domingo, 20 de abril de 2014

Pota à Brás


Sim, eu sei... hoje deveria ser aquele dia em que eu publicava uma sugestão alusiva à Páscoa, um qualquer doce fantástico, um folar, amêndoas, etc, etc, etc... Mas confesso... Cá em casa, esta é uma quadra à qual nunca ligámos muito. Quando eu era pequena (e o meu irmão também) ainda me lembro de nos juntarmos em casa da minha avó para almoçar em família no domingo de Páscoa (até porque a minha avó materna é minha madrinha e do meu mano ;) hehe)...Mas, com o passar dos anos, essa tradição foi acabando e, hoje em dia, sinceramente, para mim, é um outro domingo qualquer. Para além disso, também não tenho afilhados (só emprestados ;) hehe). Contudo, compreendo que esta época do ano tenha um significado especial para muitas pessoas e famílias e respeito isso. E lamento que não vos traga nenhuma receitinha alusiva à Páscoa mas, realmente, não tenho essa tradição (e nem de amêndoas gosto muito...). Por isso, neste domingo de Páscoa, deixo-vos a minha sugestão de uma bela e diferente refeição! 
Confesso que não sou fã do tradicional bacalhau à brás mas, uma vez por outra, gosto de fazer esse prato mas com outros ingredientes, especialmente com marisco ;)  Desta vez, foi a pota a eleita porque aproveitei uma promoção e trouxe 1kg para casa ;)
Continuação de um ótimo domingo e uma Páscoa Feliz para todos :)



Ingredientes para 4 pessoas: 
Cerca de 600 gramas de tiras de pota limpas
Sal, pimenta, cominhos em pó, alho em pó e colorau
8 ovos
2 colheres de sopa de leite
2 colheres de sopa de iogurte grego (ou natas)
Salsa fresca picada
1 cebola grande cortada em meias-luas
3 dentes de alho bem picados
¼ copo de vinho branco
Azeite
1 colher de sopa de açafrão das índias
1 embalagem de delícias do mar (cortadas em pedaços)
4 mãos cheias de batata frita palha ou um pouco mais, conforme os gostos (de compra ou caseira) 

- Cortar as tiras de pota em pequenos cubos (reservando quatro inteiras). Colocar numa taça e temperar com sal e pimenta, uma pitada também de cominhos e de alho em pó e uma pitada generosa de colorau. À parte, bater ligeiramente os ovos com o leite, o iogurte (ou natas) e um pouco de salsa. Reservar. 


- Levar ao lume um tacho regado com azeite e alourar a cebola e os alhos durante cerca de 2 minutos. Juntar os cubinhos de pota, regar com o vinho branco, polvilhar com um pouco da salsa picada, envolver bem e deixar cozinhar, em lume médio, durante cerca de 15 a 20 minutos, até o molho estar quase totalmente reduzido. 


- Entretanto, levar ao lume uma frigideira antiaderente regada com um pequeno fio de azeite e cozinhar as tiras de pota inteiras, temperadas apenas com uma pitada de sal, pimenta e colorau, durante cerca de 5 a 6 minutos, virando frequentemente para que fiquem douradas de forma uniforme. 


- Quando os cubinhos de pota estiverem cozinhados e o líquido do tacho tiver reduzido, polvilhar com o açafrão e mexer.


- Juntar ao tacho os ovos batidos e envolver, mexendo constantemente. Adicionar as delícias cortadas em pedaços e a batata palha, envolver bem, tapar o tacho e deixar repousar cerca de um minuto. Servir de imediato a Pota à Brás, polvilhada com mais um pouco de salsa picada e com uma tira de pota na frigideira.

10 comentários:

  1. A pota é uma alternativa barata e deliciosa se cozinhada como deve ser.
    Cá em casa desenrascou-se uma perna de borrego no forno - mas que costumo fazer noutras alturas do ano. É um almoço de Domingo como os outros, em que haverão ovos da páscoa (não digas a ninguém, mas já comi um daqueles enormes da Kinder - e sozinha ahahahahah).
    Boa Páscoa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida :)
      Hoje cá por casa também é um domingo normalíssimo...e nem sequer há ovos da Páscoa, vê lá tu, só mesmo amêndoas ;) hehe
      Beijinhos e um bom domingo ***

      Eliminar
  2. Nunca provei nada à brás sem ser bacalhau, e mesmo desse não me lembro bem... Mas parece bom! Também não ligo muito à Páscoa (até porque estas datas se tornam sempre muito "comerciais"), mas é sempre desculpa para comer pão de ló... haha, estou a brincar, mas acaba sempre por ser um bocado diferente (nem que seja pela carrada de "Boas Páscoas" que se recebe...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei bastante deste pratinho Avelã, sempre é diferente do bacalhau e, para além disso, gosto muito de pota, é versátil e económica :)
      E quanto à Páscoa...por aqui é isso mesmo ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Muito original, aliás como sempre! Gostei muito Vânia, é uma excelente sugestão e bastante económica.
    Nós por cá também não ligamos nada à Pácoa... eu nem almoço fiz :)
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida Pimentinha :)
      Por aqui a mesma coisa fiz um saladinha para o almoço ;) hehe
      Beijinhos e uma ótima semana *

      Eliminar
  4. Querida Vânia: nunca provei pota, acreditas??? Adorei o aspeto das tuas.
    Amiga: pensei nas minhas empadas para o teu desafio. Será que ainda posso editar e colocá-las lá?
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério?? Tens de provar Márcia!! É super económica e, quando bem cozinhada (tal como o polvo), fica simplesmente deliciosa :) Eu adoro e acho-a super versátil também :)
      E quanto às tuas empadas...podes simmmmmm :D Acho que vão ficar um espanto na nossa mesa do desafio ;) Trata lá disso que fico ansiosa à espera ;)
      Beijinhos grandes *

      Eliminar
  5. Olá Vânia.
    Excelente refeição, aqui sou a única a comer moluscos, por este motivo muito de longe a longe.
    Mas esta uma boa refeição e muito equilibrada.
    Aqui a Páscoa celebre-se com um almoço de família e muitos doces.
    bJS
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina :) Aqui o meu mais que tudo também não é fã, só gosta mesmo de lulas e não pode ser muitas vezes ;) hehe Já eu sou completamente fã e como sempre que posso! E claro desforro-me quando vou cozinhar e comer para casa da minha mãe, como foi o caso desta refeição ;) hehe
      Beijinhos e resto de uma ótima semana *

      Eliminar