sexta-feira, 18 de abril de 2014

Arroz do mar com aroma tailandês


Não vos vou voltar a "massacrar" com a minha paixão por sabores e aromas de outras cozinhas espalhadas um pouco por todo o mundo! Nem voltar a frisar o quanto "invento" (e adoro!!!) na minha cozinha, misturando ingredientes mais portugueses com pitadas disto e daquilo, fazendo uma verdadeira fusão de várias cozinhas, sem sair da minha ;)
Aproveitando esta feriado e o fim de semana prolongado, deixo-vos uma sugestão diferente para estes dias de Páscoa! Naquele livro de que tanto vos falo - As Melhores Receitas da Tailândia - encontrei uma versão tailandesa de um arroz com peixe e marisco. Nunca a reproduzi na íntegra mas fiquei com ela na cabeça (como fico com centenas delas :) hehe)... E, há uns dias, num jantar de família, lá decidi criar a minha própria versão, inspirada naquela do livro (não tinha o livro comigo e, portanto, foi inspirada naquilo que me lembrava).
Felizmente correu muito bem e, à mesa, foi provada e aprovada e toda a gente adorou a ideia!! :)



Ingredientes para quatro pessoas:
1 chávena e ½ de arroz (de preferência arroz jasmin mas se não tiverem podem usar agulha tal como eu já o fiz)
2 dentes de alho picados
400 gramas de camarões descascados
400 gramas de lulas cortadas às rodelas (podem incluir os tentáculos também)
1 pacote de delícias do mar cortadas em pedaços
Sal e pimenta q.b.
1 cebola média bem picada
½ chávena de milho cozido
½ chávena de ervilhas congeladas
½ chávena de pimento cortado aos pedaços
1 colher de sopa de gengibre em pó
1 colher de sopa de cominhos moídos
1 colher de sopa de erva-príncipe em pó (eu chamo-lhe normalmente erva-príncipe ou erva-limão mas as traduções para português desta especiaria são sempre muito díspares. Em inglês é a famosa “lemongrass”)
2 tomates sem sementes cortados em cubos
3 colheres bem cheias de molho de soja
2 colheres rasas de açúcar
1 pepino sem sementes cortado em meias-luas
Salsa picada a gosto


- Cozer o arroz em água temperada com sal e deixar arrefecer totalmente (o ideal é usarem arroz feito no dia anterior).


- Alourar ligeiramente o alho numa wok bem regada com azeite. Juntar as lulas e os camarões temperados com uma pitada de sal (só mesmo uma pitada porque o molho de soja já é salgado) e de pimenta e saltear durante cerca de 4 minutos. Acrescentar a cebola e os legumes, temperar com o gengibre, os cominhos e a erva-príncipe, misturar tudo bem e deixar cozinhar durante mais 5 minutos em lume brando até os legumes estarem cozinhados mas ainda crocantes e com textura.


- Nesta altura, juntar então o arroz, as delícias do mar, o tomate, o molho de soja e o açúcar. Saltear tudo durante dois minutos, envolvendo cuidadosamente, e desligar. Servir o arroz decorado com o pepino e a salsa picada.

14 comentários:

  1. Tu adoras mesmo comida oriental :) ficou lindo

    ResponderEliminar
  2. Parece mesmo bom! Nesse tipo de pratos, embora raramente faça, costumo usar massa em vez de arroz, para depois aquecer... :) (não gosto muito de arroz do género aquecido :P)
    Podes continuar a "massacrar-nos", considera esse massacre como... enfatização de uma ideia? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) ahahah precisamente Avelã ;)
      Beijinhos e bom fim de semana *

      Eliminar
  3. Olá Vania, que delicia de refeição. Adoro pratos orientais, pelo sabor e aroma que proporcionam, ficou tão lindo seu prato. Gostei muito. Queria aproveitar e agradecer o convite para participar do desafio. Não sei se sabes, mas andei afastada do blog por 2 semanas devido a problemas de coluna, pois estou proibida de ficar muito tempo sentada em frente ao computador, então estou atuando com menos frequência, porém, tentarei participar sim a qualquer momento, com muito prazer. Obrigada viu? Beijinhos, uma Feliz Páscoa à si e seus familiares, e ótimo final de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Josy :)
      Muito, muito obrigada pela sua visita e fico ansiosa a aguardar a sua participação no nosso desafio ;)
      E um grande beijinho de melhoras, espero que fique boa rapidinho para poder passar mais tempo por aqui :)
      Um bom fim de semana e uma ótima Páscoa *

      Eliminar
  4. Gostei gostei!
    Quando somos apaixonados por comida é difícil não falar imensas vezes sobre ela! No meu instagram é só fotografias de comida - os meus amigos há sabem com o que contar ahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) ahahah Precisamente Ovelha ;)
      Beijinhos e um ótimo fim de semana *

      Eliminar
  5. Sabes quando começas a ler um post e começas a engolir saliva sem parar?!
    Pois foi o que me aconteceu! O que eu gosto destas refeições... manda-me um bocadinho...please!!!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) hehe Mando sim, com todo o gosto!! Quem sabe se não jantamos brevemente... ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  6. Tanta coisa boa num prato só... que maravilha!
    Bjokas

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro estes arrozes :)
    Que aspecto bom!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar