terça-feira, 29 de abril de 2014

Salteado de cenoura, curgete e cogumelos com requeijão


Não sou propriamente uma pessoa obcecada com dietas. Muito pelo contrário. Gosto demasiado de cozinhar e de comer. Sou um bom garfo e gosto de me deliciar com comidas fantásticas, de preferência acompanhadas de um belo copo de vinho ;) hehe
Porém, gosto muito de magicar aqui pela minha cozinha a chamada "comida saudável". Não tanto por questões de saúde ou de peso, confesso, mas porque me sinto bem a comer melhor (nem que seja só psicologicamente). E porque, acima de tudo, é extremamente desafiante e dá-me um enorme gozo tentar cozinhar refeições carregadas de sabor, inversamente proporcional às calorias ;) hehe  Estou sempre, mas sempre, a experimentar novas formas de cozinhar que me permitam fazer pratos deliciosos mas muito menos calóricos e muito mais saudáveis. Adoro especialmente o facto de ter de "agarrar" num prato tradicionalmente calórico (como uma qualquer perdição de fast-food) e transformá-lo em algo caseiro e saudável. Acho que, se tivesse de definir o meu tipo de cozinha, era esta a "onda" que melhor me definiria ;) hehe
Mas, por vezes, também gosto de comer coisas saudáveis, daquelas que são bem simples...como uma salada! Tenho a sorte de não ter de fazer qualquer tipo de esforço para me sentir satisfeita com um prato destes porque, de facto, adoro vegetais e legumes :)  E, para um almoço de um destes últimos dias, em que comi sozinha e em que o sol lá fora brilhava, saiu esta saladinha morna, que me soube às mil maravilhas :) E que pode ser um prato principal para uma refeição mais leve, como o foi para mim, ou servir como acompanhamento bem diferente e saboroso :)



Ingredientes para 2 pessoas:
2 cenouras
2 curgetes
1 mão bem cheia de cogumelos brancos frescos
Sal, pimenta e alho em pó q.b.
Azeite q.b.
1 colher de café de mostarda Dijon
1 colher de café de molho pesto (o da vossa preferência)
Mistura de folhas de salada a gosto
Requeijão

- Com a ajuda de um descascador, cortar as cenouras e as curgetes em tiras. Colocá-las numa taça, juntamente com os cogumelos cortados em pedaços, e temperar com uma pitada de sal, pimenta e alho em pó. Numa outra tacinha, juntar 2 colheres de sopa de azeite com a mostarda e o molho pesto, misturar bem e reservar. 


- Levar ao lume uma frigideira ampla ou uma wok, regada com um fio de azeite e saltear os legumes durante cerca de 2 minutos. Ao final deste tempo, regá-los com a mistura de azeite e saltear durante mais 2 ou 3 minutos. Retirar para um prato, juntar algumas folhas de salada e polvilhar tudo com uma quantidade generosa de requeijão.

21 comentários:

  1. Tás como eu - às vezes tem de se inventar e cozinhar umas coisinhas saudáveis, que sabem bem para nós que nos ficamos só por esse prato, e para quem vive connosco e acaba a comer os nosso pratos saudáveis como acompanhamento ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente :) O importante é que surjam uns pratinhos saudáveis na mesa com frequência ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
    2. Cá em casa como ando a cortar nos hidratos de carbono à noite, pareço um coelho - só vegetais :)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Verdade Susana, com este tempo já apetece mesmo :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Olá!

    Que maravilha! Sabes que o teu texto serviu muito bem para mim! Também adoro cozinhar e comer e não dispenso uma boa refeição, mas cada vez mais, gosto de andar ás voltas a magicar em coisas saudáveis!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana :)
      Se pudermos conjugar a paixão pela cozinha, com uma refeição deliciosa e ainda por cima equilibrada e saudável...é uma maravilha não é?! ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Uma óptima ideia para um almoço ou jantar rápido só para um ;)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi precisamente isso que aconteceu comigo Inês...e para quem, como eu, odeia cozinhar só para um e comer sozinha, confesso que esta refeição até me soube muito bem ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Eu alterei muito a minha alimentação há uns anos e sinto-me muito melhor agora! :)
    Confesso que estes pratos embora me agradem muito, não são suficientes para me "abastecer"!! Só se for à noite e com sopinha antes :)
    Caso contrario, tenho sempre que colocar um hidrato!
    Falaste em requeijão e eu já estou nas nuvens, que saudades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu então é precisamente o contrário, infelizmente :( Durante muito tempo a minha profissão obrigou-me a praticamente não ter tempo para almoçar. Uma sopa rápida ou uma sandes fora de horas bastavam... De há uns tempos para cá ando a fazer um grande esforço para alterar isso e agora já tenho bastante fome até quando chega a hora de almoço... Mas, ainda assim, e especialmente quando como sozinha, estes pratinhos satisfazem-me...
      Ao jantar, bemmmm...ao jantar tenho uns desejos enormes de ir cozinhar, comer acompanhada e deliciar-me com uma bela refeição ;) hehe Por isso ando sempre a "magicar" receitas que abasteçam bem, sem conterem demasiados hidratos e assim...e temo-nos "safado" bastante bem por aqui nesta saga ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  6. Upa upa...:) que vontade de puxar esse delicioso pratinho pra este lado...como eu me iria consular nham nham :)

    Bjs;

    ResponderEliminar
  7. Conseguiste juntar tantas coisas boas numa só receita. Costumo fazer jantares ligeiros e esta sugestão é excelente!
    Um beijo grande :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :)
      Eu cá gostei muito...simples, rápida e reconfortante ;)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  8. Um pratinho fantástico!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Mary :)
      Beijinho e continuação de uma ótima semana *

      Eliminar
  9. Olá!
    Também não sou apologista de "dietas" no sentido que lhes é atribuído, mas acho que uma alimentação saudável é o mínimo que cada um deve fazer para melhorar a qualidade de vida, tanto atual como futura :)
    A salada parece muito boa, adoro requeijão :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente Avelã, concordo totalmente :)
      Beijinhos e um ótimo feriado *

      Eliminar