quinta-feira, 10 de abril de 2014

"Há vida para além da massa de atum #2" - Picando carne em casa...e muitas receitas!!!



Hoje é quinta-feira!! E o que é que isso significa?! É verdade, significa que é dia de "Há vida para além da massa de atum". !!! :) 
Para quem não acompanhou o início desta minha nova aventura conjunta com a Ovelha Negra, pode ver como tudo começou aqui.
Hoje decidi retomar um assunto (e um post) do qual já falei algumas vezes por aqui mas que acho que nunca é demais relembrar e, mais importante que tudo, encaixa-se perfeitamente neste projeto que partilho com a Ovelha Negra. Por isso, hoje, mais do que receitas (mas não se preocupem, trago-vos váaariaaassss), foco o meu post numa dica! Uma coisa tão simples e fácil mas que, acreditem, vai fazer-vos poupar imenso dinheiro, já para não falar que nada iguala o sabor das coisas preparadas em casa, por nós, da forma que queremos e mais gostamos, bem caseirinhas! Falo-vos portanto do acto de, nada mais nada menos : picar carne em casa!!! :)

Todos os meses (já para não dizer mesmo todas as semanas) há um qualquer supermercado (ou vários) com uma qualquer promoção (ou várias) de carne. Pessoalmente, cá por casa, a carne predileta para picar é a de porco (em grande parte por ser também a mais acessível a nível de preço)! Como tal, o que faço, e o que vos sugiro que se não o fazem o comecem a fazer (se assim me permitirem a sugestão claro) é comprar, pelo menos uma vez por mês, um bom naco de carne de porco em promoção e perderem uns minutos da vossa vida (são só mesmo uns minutos, não custa nada: é cortar a carne em pedaços pequenos, colocá-la numa picadora e já está) a picá-la em casa. 

Das últimas vezes que o fiz, por exemplo, comprei cerca de 1.300kg de carne de porco (naco de bifana) por perto de 3.5 euros. Transformei-a e congelei-a no formato de 4 belos hamburgueres, uma caixa de 12 almôndegas e um rolo de carne com legumes e azeitonas. Onde é que conseguem comprar tudo isto por 3,5 euros??!
Acreditem, vale mesmo a pena fazerem isto de vez em quando. Como vos digo, eu faço-o, em média, uma vez por mês e é algo que a minha carteira agradece imenso :)
Depois, é só colocar a imaginação a trabalhar e fazerem os pratinhos que mais gostarem com a vossa carne picada! Para isso, deixo-vos aqui algumas das minhas sugestões de receitas, a maior parte delas rápidas e fáceis porque é este o objetivo deste projeto certo?! E eu não quero que vocês poupem tempo e dinheiro a picar a carne em casa e depois não a utilizem porque dá muito trabalho cozinhar refeições com ela ou porque falha a imaginação :)


Almôndegas orientais com amêijoas em molho de tomate
(receita aqui)


Hambúrgueres suculentos com cebola caramelizada, ovo frito em água e maionese de alho caseira
 (receita aqui)


Pastel de massa folhada recheado com carne, cogumelos, espinafres e queijo
 (receita aqui)


Sopa de almôndegas rápida e cremosa
 (receita aqui)


Rolo de carne especial no forno
 (receita aqui)

E não se esqueçam!! Passem pelo blog da Ovelha Negra para não perderem a sua sugestão de hoje! :)


22 comentários:

  1. Bom dia
    Excelente dica para poupar e excelentes receitas.
    Aqui em casa adoram, tudo que seja com cane picada, mas uso mais carne de vitela ou novilho. O que vai dar ao mesmo em algumas receitas.
    Ótimas dugestões de 5ª feira.
    Bjinhs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Cristina :)
      Aqui por casa também adoramos carne picada e faço, todos os meses, imensas receitas diferentes com este ingrediente. Não acho a carne picada minimamente "monótona" como algumas pessoas pensam...pelo contrário, adoro cozinhar e "inventar" com ela :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Ótimas sugestões, eu também aproveito sempre as promoções e geralmente também pico a carne em casa, depois é só acrescentar alguns ingredientes aromatizantes e fica excelente
    Beijokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lena :) Picar a carne em casa é fantástico! Para além de pouparmos dinheiro, podemos também adicionar os temperos a nosso gosto :)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  3. Adorei as sugestões! E está super bem escrito, vou já remendar o meu, dentro do possível :)
    Esta aventura vai dar imenso jeito, a mim incluída!
    Ainda bem que estamos as duas nisto :)
    Beijinho beijinho *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) hehe Esta aventura vai dar imenso jeito a ambas, sem dúvida nenhuma :)
      E reforço, a negrito e a sublinhado: ainda bem que estamos as duas nisto ;)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  4. Não há melhor que poupar, nos tempos que correm ;)
    Por vezes, também pico a carne em casa e rende imenso.
    Boas sugestões! Parabéns :)

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana :) E tens toda a razão: poupar é cada vez mais lema de ordem nos dias de hoje! E sugestões, destas, tão simples fazem toda a diferença na carteira :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Também costumo congelar carne moída em casa, gosto de carne de vaca e de porco, e separo em pequenas tupperwares, utilizo aos poucos. Nos dias de hoje há de se economizar. Esses pratos estão fabulosos e suculentos. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Josy :)
      E é bem verdade, nos dias de hoje é mais importante que nunca economizar!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Excelente dica :)! Eu também compro sempre a carne para picar em casa e fazer os hambúrgueres ou as almôndegas... a única diferença é que faço de frango :). Ficam bem saborosos e não dão muito trabalho ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cê :) E ainda bem que fazes também, assim sabes bem do que falo :)
      Também faço algumas vezes de frango que, cá por casa, adoramos carne branca :) Mas a carne de porco é também consensual nos nossos paladares e as promoções costumam ser mais em conta, por isso aproveito sempre ;)
      Beijinhos *
      Vânia

      Eliminar
  7. Querida Vânia,
    Muitos Parabéns por este post fantástico com excelentes dicas de poupança e receitas super criativas! Adorei!
    Continuação de muito sucesso para o vosso projecto :)
    Bjokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida Pimentinha :)
      Contigo sempre aqui presente, a dar-nos toda essa força e apoio como só tu sabes, ainda vai ter mais sucesso ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  8. Costumo picar carne no talho perto de minha casa... até porque como mais peru e frango, peito, que geralmente não está em promoção e não tenho picadora (tenho processador, mas é capaz de ficar muito em papa)... Mas concordo contigo, é extremamente versátil! Para o que mais uso é chili e carne à bolonhesa... Mas também faço almôndegas e hamburgueres, e gosto muito, principalmente de almôndegas! Também já fiz rolo de carne, é muito bom :)
    (já para não falar da quantidade de porcaria que os hamburgueres, almondegas ou carne picada de compra têm!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Avelã :)
      Nós aqui por casa também adoramos carne branca, principalmente o meu mais que tudo... Mas, para picar, normalmente opto pela de porco porque é extremamente versátil, mais barata e apanham-se, quase todas as semanas, promoções fantásticas, que valem bem a pena. E a carne picada dá para fazer tantas mas tantas receitas que é uma pena quem não aproveitar e puser a imaginação a trabalhar :) Estas receitas que deixo aqui são apenas algumas sugestões. Muitas mais receitas com carne picada já publiquei por aqui e muitas mais há ainda para publicar :)
      Quanto à picadora, eu também não tenho uma daquelas próprias de carne. Uso a minha trituradora de lâmina, um processador de alimentos... pica facilmente a carne e fica boa, só tens de ter cuidado para não a picar em demasia para não ficar essa "papa" de que falas...
      Beijinhos *

      Eliminar
  9. Aquelas almondegas tinham mesmo um ar convidativo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marisa :) Fiz aquelas almondegas um destes dias, para mais um dos habituais jantares de família em casa da minha mãe às sextas-feiras e estavam mesmo boas...eu sou suspeita claro, mas o facto é que não sobrou nenhuma para contar a história ;) hehe
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Já passou uma semana?! O tempo voa!!!
    Por acaso por aqui também se tem esse hábito, até mesmo porque a carne picada de compra é mais contaminado que eu sei lá! :)
    Gostei de todas mas o mega hamburguer e o rolo de carne tiram-me do serio!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, o tempo passa mesmo a correr :) Mas neste caso ainda bem que assim já temos um novo post do projeto ;) hehe
      Eu sou suspeita mas acho todas deliciosas, cada uma à sua maneira claro ;) Mas se gostaste do aspeto do rolo então tens mesmo de experimentar. Esta receita é daquelas que eu considero mesmo "minha" porque o comecei a fazer assim e nunca mais alterei a receita. Altero por vezes os ingredientes que acrescento ao rolo, somente... Mas é daquelas coisas que sempre fiz e faço imensas vezes, sai sempre bem e toda a gente adora. E ainda por cima, não leva óleo, nem pão ralado, nem ovos...nada...feito no forno e super saudável mesmo :)
      Beijinhos

      Eliminar