva! Obrigado pela visita e por te teres tornado seguidora deste cantinho :)
      Eu estou a seguir o teu desde que o descobri ;)
      Espero que continues a passar por aqui com frequência :)
      Beijinhos,

      Vânia

      Eliminar