segunda-feira, 31 de março de 2014

Empadão de bacalhau e caril com crosta de pão e alho



Mesmo já não estando a viver na casa da minha mãe, continuo a ser eu quem, na maior parte das vezes, lhe faz as compras de supermercado, quem cozinha sempre nos habituais jantares de família de sexta-feira à noite e que também, inúmeras vezes, lhe leva comida pronta a comer para casa (sim, em tupperwares, como normalmente as mães fazem aos filhos quando eles estudam na universidade...hehe). A minha mãe tem horários longos e, quando chega a casa, tem os habituais rituais de todas as mães, mulheres e donas de casa: limpar, jantar, lavar a loiça, estender roupa, pôr roupa novamente a lavar, etc, etc, etc... Cozinhou, durante muitos e muitos anos, mas agora, a falta de tempo durante a semana já não lhe permite e precisa mesmo é de coisas rápidas. Por outro lado, como tem uma filha que adoraaaa cozinhar, não se importa nada de passar horas e horas na cozinha e até agradece que a mãezinha lhe "encomende" pratos...porque não aproveitar?! Eu acho que ela faz muito bem :)  Já recebi a sua quota-parte de cozinhados, agora é a minha vez de retribuir :) 
Isto tudo para vos dizer que esta receita que hoje vos trago foi feita para casa da minha mãe, num desses dias em que ela me ligou a dizer que não tinha nada para jantar e que ia chegar tarde a casa. Se eu, por acaso, lhe poderia "desenrascar" qualquer coisa... E o desenrasque ficou mesmo muito bom (segundo o que eles disseram lá por casa) e ainda deu para aproveitar umas sobras de bacalhau e um pedaço de pão duro que tinha por aqui.
E, por falar em em aproveitamentos e em fazer pratos ótimos, vem aí um novo projeto!!! :) Huuummmm...curiosos?! :)
Esta minha cozinha aliou-se ao blog da Ovelha Negra e, juntas, vamos embarcar numa nova aventura já esta semana! Um projeto que tem nele um bocadinho de nós, dos nossas cozinhas e dos nossos gostos culinários! Um projeto que é feito para todos vocês!! É já esta quinta-feira que este blog e A Cozinha da Ovelha Negra embarcam neste desafio... Fiquem atentos!! :)



Ingredientes para quatro pessoas:
2 chávenas bem cheias de sobras de bacalhau (se não tiverem podem usar bacalhau lascado por exemplo, que cozinha extremamente rápido)
Puré (eu usei uma saqueta de puré instantâneo mas podem usar o da vossa preferência)
Sal e pimenta q.b.
Azeite
1 colher e ½ de chá de cominhos moídos
1 colher e ½ de chá de caril em pó
1 colher de chá de açafrão das índias
Vinho branco
1 cebola picada
½ alho francês (só a parte branca) cortada às rodelas
3 dentes de alho
½ chávena de natas light
1 pão duro ou um pedaço de broa

- Preparar o puré e reservar.


- Temperar o bacalhau com uma pitada de sal e pimenta, um fio de azeite e os cominhos, o caril e o açafrão das índias. Envolver bem (se usarem bacalhau que não esteja já cozinhado, deixem-no marinar neste temperos durante 30 minutos).


- Levar ao lume um tacho regado com um fio de azeite e alourar a cebola, 2 dentes de alho picados e o alho-francês. Quando os legumes começarem a ficar translúcidos, juntar o bacalhau e envolver tudo bem, salpicar com um pouco de vinho branco e deixar cozinhar em lume brando durante cerca de 8 minutos. Juntar as natas e deixar ao lume por mais 3 a 4 minutos, mexendo de vez em quando, para o molho espessar.


- Entretanto, juntar na picadora o pão partido aos pedaços, um dente de alho e um fio de azeite e triturar até obter pão ralado.


- Num tabuleiro, dispor o puré, cobrir com o bacalhau e terminar com o pão ralado. Levar ao forno até o pão estar bem dourado e tostado. Servir com uma salada.

22 comentários:

  1. Tem optimo aspecto e adorei o uso das especiarias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marisa :) Fica diferente mas eu acho que tudo combinou muito bem :) E é mesmo isto que eu gosto de fazer na cozinha...agarrar em ingredientes bem tradicionais nossos e dar-lhes um toque do resto do mundo ;)
      Beijinhos e boa semana *
      Vânia

      Eliminar
  2. :) Eu vivo com a minha mãe e faço o jantar quase todos os dias - e sabe bem retribuir tudo o que as nossas super mães nos deram :)
    Adorei a receita!

    ResponderEliminar
  3. Que belo empadão...fico aguardar pelo projecto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Elisabete :) Conto contigo por aqui na quinta-feira para conheceres a nossa nova "aventura" :)
      Beijinhos e boa semana *

      Eliminar
  4. O empadão só pode estar delicioso! Adoro os ingredientes que usaste...
    Nos dias que correm não se pode desperdiçar nada por isso receitas de aproveitamento e ainda por cima originais são sempre muito bem-vindas.
    Estou curiosa com o vosso projecto... mesmo não sabendo do que se trata podem contar com o meu apoio.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Pimentinha :)
      Tenho a sensação de que vais ser daquelas pessoas que vai gostar do nosso projeto ;) hehe E obrigada pelo apoio antecipado minha querida, eu e a Teresa sabemos perfeitamente que podemos contar sempre com ele..é recíproco ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Que bela sugestão! Adorei ;) Excelente aspeto.

    ResponderEliminar
  6. Acho muito simpático da tua parte, fazeres isso... A sério, é um gesto muito bonito... O que as pessoas devem aos progenitores!
    E acho que este empadão paga parte, tem bom aspeto! Pão com alho é tããão bom :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Avelã :D
      E é bem verdade...nunca vamos pagar aos nossos progenitores tudo aquilo que lhes devemos...mas pelo menos tentamos ;)
      Beijinhos e boa semana *
      Vânia

      Eliminar
  7. Gostei muito de ter passado por aqui. Vou ficar.
    Boa semana.
    Beijo.
    Nita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Nita :)
      Ainda bem que gostaste e ainda bem que ficas...és sempre muito bem-vinda :) Espero que gostes, este cantinho também é teu :)
      Beijinhos e boa semana *
      Vânia

      Eliminar
  8. Olá Vânia :)

    Retribuir agora todo o carinho e amor que a Mãe durante tantos anos te dispensou é de facto um gesto bonito e digno de qualquer filha ! :) Claro que ela deve estar radiante com essa tua disponibilidade, até porque quem não gostaria de comer um empadão assim tão lindo e de aspecto tão delicioso ?
    Ficarei atenta ao projecto que aí vem, já fiquei curiosa ! :)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada por essas palavras tão queridas Isabel :)
      E tens toda a razão...a minha mãe nunca diz não a uma comidinha feita por mim...e eu também nunca digo não a fazer-lha ;)
      E simmmm, fica atenta ao nosso pequeno projeto...é já na quinta-feira :D
      Beijinhos ***

      Eliminar
  9. Eu adoro empadões, ainda no outro dia saiu um de bacalhau lá em casa que estava uma maravilha!!!
    Está perfeito o teu :)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adoro, é mesmo daquela comidinha que parece que sabe sempre bem :) Obrigada Xana :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  10. Adoro todas estas Coisas e Coisinhas...tudo e tão apelativo!
    Apetece provar de tudo!
    Vou ficar escondidinha nestas inguarias! Só vou embora quando provar tudo ;)

    Beijinhos; Estou sem Pc...um dia volto com mais calma.

    ResponderEliminar
  11. Obrigadaaaa :)
    Volta sempre e sempre, quando quiseres e quantas vezes quiseres :) Sabes que és sempre bem vinda :)
    Beijinhos
    Vânia

    ResponderEliminar