quinta-feira, 3 de abril de 2014

"Há vida para além da massa de atum #1" - Tortilhas de falafel de feijão


São estudantes com pouco dinheiro mas que, para além da óbvia necessidade de se alimentarem, gostam de comer bem e organizar boas "patuscadas" com os amigos? São mães (ou pais) trabalhadoras que, mesmo com o tempo sempre contado, têm de servir refeições diárias sem pôr em causa a qualidade? São simplesmente pessoas normais, membros de famílias com orçamentos cada vez mais curtos, mas que gostam de cozinhar de forma variada e equilibrada? Então este post é mesmo para vocês!!!
Os blogs Coisas e Coisinhas e A Cozinha da Ovelha Negra juntaram-se para criar o projeto "Há vida para além da massa de atum". Um projeto destinado a difundir e partilhar várias dicas e sugestões, mas principalmente muitas receitas, deliciosas, saudáveis e equilibradas, que não comprometam o tempo (ou a falta dele) e não dêem cabo do orçamento.
Hoje é o 1º dia deste nosso novo projeto! A partir de agora, todas as quintas-feiras, podem encontrar aqui no blog e na cozinha da Ovelha Negra, diferentes sugestões e receitas úteis para todos os estudantes de carteiras vazias, as famílias com orçamentos apertados, as mães trabalhadoras que, mesmo com pouco tempo, têm de pôr comida na mesa.

E, muito em breve, todos vocês vão ser também convidados a participar nesta iniciativa!!! Fiquem atentos e aguardem pelas novidades!!! Espero que gostem :)


E, assim sendo, aqui vos deixo a minha receita de hoje, a primeira receita deste projeto: umas Tortilhas de Falafel de feijão. Na minha incessante busca por refeições saborosas e nutricionalmente equilibradas e variadas, descobri o magnífico mundo das leguminosas e as suas infindáveis utilizações. Para além de serem uma alternativa excelente à carne e ao peixe, saciam imenso, são extremamente saudáveis e, acima de tudo, muito baratas. Já há muito tempo que as utilizo, cada vez mais, nos mais diversos pratos, principalmente em "almôndegas" e "hambúrgueres". E, quando vi o Jamie Oliver a fazer os seus falafel com feijões (originalmente, o bolinho falafel é feito com grão de bico) decidi experimentar também e adorei! Esta é uma daquelas refeições que cumpre certamente todos os propósitos deste projeto: é barata (principalmente se aproveitarem os ingredientes que normalmente têm aí por casa para as guarnições), é saudável e nutritiva, e em 20 minutos está na mesa pronta a comer! E até os mais céticos vão gostar :) E não se esqueçam...passem também pela cozinha da Ovelha Negra e vejam a sugestão dela !!! :)




Ingredientes para 4 pessoas: 
Cerca de 200 gramas de feijão branco cozido e escorrido
Cerca de 200 gramas de feijão vermelho cozido e escorrido
½ malagueta vermelha sem sementes (se gostarem de muito picante podem deixar as sementes e usar mais malagueta)
1 ovo
2 colheres de sopa bem cheias de pão ralado
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de cominhos
1 colher de chá de açafrão das índias
½ colher de chá de colorau
½ colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de alho moído
1 colher de chá de mostarda Dijon
Tortilhas
Molho de iogurte (e outros molhos a gosto)
Guarnição a gosto (alface ripada, cornichons fatiados, omelete desfeita, pickles, queijo ralado, cogumelos, etc…)

- Numa picadora, misturem o feijão branco, o feijão vermelho, a malagueta e o ovo. Triturem até formar uma pasta (eu gosto que a mistura fique ainda com alguns pedacinhos pequenos do feijão). Retirar esta mistura para uma taça, adicionar o pão ralado e temperar com uma pitada de sal e pimenta, os cominhos, o açafrão das índias, o colorau, o gengibre, o alho em pó e a mostarda. Com as mãos, misturar tudo muito bem e reservar durante uns minutos no frigorífico.


- Entretanto, preparar o resto da guarnição para os tortilhas. Misturar 3 colheres de sopa bem cheias de iogurte grego com uma pitada de sal e pimenta, uma colher de café de mostarda Dijon, um fio de azeite, um pouco de molho inglês e 2 colheres de sopa de sumo de limão. Colocar numa taça e reservar, fazendo o mesmo com outros molhos que queiram usar também (o molho sweet chilli, por exemplo, fica delicioso também nesta combinação). Cortar os legumes que queiram utilizar (eu usei apenas alface e cornichons, que era aquilo que tinha aqui por casa, mas usem aquilo que mais gostarem e tiverem aí por casa. Só vos aconselho a utilizarem coisas com um sabor fresco e a não usarem muitos ingredientes para que não existam muitos sabores a sobreporem-se ao falafel…e para que consigam enrolar e comer a tortilha claro…hehe). Preparar também as restantes guarnições que possam querer utilizar (queijo ralado, omelete, sementes de sésamo, etc…).

- Depois de terem tudo pronto em tacinhas, tábuas, pratos e afins é a vez de passarem aos bolinhos de falafel. Para isso, basta levar ao lume uma frigideira grande antiaderente, bem regada com azeite. Quando começar a ferver, colocar em lume médio e, com as mãos, ir retirando da taça pequenos pedaços da massa de feijão, dando-lhes o formato de uma almôndega e depois achatando-os ligeiramente como se fossem mini hambúrgueres. Colocar na frigideira e deixar fritar bem de um lado antes de virar (os bolinhos de falafel demoram cerca de 2 minutos de cada lado até estarem cozinhados e com uma camada exterior bem dourada. É importante que os deixem cozinhar bem de um lado antes de os virarem e que o façam com cuidado para que não se desfaçam). Enquanto estão a fritar, podem já aquecer um pouco as tortilhas no micro-ondas, de acordo com as instruções da embalagem. Retirar e servir de imediato, colocando tudo na mesa e deixando que cada um construa as tortilhas a seu gosto.
 

50 comentários:

  1. Adorei a receita :) Cá vamos nós começar uma aventura!
    Há vida além da massa de atum também no meu blog ;) http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/2014/04/ha-vida-alem-da-massa-de-atum-1.html

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Obrigada Elisabete :) E fica atenta porque mais novidades surgirão ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Adorei a receita e achei o projeto interessante.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Susy :) E mantém-te atenta porque, em breve, também vamos querer que vocês intervenham nele ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Parece.me um óptimo projecto :)
    E adorei esta sugestão, é mesmo a minha cara!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Xana :) Se achas que é a tua cara, então tens mesmo de experimentar, que é uma refeição deliciosa e fica pronta para a mesa num instantinho :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Que projeto interessante! Muitos parabéns pela iniciativa ;) Vou acompanhar o seu desenvolvimento. Achei giro o nome que escolheram, não desvalorizando a massa de atum, que eu tanto aprecio, eheheheheheh :D
    Parece-me bem essas tortilhas de Falafel de feijão, ainda não conhecia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Ana :) Fico muito feliz por teres gostado, especialmente do nome (mérito da ovelhinha)...e, claro, falo também em nome da Ovelha ;) hehe
      Adoro saber que vais ficar atenta ao desenvolvimento do projeto porque o objetivo é mesmo que vocês todos, cozinheiras e cozinheiros fantásticos, não tarda nada, sejam chamados a intervir nas próximas novidades :)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Parabéns pela iniciativa!
    Tem tudo para ser um sucesso nos dias que correm com cada vez menos dinheiro na carteira :)
    Adorei a receita, é a minha cara!
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida Pimentinha :)
      Se a receita é a tua cara, então tens mesmo de experimentar porque sabe mesmo muito bem ;) hehe
      E quanto ao projeto, agradeço do fundo do coração, mais uma vez, as tuas palavras :) Mantém-te atenta porque te queremos sempre connosco ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Muito interessante! E a receita tem optimo aspecto

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pela iniciativa!
    O nome do projeto diz tudo. A receita "parece" ótima. Eu não sou grande apreciadora de feijão,e aqui em casa também não, uso para sopas e pouco mais. às vezes em puré e só para mim.
    Tens que cozinhar para mim para aprender a gostar hehehe.
    Vou ficar atenta ás quintas-feiras pois isso promete.:)
    Bjinhs*
    ps.vou espreitar o da ovelha ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cristina e contamos contigo para estares aqui connosco, todas as quintas-feiras (e, quem sabe outros dias...hehe), sempre com as antenas no ar à espera de novidades ;)
      E quanto à receita...digo-te que tens de experimentar! O meu mais que tudo pede-me constantemente comidinhas saudáveis mas depois, se sabe daquilo que são feitas, na maior parte das vezes, acaba sempre por torcer o nariz (mas come na mesma, que remédio..hehe). Ele comeu estas tortilhas, totalmente deliciado e só no final é que lhe disse que eram totalmente de feijão ;) hehehe As especiarias e os temperos que se utilizam fazem toda a diferença e nem se vai notar que é feijão, é preciso é saber "disfarçar" para aqueles que, à partida, dizem logo que não vão gostar :P
      Mas, de qualquer forma, cozinharei para ti sempre com todo o gosto :D
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  9. Olá Vânia, :)

    Sorri ao ler o nome do projecto e achei-o muito interessante !
    Estão as duas de parabéns por esta bela iniciativa e decerto que vamos encontrar por cá e pela cozinha da Ovelha sugestões deliciosas, fico a aguardar !
    E enquanto aguardo já me delicio com esta que nos trazes hoje !
    Adoro tortilhas, iria certamente adorar provar !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida Isabel, sempre com palavras carinhosas de derreter o coração ;)
      Esperamos sempre ansiosamente pela tua visita aqui pelos nossos cantinhos :)
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Adoro este estilo de refeição, mesmo de semana dá logo um ar descontraído! Mais uma daquelas que já anotei :)

    Parabéns pela criatividade, é uma excelente ideia mesmo e o nome está mesmo engraçado!!!!! Depois abrem à comunidade e podemos todos participar? Vai ser mesmo giro e útil, que é o mais importante! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigadaaa :) Que bom que gostaste :)
      Tens de ficar atenta às novidades mas sim...estás no caminho certo ;) hehe
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  11. Parabéns pelo vosso projecto !!! adorei a ideia!!! vou seguir... beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada :)) Eu e a Ovelha ficamos super felizes com isso :)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  12. Parabéns pela ideia, parece-me excelente. Desejo muito sucesso. Vou seguir ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :) Fico muito feliz que fiques por aqui... vamos adorar ter-te por cá, a seguir estes nossos cantinhos e esta nossa nova aventura, que é para todos vocês também :)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  13. Gostei da sugestão, sem dúvida muito actual!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Luísa, por teres vindo ver e deixar o teu comentário :)
      Espero que gostes e que continues a seguir esta nossa aventura :)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  14. Por acaso já tinha visto no blog da ovelha negra e achei uma boa ideia.
    A tua sugestão agradou-me ,fica uma excelente refeição
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada São :) Fico contente que tenha gostado da minha sugestão e eu e a Ovelha Negra ficamos muito felizes por também gostar desta nossa pequena aventura :)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  15. Parabéns e muito sucesso para o vosso novo Projecto !!!
    O prato está com um aspecto muito apelativo...ia dar uma deliciosa refeição para mim! :)

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigadaaaaa :)
      E, a partir de agora, espero que te mantenhas sempre aqui connosco ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  16. Muitos parabéns ás duas, pois é um projecto super interessante e esta primeira sugestão é fabulosa!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lia pelo apoio e pelo carinhoso comentário :)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  17. Já cá estou. Adoro o projecto e podem contar comigo. beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vânia :)
      Mantém-te por cá que, em breve, vamos mesmo precisar de ti ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  18. Muito bem!! Adorei a ideia! Não ha coisa mais atual que esta, vou ficar atenta todas as 5ª f de certeza!! Paraens pela ideia :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Carla :) Não imaginas o quanto gostamos de te ver por aqui ;) E começa a pensar também porque, muito em breve, vamos precisar de toda a vossa ajuda ;)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  19. Adorei o projeto e até estou em sintonia, que hoje houve empanada de atum no Ponto de Rebuçado! :D
    Estas tortillhas estão muito apetitosas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato!!! Quando vi a tua empanada, até me ri sozinha aqui em frente ao Pc Maria João ;) hehehe
      Ainda bem que gostaste, fico muito muito feliz :)
      E conto contigo para os próximos capítulos ;)
      Beijinhos grandes ***

      Eliminar
  20. Acho que me posso intrometer para agradecer a todos a recepção incrível :) E fiquem atentos porque por agora o projecto é a 4 mãos, mas em breve será a muitas mais ;)

    ResponderEliminar
  21. Mas que projeto tão bem pensado. Vai ser um sucesso.
    Hei-de ca vir tirar ideias que ca em casa volta e meia também sai massa com atum.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo voto de confiança Eva :)
      E espero mesmo que continues a passar por aqui, e a tirar ideias claro, que o objetivo é mesmo esse...se dermos ideias e ajudarmos a facilitar a vida de alguém na hora de colocar as refeições na mesma, já nos sentimos extraordinariamente stisfeitas :)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  22. Olá Vânia vim conhecer a seu convite seu novo projeto, obrigada viu? e tentar hoje te seguir, pois o dia que vim não consegui. Adorei seu projeto, hoje em dia é essencial gastarmos pouco com a mesma qualidade juntando sobras e evitando o desperdício. Com certeza estarei aqui todas as quintas para ver suas sugestões e tão deliciosas como essa que vc trouxe. Gostei muito.Beijinhos um excelente final de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Josy :)
      Espero por si todas as quintas...e em muito mais dias claro ;)
      E fique atenta que muito em breve este projeto terá novidades e queremos que você esteja cá connosco para nos ajudar ;)
      Beijinhos e um ótimo fim de semana *
      Vânia

      Eliminar
  23. Parabéns pelo projeto, é uma ideia engraçada :D
    E começas bem, que receita deliciosa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito muito obrigada Avelã :D
      Mantém-te por cá ;)
      Beijinhos *
      Vânia

      Eliminar
  24. Adorei o vosso conceito!
    Está muito bem pensado.
    Cá fico à espera porque às vezes também eu tenho que fazer massa de atum quando não há tempo. eheh
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehehe :) Obrigada Sarinha :)
      Esperamos que continues por aí a acompanhar as nossas dicas e sugestões e, claro, a participar também....em breve, muito em breve ;)
      Beijinhos ***

      Eliminar
  25. Gostei muito do vosso projecto, não poderia ser mais oportuno, e vai, com toda a certeza, ser uma ajuda preciosa para imensas pessoas! Fico a aguardar mais novidades :)
    Bjnhs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito muito obrigada Luísa :)
      Espero que te mantenhas por aqui... e muito muito em breve surgirão novidades ;)
      Beijinhos *
      Vânia

      Eliminar