segunda-feira, 7 de abril de 2014

Noodles asiáticos com carne de porco e legumes


Cá por casa raramente faltam noodles na despensa. O meu namorado é completamente viciado em tudo o que leve qualquer tipo de "massinha chinesa" e eu também gosto muito. Apesar de admitir que, existiu aí uma altura, em que já estava um bocadinho enjoada...sempre que perguntava ao meu mais que tudo o que fazer para o jantar, ele respondia algo com massa chinesa. Sempre que ia a casa da minha mãe e lhe perguntava se ela tinha preferência em algo para eu fazer para o jantar ela respondia "oh, olha, podias fazer algo com massinha chinesa" :) ahahahah  Juro que é verdade! E eu tive de deixar de a fazer durante uns tempos, tanto na casa da minha mãe como na minha...isso e a minha versão caseira de chop-suey ;) hehe
Mas agora já estou "curada" e voltei a gostar muito dela :)  É sempre uma coisa muito prática de confecionar, que agrada sempre aos paladares cá de casa e aos dos amigos e da família. Para além disso, como eu adoro comidas com um toque oriental, é obrigatório que esta massinha exista na minha despensa! E aqui está mais uma refeição com ela, super fácil e rápida, com sabores muito simples, feita num daqueles dias raros em que tivemos de almoçar por casa e, portanto, cozinhar algo que não desse muito trabalho (tenho a sorte de praticamente todos os dias almoçar em casa dos meus sogros). 
E como esta é mesmo daquelas refeições que a minha mãe adora, tive de a escolher para hoje, neste dia tão especial em que a melhor mãe do mundo faz aninhos!! A minha pois claro :)  Parabéns Mami!!! :)  
A festa, essa, terá de ficar reservada para sexta-feira à noite...depois mostro-vos as iguarias que foram cozinhadas lá por casa ;)



Ingredientes para 2 pessoas:
2 costeletas de porco
Cerca de 125 gramas de noodles de ovo (massa de ovo chinesa)
1 chávena de ervilhas-tortas
1 chávena de couve chinesa cortada em juliana
½ chávena de feijão verde cortado em pequenos pedaços
Molho de soja q.b.
Azeite
1 cebola fatiada finamente
1 mão bem cheia de amendoins (usei dos torrados mas podem usar aqueles que preferirem)

- Temperar as costeletas e reservar (eu usei uma mistura de especiarias “stir-fry”, específica para comidas na wok, mas senão tiverem esta nem nada do género, basta temperarem a carne com uma pitada de sal, pimenta, cominhos, alho em pó, gengibre em pó, colorau e lemongrass moído). Numa taça, colocar os noodles e reservar também. 


- Levar ao lume uma panela com água e sal. Quando levantar fervura, juntar as ervilhas-tortas, a couve chinesa e o feijão-verde. Cozinhar durante 2 minutos. Retirar os legumes, escorrer e passá-los por água fria. Aproveitar a água da cozedura e vertê-la na taça dos noodles, até que a massa esteja completamente coberta com líquido. 


- Enquanto a massa coze na água quente (leva cerca de 4 minutos em média mas vejam as instruções da embalagem), levar ao lume uma frigideira antiaderente regada com um fio de azeite e um fio de molho de soja. Fritar as costeletas até que estejam bem cozinhadas e com uma crosta exterior bem dourada e crocante. Retirar para uma tábua e deixar repousar cerca de 2 a 3 minutos antes de fatiar.


- Neste tempo, saltear ligeiramente a cebola na mesma frigideira onde se cozinhou a carne. Adicionar os legumes bem como os noddles escorridos (reservem cerca de ½ copo da água onde estiveram a “cozinhar”). Regar tudo com um fio generoso de molho de soja, umas colheres da água da cozedura e polvilhar com mais um pouco do tempero stir-fry (ou com a mistura de especiarias usadas para temperar a carne). Saltear tudo durante cerca de um minuto e desligar o lume.


- Servir os noodles com a carne de porco fatiada e salpicar cada um dos pratos com os amendoins torrados.

16 comentários:

  1. Olá Vânia
    Que bela forma de iniciar a semana! Já sabes que cá em casa também não falta esta massinha :)
    Parabéns à mãe!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Pimentinha :)
      E já sei bem que por aí esta massinha também nunca falha...fica sempre bem, é prática e deliciosa certo? ;) Gosto partilhado ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Adoro noodles e ficam prontos num instante, é uma maravilha!
    Fiquei fã desta tua receita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo Marisa ;) É rápido e sabem sempre bem :)
      Muito, muito obrigada :)
      Beijinhos e boa semana *

      Eliminar
  3. Olá Vânia.
    Parabéns para a Mãe :)
    Essa massa é tudo de bom, fica bem com qualquer mistura de ingredientes.
    Boa semana
    Bjinhs *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina :) Muito muito obrigada :D
      Beijinhos grandes e uma excelente semana ***

      Eliminar
  4. Eu também adoro «massa chinesa», quando faço salteados ponho um bocado lá para o meio que fica com um aspeto mesmo confortável e delicioso! A sério, não consigo pensar em comida mais confortável do que noodles com bróculos, cogumelos, vegetais... :) Ainda por cima se forem naqueles pacotes take-away mesmo giros :) Esses noodles parecem mesmo bons!
    A minha avó também faz anos hoje :D Uma altura fui com ela ao restaurante chinês e agora estou sempre a gozar porque ela disse «é muito bom, ainda por cima é tudo sequinho, sem gordurinha nenhuma!» ... E claro que achei piada, até a massa e o gelado são fritos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tua avó deve ser um espetáculo de mulher Avelã :) hehehehe
      A minha avó, por incrível que pareça, adoraaaaa comida chinesa ;) hehe... e a minha mãe nem se fala ;)
      E tens toda a razão...é mesmo daquela comidinha boa e reconfortante :)
      Um beijinho e uma boa semana *
      Vânia

      Eliminar
  5. Tivemos o mesmo problema - andei ai uma altura em que me enjoeei à séria dos noodles, nem os podia ver. Agora estamos curadas (aleluia, com um sotaque do sul dos Estados Unidos).
    Parabéns à tua Mãe! Beijinhosss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah mesmooo Tekas :) Aleluiaaa...e god bless noodles ;) hehehe
      Beijinhos querida e boa semana ***

      Eliminar
  6. Eu sou um pouco como o teu namorado! Adoro massa chinesa, e gosto muito de tudo que se faz com ela! Gostei desta ideia, também faço assim um Chop Soy caseiro de vez em quando! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E sabe tão bem não sabe?! Eu agora já voltei a adorar ;) e ele adora que eu tenha voltado a adorar ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  7. Eu adoro noodles, mas como nunca comi exageradamente, nunca deu para enjoar.
    Que delícia de refeição esta!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certamente nunca tiveste esta gente "louca" por noodles à tua volta, sempre a pedi-los...e ainda bem Lia ;) hehe porque agora fico contente por já estar "curada" desse enjoo ;) São tão bons e práticos!!
      Beijinhos e boa semana ***

      Eliminar