sábado, 26 de abril de 2014

Muffins de chocolate com amêndoas da Páscoa


Não, não trago mais uma receita de doçaria de Páscoa... e muito menos trago uma receita de doces pascais fora de época... trago sim uma receita docinha para aproveitar as "sobras" da Páscoa!! Sim é mesmo verdade, para aproveitar as sobras doces da Páscoa ;) hehe
Deixem-me então que vos explique melhor como esta receitinha surgiu :)  Por casa da minha mãe, como já vos disse, não temos, hoje em dia, qualquer tradição de Páscoa. Porém, isso não significa que não "entrem" por aquela porta vários docinhos pascais. E isto porque a minha mãe é educadora de infância e, como tal, como devem imaginar, durante mais de uma semana andou a trazer para casa, todos os dias, sacos e saquinhos carregados de amêndoas, que as crianças e os pais lhe ofereciam :)  O meu irmão adorou a ideia mas, por mais que coma e seja guloso (come mesmooooo muito e é muito guloso) não há quem dê conta de tantas amêndoas ;) hehe  Como tal, como tinha prometido à minha mãe que lhe fazia um bolinho para ela ter por casa este fim de semana prolongado, para se deliciar com os seus cafés e cházinhos, lembrei-me de aproveitar algumas daquelas amêndoas...e foi assim que surgiram estes Muffins de Chocolate com amêndoas da Páscoa :)



Ingredientes para cerca de 14 muffins: 
1 ovo
1/3 chávena de óleo
1 chávena de leite
2 chávenas de farinha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 chávena de açúcar
1/2 chávena de chocolate partido em pedaços
1/2 chávena de amêndoas de Páscoa a gosto partidas em pedacinhos
 
- Bater o ovo com o óleo e o leite. Misturar depois a farinha, o bicarbonato de sódio, o cacau em pó e o açúcar. Misturar. Adicionar então o chocolate e as amêndoas, envolvendo apenas com uma colher para incorporar tudo, sem bater o preparado em demasia. 

- Forrar um tabuleiro ou formas individuais para queques com forminhas de papel, encher com a massa e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC, durante cerca de 20 minutos, ou até os muffins estarem cozidos.

28 comentários:

  1. Este ano, esta tambem foi mais uma epoca que me passou ao lado! Aqui nem amendoas ha, portanto so tive 2 saquinhos que a minha Mae mandou! :) mas gosto desta ideia, parecem bem densos e gulosos, estou curiosa com o interior!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São bem densos e cheios de sabor a chocolate sim :) Por aqui foi uma forma rápida e saborosa de fazer algo docinho e de aproveitar algumas dessas amêndoas :) E todos gostaram muito do resultado...com um chazinho então, têm feito as delícias ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Ui, que bem que isso me parece! :)

    ResponderEliminar
  3. hummm como sobremesa depois do arrozinho....................Bom apetite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehe Hoje estamos em sintonia...eu levo a sobremesa e o José aquele belo arroz :)
      Bom fim de semana *

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Obrigada Elisabete :)
      Um grande beijinho e bom fim de semana *

      Eliminar
  5. Aqui ainda há sacos de amêndoas por abrir ;)
    Mas gostamos de amêndoas, principalmente de chocolate negro.
    E duas depois do café é um conforto.
    Bjs
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui também se vão comendo algumas de vez em quando...mas eram mesmo muitas ;) hehe E mesmo depois desta fornada de muffins, ainda sobraram alguns sacos ;) hehe
      Beijinhos Cristina e um ótimo fim de semana *

      Eliminar
  6. Tb não faltam amendoas cá em casa, algumas ainda são do ano passado:P
    Esses muffins ficaram mesmo giros ;)
    Beijinhos

    Recanto com tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana :)
      Pois, por aqui também é um pouco assim... Como eu lhe chamo ... a "praga" das amêndoas ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  7. Isto vai uma desgraça de chocolate em todo o lado. Lindos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmoooo uma verdadeira desgraça Eva ;)
      Os níveis de glicémia aumentam só de olhar :) hehe
      Beijinhos e bom fim de semana *

      Eliminar
  8. Já andavam a faltar receitas doces por aqui ;)
    Por acaso nesta páscoa nem comi amêndoas/chocolates... (para compensar comi pão de ló ;)) Não ligo muito a essas tradições...
    Os muffins parecem muito bons! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tu que não gostasses de ver por aqui uma receitinha docinha ;) hehe
      Por cá também não ligamos mesmo nada a estas tradições da Páscoa...mas amêndoas não faltaram por casa da minha mãe. Só tenho mesmo pena de este ano nem o pão de ló ter comido...tenho de fazer um para matar a gula ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  9. Que bela ideia a de usar as amêndoas da Páscoa. Cá em casa elas desaparecem num abrir e fechar de olhos,por isso ,não sei se ia conseguir fazer esta receita.Ficaram lindos!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Márcia :)
      Há sempre duas ou três amêndoas que podem ser guardadas para uma receitinha gulosa destas...e depois também voam num instante ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Obrigadaaaaa :) Por casa da minha mãe acho que também ficaram rendidos...porque fiz duas fornadas e desapareceram muito antes de terminar o fim de semana ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar