domingo, 13 de abril de 2014

Bife na tábua e pãozão recheado com queijo e ervas


Bem sei que, em blogues como este, dedicados à culinária, as fotografias são algo de muito importante. Porque, afinal, é bem verdade, os olhos também comem! Mas queria tanto publicar esta receita, há já algum tempo, e não havia meio de a fazer novamente para tirar uma fotografia melhor. Fazia e faço este petisco tantas vezes e parece que, quando mais queremos voltar a recriá-lo, para tirar uma boa fotografia e tentar fazer um belo post, as coisas simplesmente não acontecem. Ou porque não surge a oportunidade, ou porque faltam os ingredientes, ou porque nos esquecemos...não interessa! Corri o risco e resolvi-me a publicá-la mesmo assim (prometo que quando a voltar a fazer, tiro novas fotos, todas bonitinhas, e faço novo post). Esta é uma daquelas receitas que não podia faltar no meu blog e não podia esperar mais para ser publicada. Acho que nunca vos disse mas tenho uma adoração por comida na tábua: por refeições servidas na tábua mas, principalmente, por refeições temperadas e servidas na tábua! E esta é simples e deliciosa e, sinceramente, não conheço ninguém que a tenha provado e não a tenha adorado. Esta fotografia foi tirada dum telemóvel de uma amiga minha, num dos nossos jantares de amigos em que fiz este petisco para a nossa bela mesa :)
Em casa da minha mãe, fazia esta refeição várias vezes para jantarmos e era sempre bem-vinda! Cá por casa, também gostamos muito destes petiscos, já sabem, e encaixam-se bem naquelas nossas "refeições decandentes de domingo" :) E os amigos que já provaram adoram! Tenho inclusive um amigo meu que, sempre que se fala nos meus cozinhados, "grita" pelo meu bife na tábua. Já lhe dei a receita e tudo, ele já a fez, mas diz que nunca consegue que lhe saiba tão bem como quando eu lha fiz ;) Coisas daquelas que não conseguimos explicar mas que sabem sempre bem ouvir :)
Uma refeição ideal para partilhar, com o mais que tudo, com a família ou com os amigos...e, de preferência (pelo menos para mim) acompanhada de um belo copo de um bom vinho ;)

Ingredientes para 4 pessoas: 
2 bifes grandes de vaca/vitelão ou 4 costeletas de porco (já fiz com várias carnes e acho que fica sempre bem, é ao vosso gosto a carne a usar)
Sal, pimenta e colorau
Azeite
Molho inglês
1 pão rústico, bem grande, a vosso gosto
1 colher de sopa de tomilho em folhas
1 colher de soca de orégãos
1 colher de sopa de cebolinho seco
1 colher de sopa de ervas de Provence
2 dentes de alho
Queijo a gosto (eu gosto de usar 1/2 de queijo brie e 1/2 queijo de cabra)
4 a 5 pimentos assados em conserva
1 mão cheia de salsa fresca 
Cebolinho fresco 
 
- Temperar os bifes com uma boa pitada de sal, pimenta, colorau e regá-los bem com um generoso fio de azeite e uns salpicos de molho inglês. Se possível, deixá-los a marinar um pouco.

- Entretanto, com a ajuda de uma boa faca, cortar o pão em tiras, tanto horizontais como verticais, cortando o máximo possível até à base do pão mas sem o separar (deve parecer uma espécie de jogo do galo gigante desenhado no pão .. hehe). Espalhar por todo o pão as ervas aromáticas secas e 1 dente de alho picado, regando bem com azeite, certificando-se de que o interior do pão está temperado e "barrado" de forma uniforme. Nestes cortes que se abriram no pão, distribuir o queijo cortado em pequenos pedaços. Levar ao forno previamente aquecido a cerca de 180ºC durante mais ou menos 10 a 15 minutos, tempo suficiente apenas para que o pão fique quente e estaladiço e o queijo derreta. 

- Entretanto, levar ao lume uma frigideira antiaderente e cozinhar a carne (eu não sou grande apreciadora de carne muito mal passada mas, para esta receita, a carne deve ficar com uma boa crosta exterior, bem alourada, mas com o interior ligeiramente mal passado, deixem ao vosso gosto). Enquanto a carne está na frigideira, colocar o dente de alho na tábua de madeira (a tábua não deve estar fria, tentem tê-la na cozinha, perto do forno, para que fique pelo menos à temperatura ambiente), regá-lo com um pequeno fio de azeite e picá-lo bem. Juntar depois à tábua os pimentos, a salsa e o cebolinho e picar tudo grosseiramente, regando tudo com um fio generoso de azeite. Quando a carne estiver pronta, colocá-la na tábua, em cima deste preparado, fatiá-la e envolver tudo ligeiramente. Servir de imediato com o pão acabadinho de sair do forno.

18 comentários:

  1. Gostei da sugestão, fica um petisco tão apetitoso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Luísa, fica mesmo um petisquinho bom :)
      Beijinhos e bom domingo *

      Eliminar
  2. Estou a ver que a receita é famosa :)
    A fotografia não está assim tão má! É sempre difícil, admiro imenso aquelas pessoas que têm fotografias todas bonitinhas porque normalmente, e principalmente com comida, há gente a barafustar que quer comer :P Mesmo com os doces é a mesma coisa :)
    O que interessa é que, pelos vistos, é muito boa! Isso de depender do cozinheiro é verdade, há receitas que simplesmente ficam melhores se for determinada pessoa a fazê-las... Há sempre alguém com um jeitinho especial para isso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, nem sempre é fácil tirar fotos bonitinhas com os pratinhos, especialmente quando temos a casa cheia de amigos para jantar ;) hehe Este foi um desses casos :)
      Beijinhos e resto de um bom domingo *

      Eliminar
  3. Desconhecia este petisco, mas estou mesmo deslumbrada!
    Parece bem simples de fazer, mas cheio de sabor, tal como se quer um verdadeiro petisco! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) hehehe Obrigada :)
      E sim é bem verdade...é daqueles petisquinhos fáceis e que deixam todos satisfeitos ;)
      Beijinhos e continuação de um bom domingo *

      Eliminar
  4. Adoro esse tipo de petisco! Uma delícia e se lhe juntarmos o pãozinho acabado de sair do forno ,então é a loucura total,rsrs.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) hehe Não podia estar mais de acordo contigo Márcia ;)
      Beijinhos e boa semana *
      Vânia

      Eliminar
  5. Petiscos são sempre bem-vindos cá a casa :)
    Ficou fantástica esta tábua, com os bifes e o pão acabado de sair do forno!
    Simples e que delicia qualquer um!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá por casa é exatamente a mesma coisa Joana...e este é um dos favoritos ;)
      Beijinhos e uma boa semana *

      Eliminar
  6. Olá Vânia
    Que petisco maravilhoso!
    Faço um pão parecido com este, mas nunca me lembrei de o servir assim... Adorei! Até estou a babar a imaginar o bife rosadinho a libertar os seu sucos, com os pimentos assados, ai que não dá para resistir :D
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah :) Tens de experimentar então Pimentinha...garanto-te que é mesmoooo de comer e chorar por mais ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  7. Esse pão é fantástico, também já experimentei e fica delicioso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, é mesmo uma delícia. Por cá adoramos :)
      Beijinhos e boa semana *
      Vânia

      Eliminar