terça-feira, 1 de abril de 2014

Queijadinhas de Tentúgal - Dia Um...na Cozinha!


Hoje é dia 1 de abril. O que, por outras palavras, significa que é dia da 11ª edição do "Dia Um...na Cozinha!". No qual eu (finalmente) participo pela primera vez!! :)  (e não, não é mentira..hehe)
Para tema do mês, este grupo escolheu como mote a Doçaria Regional. Confesso que, desde que entrei no grupo, estava desejosa para que um novo desafio fosse lançado e eu pudesse participar! Mas, quando vi o tema daquele que seria o meu mês de arranque, fiquei um pouco desiludida. Sou uma pessoa de salgados e nunca fui propriamente gulosa (algo que tem vindo a alterar-se de forma vertiginosa). Para além disso, as minhas aventuras culinárias na área da pastelaria, apesar de estarem até a correr bastante bem para uma semi-estreante nestas andanças, são muito recentes e ainda pouco inventivas. Mas não podia baixar os braços! E ainda bem que não o fiz!!! :)
Porque, digo-vos: estas queijadinhas ficaram uma verdadeira delícia!! Até fiquei impressionada comigo própria! E são tãooo fáceis e rápidas que vale mesmo a pena experimentarem :)
Sou figueirense e, por aqui, temos uma gastronomia muito boa! Mas não marcamos a diferença pela doçaria! Conheço as nossas broinhas (e sinceramente não sou uma grande apreciadora delas) e temos as famosas Brisas da Figueira, cuja receita tem vindo a ser recuperada, nos últimos anos, por pastelarias e restaurantes locais mas que é daquelas coisas que ainda permanece um pouco no "segredo dos deuses". Como tal, decidi (sem sair da minha cozinha, claro!) ir ali até ao concelho vizinho de Montemor-o-Velho e deliciar-me, mais uma vez, com as famosas Queijadas de Tentúgal! Tinha uma ideia de como eram feitas, fiz umas pesquisas e este foi o resultado final! Quem conhece este belo docinho sabe que a "imagem de marca" das queijadas é em formato estrelado mas, como não tinha nenhumas formas que se assemelhassem, decidi fazer a minha versão, assim um pouco mais tosca e rústica! O sabor, esse, ficou mesmoooo parecido! Cá por casa voaram "enquanto o diabo esfregou um olho" :) hehe



Ingredientes para a Massa (para cerca de 10 queijadas): 
250 gramas de farinha
175 gramas de manteiga
Água q.b. 
Para o recheio: 
200 gramas de queijo fresco
125 gramas de açúcar
2 gemas
1 colher de sopa rasa de farinha
1 colher de sopa de leite 

- Para o recheio, basta desfazer bem o queijo e colocá-lo numa taça. Juntar o açúcar, as gemas e a colher de farinha e mexer tudo muito bem, com a ajuda de uma vara de arames, até formar um creme. Se estiver muito duro, o que normalmente acontece, acrescentar então o leite e mexer mais um pouco. Reservar.


- Entretanto, numa taça grande, juntar a farinha e a manteiga partida em pedaços. Com as mãos, misturar e desfazer estes dois ingredientes. Depois, aos poucos e poucos, ir acrescentando água à taça, até que a massa forme uma bola e adquira uma consistência maleável (se, por acaso, juntarem um pouco de água a mais, basta acrescentarem mais farinha até atingir a consistência pretendida).


- Com a ajuda do rolo, esticar a massa numa superfície enfarinhada, cortá-la e forrar com ela pequenas forminhas previamente forradas com papel vegetal (as queijadas de Tentúgal têm um formato muito característico, em estrela com as pontas arredondadas. Como não tinha nada com esse formato, optei por usar forminhas de queques mas podem usar as que tiverem ou preferirem). 

- Distribuir o recheio por cada uma das queijadas (enchendo somente até meio) e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos, ou até a massa das queijadas estar bem cozida e o recheio estar com uma cor bem dourada (é preciso ter alguma atenção durante a cozedura e ir verificando constantemente o forno porque o recheio das queijadas fica delicioso assim ligeiramente tostado, mas ele queima com alguma facilidade). 

- Desligar, retirar as queijadas, deixar repousar cerca de 5 a 7 minutos e comer, deliciando-se!

66 comentários:

  1. Gosto tanto desta sobremesa, eu que sou tão gulosa.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto imenso de queijadinhas Susy e estas ficaram mesmo uma delícia, até fiquei impressionada pelo facto do sabor ter ficado tão parecido :)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  2. Nunca provei, mas têm mesmo bom aspecto. Eu adoro doces :) A pastelaria é um hobby para mim. Para primeira participação, estão mesmo bem :D Beijinhos
    p.s - já sabes, se queres responder às outras perguntas estás mais do que autorizada ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca provaste?? Para a próxima faço em doses industriais e mando-te uma caixinha aí para baixo :D Tens de vir aqui à zona Centro comer destas maravilhas...se adoras doces então, ias adorar conhecer a pastelaria daqui ;)
      E sim, já estou a tratar de responder a essas perguntas ;) hehe
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Acho que não - é que como tanta coisa, volta e meia já comi e não me lembro. Zona centro é mais ribatejo, que metade de mim é ribatejana.
      Podes mandar uma caixinha sim :)

      Eliminar
  3. Oh Vânia,

    E que bom que não baixaste os braço e meteste a mão na massa !
    Que lindas ficaram as queijadinhas, conheço-lhes bem o sabor e adoro, é uma doçaria que nos deixa perdidos de amores (falo por mim) ! :)
    Estão lindas, lindas, têm uma cor tão sedutora...
    Muito obrigada pela tua participação ! :)

    Um beijinho grande *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh...obrigada Isabel :)
      É mesmo daqueles docinhos de comer e chorar por mais ;)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  4. Ui... falam-me em queijadas e os meus olhos brilham! Adoro, todas as variantes :)
    Por acaso também fiz umas a semana passada e são realmente deliciosas! E são bem fáceis de fazer!
    Ficaram mesmo apetitosas...já me estou a imaginar a deliciar!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mesmo fáceis, fazem-se super rápido e ficam tãooo deliciosas :)
      Comi logo uma (para experimentar se o sabor estava bom, claro, antes de dar a provar aos outros) mal saiu do forno ;) hehehe
      Beijinhos e boa semana *

      Eliminar
  5. Vãnia...Vãnia, não acredito que não és doceira!!!!
    Ficaram ótimas, lindas e devem estar deliciosas hum hum e douradinhas....
    Parabéns Dia um...na cozinha. O tema não era facíl, pois a nossa doçaria é fantástica mas nada facíl :)
    Eu adoro doces e tudo que tiver ovos melhor ainda, sempre que vou para algum sítio tenho que provar as iguarias do local e se já conheço tenho que trazer para casa. Somos gulosos cá por casa.Mais o pai do que os miúdos.
    E essas queijadinhas já conheço e são divínais.
    Bjinhs *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Cristina...ou melhor, eu não ERA nem gulosa nem doceira :) O meu mais que tudo é suuuuper guloso :) hehe Apesar disso, cá por casa, tentamos sempre evitar os doces o máximo possível...
      Mas isso tem vindo a mudar. Estou cada vez mais gulosa (antigamente não tocava mesmo em doces nenhuns, não tinha vontade...agora faço muito mais esforço para resistir..hehe)... E, com o aumento da gulodice, aumenta também a vontade de ir para a cozinha começar a experimentar a arte da pastelaria ;)
      Beijinhos Cristina *

      Eliminar
  6. O desafio foi superado! Que belas queijadas!! :) ui ui

    ResponderEliminar
  7. ~Que bela estreia!
    Não conhecia essas queijadas!
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Gosto tanto de queijadas de Tentúgal :)
    os desafios são óptimos porque nos levam a experimentar coisas novas, além de salgados agora passaste a ser também de doces! Ficaram lindas estas queijadas!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E duas a gostarem Joana ;)
      E sim, tens toda a razão. Estes desafios são ótimos para fazermos novas experiências culinárias e isso é maravilhoso :) Estou a aperfeiçoar-me neste mundo das artes pasteleiras e confesso que estou a gostar bastante ;) hehe
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  9. Que bom que não desiste logo à primeira. O grupo serve também para nos testarmos, para sairmos da nossa zona de conforto e tu saíste-te muito bem neste desafio.
    Ficaram bem lindas e apetitosas.
    Parabéns pela participação e pela excelente escolha
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Isabel :)
      Sim, é verdade, o grupo serve para isso também e eu até que gosto bastante de, na cozinha, sair da minha zona de conforto de vez em quando, é desafiante e entusiasmante :)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  10. Ficaram muito bem essas queijadas, nunca tinha ouvido falar em queijadas de Tentugal, mas estes desafios também servem para nos dar conhecimento e aprendermos, e este é muito rico.

    Beijinho
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Paula é verdade, aprendemos muito com estes desafios e ficamos cheias de vontade de experimentar novas receitas, é fantástico :)
      Obrigado pelo comentário tão simpático :)
      Um beijinho
      Vânia

      Eliminar
  11. Ficaram maravilhosas e com um ar que dá logo vontade de comer uma!
    Beijinhos, Paula
    http://cookit-simple.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Respostas
    1. Esse comentário é que é de ficar a "babar" Raquel :) Muito obrigada :)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  13. Não conhecia queijadas de tentugal, mas ficaram com um aspeto delicioso!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Márcia :) Tem de experimentar, são deliciosas :)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  14. Para quem é mais de salgados saiste-te muito bem com esta receitinha... adoro estes pasteis e vou apontar a receita para fazer brevemente.. :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :D
      Anota sim e espero que faças mesmo :) É tão fácil, fazes num instantinho e valem mesmo a pena para um belo lanche ;) Se fizeres, depois diz-me de tua justiça ;)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  15. Estão deliciosas essas queijadas! Nunca fiz, mas gosto muito, são húmidas e é dificil comer só uma...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :D
      E essa é uma grande verdade...é mesmo difícil comer só uma ;)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  16. Olá Vânia, vim agradecer sua carinhosa visita e aproveitar para conhecer seu blog e me deliciar com mais uma receita da doçaria conventual portuguesa que tanto admiro
    Estou adorando as histórias, suas tradições, e as delicias que estou vendo pelos blogs. Essas queijadinhas ficaram lindas, e para quem gosta de salgados, saíram muito lindas e decerto deliciosas. Bela participação. Gostei muito. Beijinhos e seja sempre bem vinda ao meu blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Josy pela sua visita e pelo tão simpático comentário :)
      Vou voltar ao seu blog muitas mais vezes e espero que também continue a visitar este meu cantinho e se sinta em casa :)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  17. Tentei aderir ao seu blog não só o seu, como em vários e não consegui. Creio que é um problema técnico. Tentarei amanha novamente. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Josy, não sei o que se passa mas há vários dias que estou a ter o mesmo problema quando quero aderir aos blogs. O que tenho feito para me tornar seguidora é abrir a página inicial do blogger, onde aparece a listagem de todos os blogs que sigo atualmente. Aí tem um botão que diz "Adicionar novo blog" e copio para aí o link do blog que quero seguir. Tente fazer isso :)

      Eliminar
  18. Ficaram absolutamente lindas estas queijadas. Gosto tanto delas :)
    beijinhos querida

    ResponderEliminar
  19. Parabéns Vânia!
    Isto é que é! Grande actividade e sempre a surpreender!
    Ficaram com óptimo aspecto. Ainda bem que não desististes.
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida Pimentinha :)
      Fico sempre "babada" a ler os teus comentários...levantas a moral a qualquer um ;)
      Beijinhos ***

      Eliminar
  20. Eu adoro queijadinhas e as tuas estão mesmo apetitosas, Vânia! Muito boa a tua estreia no grupo! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria João :) E já somos duas a adorar queijadinhas ;)
      Beijinhos ***
      (P.S: e eu bem vi o nome que me chamaste ;) hehehehehehe)

      Eliminar
  21. Ficaram lindas, devem ser deliciosas, feitas com queijo fresco e tostadinhas por cima.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ivone, ficaram muito boas sim, cá em casa adorámos :) O queijinho fresco dá-lhes umas textura cremosa fantástica!
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  22. Ola Vania

    Eu adoro queijadas de tentugal sao uma verdadeira perdiçao.... as tuas estao com um aspeto magnifico... adorei!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Margarida :) Cá por casa deliciámo-nos ;)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  23. Que maravilha!! De certeza que estão deliciosas ;)
    Bjnhs
    Luisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Luísa :) Eu acho que estavam porque "voaram" num instantinho ;) hehe
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  24. Adoro queijadinhas, também foi a minha receita de eleição para o Dia 1... Ficaram lindas! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, eu bem vi essas delícias que publicaste :)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  25. Maravilhosas, pena não poder servir-me de uma.....
    Beijokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lena agora já não há...mas se quiseres, na próxima fornada, envio-te uma caixinha ;) hehe
      Mas são tão rápidas e tão fáceis que tens de experimentar fazer e servir-te de um tabuleiro inteiro ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  26. Parecem mesmo boas, convenceste-me com os elogios! Guardei a receita, se um dia quiser queijadinhas já sei :)
    (eu gosto bastante mais de doces do que de salgados... gulosa, eu sei, mas nunca fui muito de rissóis, croquetes, folhados, nem coisa do género...)
    Bem, não sei o que escolheria se me coubesse a mim... Não que tenha muito a ver com isto, mas há uma espécie de minimercado (mas mesmo pessoal, toda a gente conhece toda a gente, clientes e isso) perto de minha casa que faz o melhor pão de ló que já comi! Fresco, leve e delicioso! Isto para dizer que muitas vezes o mais tradicional é bem melhor... Depois há aqueles bolos industrializados que até vêm embalados, mas não têm nada a ver!
    Continua com as tuas experiências no lado dos doces, fico à espera de novidades :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehehe :) Bem, já que é impossível convencer-te com o sabor, ao menos que me valham as palavras certas ;) hehe
      Ainda bem que gostaste, fico muito feliz :) E tens mesmo de experimentar e provar um dia acredita. Porque são mesmo muito fáceis, ficam prontas num instantinho e são deliciosas para um belo lanchinho ou simplesmente para quando a gula aperta ;)
      E sim, tens toda a razão em relação ao pão de ló (não ao bolo em si, claro, que infelizmente ainda não tive a oportunidade de o provar, mas ao que quiseste demonstrar com esse exemplo :)
      E hoje, graças a tantas receitas boas que vi neste desafio do Dia Um...na Cozinha, e graças às minhas recentes experiências, doceiras, já estive na cozinha a fazer mais uma...que saiu também muito bem, nem quero acreditar :) hehe
      Por isso mantém-te por aí Avelã que eu gosto muito de te ter por cá :)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  27. Olá Vânia!
    Conhecia e adoro os pastéis de Tentúgal, mas desconhecia estas queijadinhas! Mas ainda bem que as trouxeste, pois é mais uma receita para registar. O aspecto está divino e sim, só podem ser boas e deliciosas, ou não fossem elas feitas à base de queijo e ovos. Uma das muitas pequenas maravilhas deste país! Obrigado pela tua partilha. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Célio :)
      Até me sinto honrada de estar a dar a conhecer um docinho a um verdadeiro mestre da doçaria ;) hehe
      Ainda bem que gostaste de conhecer e espero que experimentes. Os pastéis e as queijadas de Tentúgal são dos principais cartazes turísticos do concelho de Montemor-o-Velho (que fica coladinho à minha bela cidade que é a Figueira da Foz). São doces conventuais fantásticos! Se conheces e gostas dos pastéis de Tentúgal, acho que vais adorar estas queijadinhas! E ainda por cima, são mesmo fáceis e rápidas de confecionar :) Um daqueles lanchinhos mesmo deliciosos! Ou não fosse, tal como tu dizes e bem, feitas à base de ovos e queijo ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  28. Bom dia! Que participação gulosa! Ficou com um aspecto magnifico!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Conheço os pastéis, mas queijadinhas não conhecia!
    Têm um ar delicioso!!!
    Parabéns pela escolha!
    Beijinhos

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sílvia :) Se conheces e gostas dos pastéis, tens de experimentar as queijadinhas. São menos doces, com uma massa crocante exterior e um interior super húmido e fofo :)
      Beijinhos e bom fim de semana *
      Vânia

      Eliminar
  30. Vânia estas queijadinhas deviam de estar uma maravilha. Conhecia os pasteis mas as queijadas não. E aqui tão perto de Leiria.
    Mas a receita já está na lista para ser executada brevemente :)
    Bjinhos e bom fim semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os pastéis são ótimos mas as queijadinhas são uma verdadeira delícia também :) Leva a receita e experimenta Ana que estas pequenas valem mesmo a pena ;)
      Beijinhos e resto de bom domingo *

      Eliminar
  31. Queijadinhas? Só conheço pasteis!! Ai o que ando eu a perder!!! Vou guardar a receita. Obrigada!

    Beijinhos,
    Raquel
    http://amor-as-camadas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) hehehe Nisso tenho de concordar contigo Raquel...nem sabes mesmo o que andas a perder ;) Guarda, experimenta e conta-me tudo...Não vais acreditar o quão rápidas e deliciosas são!
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar