quarta-feira, 16 de abril de 2014

Costeletas com molho cremoso de mostarda



Eu não gosto de natas. O meu namorado gosta mas também não morre de amores e, para além disso, tenta evitar o mais possível o seu consumo. Por isso, cá por casa, raramente (para não dizer nunca) existem natas no frigorífico. Quando quero cremosidade, já conhecem um pouco os meus truques (acho que já vão conhecendo melhor um bocadinho de mim e a forma como cozinho): iogurte ou creme culinário de soja!
Mas, em casa da mãe, este problema das natas não se coloca. E, tal como já vos disse, são várias as vezes em que tenho de "desenrascar" um qualquer jantar para casa da minha mãe, pronto a comer :)  E este foi um desses. Neste dia, ela não tinha praticamente tempo nenhum para fazer o jantar e não tinha nada pronto. Mas eu, por sinal, também tinha pouco tempo e, como tal, tive de improvisar algo bem rápido. Saíram então estas costeletas cremosas, muito apreciadas por lá, especialmente pelo meu irmão (um verdadeiro rapagão de quase 20 anos, que come que se farta e que, bem ao estilo de um rapaz adolescente, gosta de tudo o que leve molhos..hehe). Uma daquelas refeições bem rápidas e simples, que ficou preparada num instantinho (mesmo num instantinho), pronta para uma entrega rápida ao domicílio ;) hehe 
Eles acompanharam com um puré e uma salada mas deixo isso ao vosso critério :) 
 
Ingredientes para quatro pessoas:
4 costeletas do cachaço
Sal e pimenta q.b.
Azeite
1 colher de sopa de mostarda em grão
1 colher de sopa de Mostarda Dijon
Vinho branco
4 colheres de sopa de natas light

- Temperar as costeletas com sal e pimenta e cozinhá-las numa frigideira grande antiaderente regada com um pequeno fio de azeite. Quando a carne começar a alourar, juntar a mostarda em grão e deixar cozinhar. Quando as costeletas estiverem bem douradas e cozinhadas, acrescentar a mostarda Dijon, salpicar com umas gotas de vinho branco e juntar as natas. Deixar cozinhar mais 2 minutos para o molho espessar um pouco e ganhar sabor. Retirar e servir, acompanhadas de arroz e salada.

18 comentários:

  1. Parece-me algo a experimentar, principalmente se é rápido :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo muito rápido Cê, para aqueles dias em que apetece algo fácil e reconfortante :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Aqui em casa meu pessoal adora pratos cremosos, que levam creme de leite ou natas, mas de vez em quando tento enganá-los substituindo pelo iogurte grego, que acabam percebendo mas não deixam de comer hehe. Essas suas costeletas ficaram muito suculentas. Parecem deliciosas. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em casa da minha mãe também adoram estes pratos cremosos e não se importam nada com as natas :) hehe Mas eu, cá por minha casa, substituo sempre pelo iogurte grego e todos comem na mesma...e adoram ;) hehe
      Obrigada Josy :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Esta é daquelas refeições amadas ca por casa!! Já eu adoro natas, não como mais vezes pk não é lá mto saudável.. lol :)
    Está mesmo óptimo!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) hehehe Eu não gosto mesmo mas adoro cremosidade nos pratos, por isso arranjo sempre substitutos mais saudáveis mas também deliciosos :)
      Já por casa da minha mãe eles não se importam nada de comer natas, até agradecem...e por isso saiu este pratinho bem rápido :)
      Beijinhos Xana *

      Eliminar
  4. Tenho andado a cortar nas natas , e opto por fazer outros molhos, Quando é mesmo preciso ou apetece aquela cremosidade, as natas de soja são excelentes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho a sorte de não gostar de natas e também não aprecio béchamel...por isso, cá por casa, nunca falta o iogurte grego e o creme culinário de soja, dois grandes amigos da minha cozinha ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Olha que este molhinho tem um aspeto irresistível!!! Só por si já dava uma entrada com um belo pedaço de pão caseiro, por exemplo,rsrs. Esta receita é mesmo fácil e rápida e resultou numa refeição deliciosa.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Márcia :) Sim, é ótima para aqueles dias em que precisamos mesmo de uma refeição bem simples e rápida mas sem afetar o sabor ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  6. Também quase nunca uso natas... Para cozinhar comida "a sério" é mesmo muuuuito raro, não me lembro de usar natas em comida. Para bolos é diferente, às vezes faço uma tarte, fiz recentemente uma pavlova, por exemplo, e aí uso natas... É como dizem por aí, uma vez não são vezes :)
    O prato parece muito bom... E se for rápido ainda melhor! Não sou grande fã de molhos ( = sou preguiçosa e portanto se quero fazer alguma coisa faço o mais simples possível), mas esse tem bom aspeto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não uso realmente porque não gosto...e fico contente com isso, porque assim substituo a cremosidade das natas por ingredientes mais saudáveis ;) hehe
      E acredita Avelã, se és preguiçosa, este prato é mesmo para ti :) hehe É para dias preguiçosos, em que precisamos de algo fácil e muito rápido para colocar na mesa...sem nunca deixar de saber bem :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  7. Eu adoro tudo o que tenha mostarda, gosto mesmo do toque que dá à comida! :)
    Já me estou a imaginar a molhar o pãozinho... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) hehe Tudo o que tenha um belo molhinho, também chama logo pela minha gula com umas belas fatias de pão ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  8. Belas receitas! Obrigada pela partilha!

    Convido-a a visitar o meu cantinho:
    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita ao meu cantinho :) Vou visitar o teu com muito gosto :)
      Beijinhos *

      Eliminar