segunda-feira, 14 de abril de 2014

Bolo às camadas de banana, chocolate e baunilha – Bolo de Aniversário da Mãe

 
 Em apenas 3 dias, coloco aqui duas receitas docinhas!! Nem parece meu certo?! ;)  A verdade é que, tal como já vos tenho dito, a minha gula anda a aumentar de forma exponencial :)  Para além disso, mesmo não sendo a maior gulosa existente à face da terra, tenho um grande guloso aqui por casa...já para não falar dos gulosos lá por casa da minha mãe ;) hehe  E o facto é que, de há uns tempos para cá, comecei a interessar-me cada vez mais pelas "artes pasteleiras" e decidi que nunca podia ser uma boa cozinheira se não começasse também a fazer algumas experiências nesta área da doçaria. E, como tal, tenho-me aventurado na cozinha praticamente uma vez por semana a fazer um docinho...e não é que estas coisas andam-me a correr extraordinariamente bem?! ;) hehe  Pelo menos ninguém se queixa...muito pelo contrário ;)
É certo que ainda faço receitas com pouco grau de dificuldade e, ao contrário do que acontece quando vou para a cozinha preparar jantares, por exemplo, ainda sigo à risca a maior parte das receitas e limito imenso a minha criatividade. Mas isto aos poucos vai lá ;)
E este foi o meu "auge pasteleiro" da semana que passou! A minha mãe fez anos, como vos disse, e na sexta-feira, no habitual jantar de família, fizemos as merecidas celebrações! E eu meti na cabeça que, este ano, o bolo seria por minha conta e que teria de o fazer! E fiquei tãoooo orgulhosa que tenho de o partilhar convosco ;)  Não é perfeito, é certo, e fica ainda muito aquém daquilo que vejo diariamente em blogues mais que fantásticos mas, para mim, ficou extraordinário :) hehe... E lá por casa, todos adoraram. E isso é que importa :)



Ingredientes: 
6 ovos
2 iogurtes de banana
6 medidas do iogurte de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
6 medidas do iogurte de açúcar
1 medida do iogurte de óleo
Aroma de baunilha a gosto (usei cerca de uma colher de chá de aroma de baunilha em pó)
Corante alimentar (usei rosa)
2 colheres de sopa de chocolate em pó
Cerca de 400 gramas de chocolate em barro (usei metade de chocolate de culinária e outra metade de chocolate de leite)
1 noz de manteiga
3 a 4 colheres de sopa de leite
Decorações a gosto (opcional)

 
- Bater as claras em castelo. Numa outra tigela, juntar a farinha, o fermento, os iogurtes, as gemas, o açúcar e o óleo. Misturar bem e adicionar as claras em castelo, envolvendo tudo delicadamente até o preparado estar liso e homogéneo.

- Colocar metade desta mistura numa outra taça e acrescentar-lhe um pouco de aroma de baunilha e umas gotas de corante, mexendo bem até estar uniforme e até obter a cor desejada. Dividir a outra metade de preparado em duas partes iguais, colocando uma delas numa outra tigela e acrescentando-lhe o chocolate em pó, incorporando tudo muito bem (à taça com o restante preparado não se acrescenta nada).

- Se tiverem um forno grande e várias formas com o mesmo formato, podem colocar os bolos a cozer ao mesmo tempo. Caso não tenham, como me aconteceu a mim, vão ter de os cozer um a um. Para isso, basta forrarem com papel vegetal uma forma redonda com cerca de 20 cm de diâmetro e 5cm de altura. Verter nela o primeiro preparado e levar ao forno a 180ºC durante cerca de 15 a 20 minutos, ou até o bolo estar cozinhado. Retirar o bolo do forno e da forma, deixando o bolo arrefecer no papel vegetal. Voltar a forrar a forma com novo papel vegetal e repetir o processo com os quatros bolos (o preparado rosa deve ser dividido por duas formas para cozer). 

- Quando todos os bolos estiverem cozinhados e totalmente arrefecidos, é altura de retirar o papel vegetal que os envolve e apará-los ligeiramente, se necessário. 

- Entretanto, levar o chocolate em barra a derreter em banho-maria. Quando estiver quase totalmente derretido, acrescentar a noz de manteiga, bem como o leite (poderão juntar mais ou menos colheres de leite, até obterem a consistência que preferirem e desejarem), e retirar do lume, continuando a mexer mais um pouco para que derreta totalmente e a mistura esteja lisa e homogénea. 

- Num prato ou base para bolos colocar a primeira camada de bolo (a mais amarelinha, de bolo de iogurte apenas). Cobrir com chocolate e colocar uma das camadas de bolo com corante rosa. Voltar a cobrir com chocolate e sobrepor a camada de bolo de chocolate. Barrar com mais um pouco e chocolate, colocar a última camada de bolo rosa e verter o restante chocolate derretido no topo do bolo, decorando-o a gosto.


24 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Cê :) Pelo menos lá por casa disseram que era bem guloso ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. O bolo ficou com um interior fantástico, tão bonito!

    ResponderEliminar
  3. Os bolos de camadas são tããão giros! Pena que muita gente os ache enjoativos (sinceramente acho que deve ser só desculpa para manterem a linha haha)... E é também tããão chato fazer os bolos separadamente! Já cheguei a fazer um bolo de duas camadas e, apesar de serem iguais, fiz as duas separadamente... que secaaaa! Além de os utensílios estarem todos sujos tinha de se bater durante imenso tempo e tudo :P
    Mas pronto, ficou bem... Assim como este! Quando faço em camadas não costumo pôr de cores diferentes, mas fica muito giro :)
    Estou a gostar de ver mais receitas de doces... Que é o que prefiro! Nem é por comer, é mesmo por fazer... é mesmo muito melhor para mim :P O que acaba por ser chato porque depois quero "descarregar" os bolos e quase toda a gente que conheço está de dieta, não posso oferecer-lhes! Tenho de fazer menos e isso é muuuuito chato :P Assim tento fazer mais granolas e panquecas/muffins/scones que possa congelar e comer mais tarde :) Nesse aspeto a "comida" é melhor porque acaba por ser sempre útil... E ainda vou fazendo, mas rápidas e que rendam imenso para não ter de fazer mais haha ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Avelã :) Sempre gostei dos bolos de camadas (achava-os lindos quando via as fotos) mas nunca me tinha aventurado a fazer um...comecei por um bem simples e que, por não ter forno nem utensílios para fazer várias coisas ao mesmo tempo, me demorou algum tempo a preparar é verdade...mas foi por uma boa causa e acho que o resultado compensou imenso...pelo menos toda a gente adorou e isso é que importa :)
      Pois eu também não sou muito gulosa mas tenho a "sorte" de conseguir "despachar" os docinhos para o guloso que tenho por aqui, para casa da minha mãe e também para os meus sogros..Normalmente como uma fatia para provar aquilo que faço e pouco mais ;)
      Apesar de estar a gostar bastante de experimentar estas "artes" mais doceiras, a minha grande paixão continua a ser a comida salgada, aquela do dia-a-dia :)
      Beijinhos e uma boa semana *
      Vânia

      Eliminar
  4. 2 coisas: Adoro que tenhas começado a lançar-te nos doces e nos bolos - tás a ver que tens jeito? outra, pena que este bolo tenha banana (blahhhc). Mas pronto, está bonito, a mamãe gostou e isso é que importa :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Duas coisas também Tekas: estou a adorar esta minha nova veia ( a minha balança é que nem por isso ;) hehe)... e já sei que detestas banana (como é possível?? hehehe) mas para ti faço com iogurte de outro qualquer sabor que adores ;) A mami adorou e todos que comeram também e sim, isso é que importa mesmo :D
      Beijinhos *

      Eliminar
    2. Os bolos são pedaços de amor :) Ora gostei dessa ideia!

      Eliminar
  5. Bom dia Vânia
    O bolo ficou muito bonito e a mistura da cor tornou-o mais guloso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Cristina :)
      Um grande beijinho e uma boa semana *

      Eliminar
  6. Pois a meu ver ficou um lindo bolo. Banana e chocolate para mim é uma combinação perfeita e deliciosa. Gostei muito da receita. Parabéns a sua mãe, muitas felicidades e saúde. Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Josy :)
      A minha mãe e todos os que o provaram também gostaram imenso da combinação de sabores...e eu fiquei muito feliz por ter feito o bolo de aniversário dela pela primeira vez :)
      Beijinho grand e uma ótima semana também para ti *

      Eliminar
  7. O bolo ficou lindo Vânia, principalmente por dentro. A tua mãe deve ter ficado muito feliz :)
    Bjinhos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Pimentinha :) A mãe gostou muito e isso é que interessa...e já me disseram que querem outro igual lá para casa que este desapareceu num dia ;) hehe
      Beijinhos e uma boa semana *

      Eliminar
  8. Ficou lindo!
    Muitos parabéns para a mãe!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Raquel :)
      Um beijinho e uma ótima semana *
      Vânia

      Eliminar
  9. Uau, que mãe sortuda!!! :)
    Ficou mesmo bonito, esse interior está qualquer coisa de muito bom!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) hehehe Muito obrigada querida Ana :)
      Dentro de poucos dias posso fazer um para ti ;) Levas o chá? ;)
      Beijinhos e boa semana *

      Eliminar
  10. Obrigada minha linda :)
    Irei lá passar para ver esse passatempo com certeza, obrigada :)
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  11. E a bem dizer, digamos que andar a ver blogues de culinária ajuda a atiçar a gula ao máximo, não é ? Confessa... eh eh eh

    Não há porque te recriminares, os doces são muito benvindos, vais intercalando ! :) Além do mais ADOREI este bolo, decerto que a Mãe também terá adorado, está irrepreensível, lindo e tem tudo o que gosto ! Adoro banana nos bolos e sobremesas por isso este bolinho é um sucesso e visualmente está fantástico !

    Um beijinho Vânia *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) hehehe Apanhaste-me Isabel, confesso totalmente ;) hehe
      E um muitooooo obrigada por esse teu comentário tão carinhoso :) Até fiquei muito mais entusiasmada para a próxima aventura pasteleira na cozinha ;)
      Beijinho grande ***

      Eliminar
  12. Ai que bommmmm :)
    Ficou mesmo lindo e deve ser tão bom!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Xana :) Lá por casa todos adoraram e isso é que importa :)
      Beijinhos *

      Eliminar