segunda-feira, 3 de março de 2014

Sopa de almôndegas rápida e cremosa



Já sabem que as segundas-feiras, normalmente, são dias complicados para mim. Mas também já sabem que não gosto de passar nenhum dia sem vos deixar aqui uma receita. Por isso, aqui fica a de hoje, bem rápida e prática, para dias em que é preciso uma refeição "à velocidade da luz". E aqui fica também um enormeeeeeeee beijinho e OBRIGADO a todos e todas que têm contribuído para o crescimento deste blogue e que o têm partilhado, bem como à página do Facebook! Espero que continuem a visitar este cantinho (que é vosso também) e a ajudar na sua divulgação... da minha parte terão sempre toda a retribuição desse apoio e carinho :) Boa noite e até amanhã!



Ingredientes para quatro pessoas:
1 chávena de carne de porco picada
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 pedaço de linguiça (ou de chouriço) cortado aos cubinhos
2 tomates pelados cortados em pedaços
½ chávena de polpa de tomate                               
½ chávena de creme culinário de soja (ou natas)
2 chávenas de caldo de galinha (usei caseiro) ou de legumes
2 chávenas de mistura de legumes congelados (usei uma mistura com batata, ervilhas, feijão verde, pimento e cenoura)
1 chávena de cogumelos (usei congelados mas podem usar frescos ou enlatados)
Sal, pimenta, colorau, cominhos em pó, orégãos secos
Molho inglês

- Numa taça, temperar a carne picada com sal, pimenta, colorau, cominhos em pó e um fio de molho inglês. Com as mãos, mexer tudo muito bem e moldar almôndegas pequeninas. Levar ao frigorífico durante 20/30 minutos.

- Levar ao lume um tacho regado com um fio de azeite e alourar ligeiramente a cebola e os alhos. Juntar a linguiça e deixar refogar um pouco, até que comece a caramelizar e a libertar a sua cor para o azeite. Nesta altura, acrescentar então o tomate pelado e a polpa de tomate, envolver bem tudo e regar com o caldo de galinha e 2 chávenas de água, cozinhando até levantar fervura.

- Quando começar a ferver, juntar as almondegas, os legumes, os cogumelos, o creme culinário de soja e temperar com uma pitada de sal, pimenta, colorau e orégãos. Deixar cozinhar em lume brando durante mais 15 minutos, retificar os temperos e servir.

Sem comentários:

Enviar um comentário