quarta-feira, 2 de abril de 2014

Hambúrgueres orientais com salteado de legumes e feijão


Acho que já conhecem um pouquinho de mim para saberem que adoro refeições com um toque do mundo :) Misturar ingredientes, sabores e aromas das várias cozinhas é aquilo que mais prazer me dá fazer na minha :)
E já sabem também como gosto dos sabores orientais! E, como este tipo de receitas também tem tido uma imensa recetividade da vossa parte e um feedback bastante positivo, aqui fica mais uma :)
Fácil, fácil, fácil e muito rápida! Uma refeição leve mas com ótimos sabores, que faz as nossas papilas gustativas ficarem cheias de dúvidas e questionarem-se "mas que tipo de comida é esta? isto é de onde?" Adoro dar cabo das minhas :) hehe  Mas, no final, elas harmonizam-se quase sempre e, deste prato, gostaram muito!


Ingredientes para 2 pessoas: 
Carne de porco picada (piquei a carne em casa e usei cerca de duas mãos bem cheias de carne)
Sal e pimenta q.b.
Uma pitada de cominhos, colorau, gengibre em pó, alho em pó e lemongrass moído
Azeite
Molho de soja
Sementes de sésamo
1 dente de alho
1 pedaço de gengibre fresco (com cerca de 2 ou 3 cm)
1 cenoura ralada
1 chávena bem cheia de couve chinesa cortada em juliana
½ chávena de feijão verde cortado
½ chávena de alho-francês cortado às rodelas
Malagueta picada a gosto
200 gramas de feijão branco cozido e escorrido
2 colheres de sopa de vinho branco
- Colocar a carne picada numa taça e temperá-la com uma pitada de sal, pimenta, cominhos, colorau, gengibre em pó, alho em pó, lemongrass e juntar-lhe cerca de 2 colheres de sopa de molho de soja. Com as mãos, misturar tudo muito bem. Dividir o preparado em quatro partes iguais, formar bolas e depois achatá-las, dando-lhes a forma de hambúrgueres. Se possível, levar ao frigorífico durante 30 minutos a uma hora.

- Levar ao lume uma frigideira antiaderente regada com um fio de azeite e com um fio de molho de soja. À parte, deitar numa taça sementes de sésamo. Quando a frigideira estiver quente, passar os hambúrgueres pelas sementes de sésamo, pressionando bem de ambos os lados para que as sementes adiram, e colocar a carne na frigideira, deixando cozinhar durante cerca de 10 minutos, virando os hambúrgueres pelo menos uma vez a meio da cozedura, até terem uma camada exterior bem dourada e o interior estar cozinhado mas não demasiado seco.

- Entretanto, levar ao lume, ao mesmo tempo, uma wok bem regada com azeite e adicionar o dente de alho e o pedaço de gengibre fresco ralados. Juntar os legumes e a malagueta, regar com o vinho branco e com um pouco de molho de soja e temperar com pimenta. Saltear durante cerca de 4 minutos, até os legumes estarem cozinhados mas ainda terem textura. Nessa altura, acrescentar o feijão, envolver tudo muito bem, deixar cozinhar durante mais 2 minutos, retificar os temperos e desligar.

- Servir os hambúrgueres com o salteado de vegetais e feijão, acompanhados de um molho de iogurte com sweet chilli (para este, basta juntar 2 colheres bem cheias de iogurte grego com uma colher de sopa de sumo de limão, uma pitada de sal, pimenta e colorau, um pequeno fio de azeite e uma colher de chá de molho sweet chilli).

E NÃO SE ESQUEÇAM!!! :) É já amanhã que vão poder conhecer a nova aventura em que eu e a Ovelha Negra nos lançámos!
E, como sei que a minha querida Teresa, do blog Ovelha Negra, também gosta destes sabores orientais, vou aproveitar este post para responder ao "desafio" que ela me lançou. Tanto eu como ela fomos nomeadas pela Pimentinha, do blog Pitadas de Coisas Boas, para o Premio Conóceme (como podem ler aqui). Como tal, já não nos podíamos nomear uma à outra posteriormente. Mas achámos tanta piada a esta brincadeira (que nos ajuda a conhecer melhor outros blogs e os seus autores) que quisemos continuar :) hehe  E, como tal, achei tanta piada às questões que ela colocou aos outros, e ela achou tanta piada ao facto de eu responder mais uma vez, que aqui vão as respostas às perguntas (umas parvas, outras nem tanto - palavrinhas dela) que ela colocou:

1. Como te inspiras para cozinhar? O dia a dia, um momento especial..  
Eu acho que passo grande parte do meu dia, já para não dizer mesmo a maior parte, a pensar em comida. Quando não estou a ver blogs de culinária ou a escrever receitas, estou a ver programas de cozinha. Portanto, a minha inspiração chega-me todos os dias, um pouco de todo o lado. Tenho o hábito (velhinho hábito de menina estudiosa, rato de biblioteca e posterior jornalista) de andar sempre, mas sempre, com um bloco de notas atrás. E, como tal, quer esteja sentada no sofá, quer esteja num café, quer vá a andar de carro, vem-me uma ideia à cabeça, eu paro e tenho de a escrever. E depois, como adoro listas, planeamentos e coisas afins, todas as semanas tiro um dia para me sentar, folhear os meus cadernos, puxar pela cabeça e decidir as refeições dos próximos dias :)
2. Como é uma noite de Sábado perfeita para ti? 
Um jantar com o mais que tudo e os nossos amigos, de preferência em nossa casa para eu poder passar grande parte da tarde na cozinha, regado de boa comida, boa conversa, boas gargalhas...ah, e claro...bom vinho ;)
3. Se tiveres de escolher uma cidade no mundo para jantar, qual escolhias? 
Sinceramente?! Jantava em qualquer parte porque o que eu gosto mesmo é de comer...não sou esquisita ;)
4. Qual o melhor adjectivo que te caracteriza? 
Com esta é que deste cabo de mim ;) ... sei lá... não me consigo resumir numa palavra... por isso vou escolher...Feliz !!
5. Para mim a música é muito importante - diz-me o que andas a ouvir por estes dias :) 
Nestes dias, por acaso, a única música que tenho ouvido são os genéricos dos programas de culinária que vejo ;) hehehe  Mas já sabes, oiço mesmo de tudo um pouco - e podemos cozinhar as duas ao som de Arctic Monkeys ;) 

6. Qual é o melhor prato que alguma vez comeste? 
Todos aqueles que comi quando estava morta de tanta fome :) hehe  não, agora a sério, não tenho assim nenhum prato de eleição. É mesmo como costumo dizer: "eu sou um bom garfo" :)
7. Salgados, ou és mais bolos?
Salgados, salgados e mais salgados :)
 
8. Inverno ou Verão? Mais fescote ou o que se quer é calor? 
Sinceramente nem um nem outro. Eu sou mesmo é de Primavera e de Outono :) Adoro as meias-estações, aquele temperatura amena, aquela roupa leve mas aconchegante... não gosto de chuva e odeio calor em excesso.
9. O que me tira mesmo do sério é... 
As receitas que idealizo não me correrem bem e alterarem-me os planos à última da hora 
10. Um livro que te arrebate por completo 
Não tenho. Adoro livros e adoro ler. Leio de tudo mesmo e nunca digo não a uma sugestão de leitura mesmo que, à partida, possa não parecer bem o meu género.
11. Uma receita para um Domingo especial (já que a pergunta "o que dizem os teus olhos" já está mais do que batida)
Os meus olhos dizem que uma receita para um domingo especial (excetuando os de verão que aí não dá gozo nenhum ficar em casa) é ter os olhos colados na televisão, ou quiçá entreabertos, bem descansadinha e, de preferência, fazendo muito pouco...e isso inclui cozinhar porque o domingo, cá por casa, é o dia da molenguice e da preguicite aguda. Por isso, a receita mesmo ideal é muita comidinha já pronta ou de fácil preparação e daquelas que eu tanto adoro aos domingos, bem decadentes ;)


26 comentários:

  1. Adorei a receita :)
    E as respostas! E descobrir que temos imenso em comum faz-me voltar àquela questão de eu ser um e.t. e afins. Acho que quem vai responder às tuas perguntas sou eu, só pela piada. Um beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah Tens epifanias de ET :D hehehehe Sua tola ;)))
      Vou já lá ver as tuas respostas :)
      E ainda bem que gostaste da receita, foi em tua homenagem ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Muito bom, mesmo!! Já dei umas risadas a ler este teu post bem disposto :)
    A receita é fantástica e deve estar deliciosa.
    O vosso projecto... já estou ansiosa por conhecer... amanhã não posso perder!
    Bjokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehe :) Fico muito feliz por saber que o post contribuiu para, pelo menos, o teu dia ficar um pouco mais bem disposto com umas belas risadas :)
      E quanto ao projeto, não percas amanhã! Acho que vocês vão todas gostar (pelo menos nós estamos de joelhos a rezar para que isso aconteça :) hehe)
      Beijinhos grandes ***

      Eliminar
  3. Ótima receita, bem original.
    Gostei das tuas respostas, sem vai caindo o véu por trás do pc.Heheheh e se vai descobrindo um pouco mais da pessoa. :)
    Bjins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cristina :)
      Sim, isso é verdade. Acho que a piada disto é mesmo isso: darmos a conhecer a todos que nos visitam diariamente um pouco mais da pessoa que está por detrás do computador :) Ainda bem que gostaste :)
      Beijinhos ***

      Eliminar
  4. Uma verdadeiramente deliciosa combinação de sabores e aromas. ADORO!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Lia, fico muito feliz por teres gostado :)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  5. Huummm...vem mesmo na hora certa

    Adorei ler mais um pouco sobre ti...beijinhos

    https://www.facebook.com/entretralhasepanelas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehe :) Obrigada Elisabete :)
      Assim sempre se vai conhecendo um pouco mais das pessoas que todos os dias, através dos blogues, vão fazendo cada vez mais parte das nossas vidas :)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Que bom aspecto!!!!Vou experimentar :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então depois conta-me tudo Sara :) Cá por casa gostámos muito. Uma refeição leve e diferente, mas ao mesmo tempo bem aconchegante :)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  7. Uma refeição super deliciosa...está com um aspecto muito apelativo!
    Era um rico jantarinho para mim!
    Obrigada pela tua visita...fiquei muito feliz!

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E obrigada por retribuíres a visita e por deixares (como sempre) comentários tão carinhosos e simpáticos :)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  8. Hummm parecem-me deliciosos :)
    Um resto de uma boa semana.
    Beijinhos
    Ana
    http://receitasfaceisrapidasesaborosas.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana :) A mim souberam-me muito bem ;)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  9. Adorei este post! A receita é simplesmente deliciosa, nem sabes o que te invejo por teres quem partilhe dos mesmos gostos quanto a temperos menos comuns! Eu nem molho de soja posso usar caso não seja só para mim, já viste a frustração?!
    Mas um dia destes experimento uma das tuas iguarias :)
    Se gostas de Primavera e Outono é um bom principio para aquilo que nós sabemos!
    Beijinhos e espero ansiosamente pela nova aventura!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso tenho bastante sorte nisso porque o meu mais que tudo adora sabores um tanto ou quanto diferentes, por assim dizer, principalmente tudo que tenha a ver com as cozinhas oriental e indiana :) Mas, por outro lado, partilho do mesmo problema que tu no que toca a coisas tão simples como um belo peixinho fresco (nasceu numa terra de mar, tal como eu, e é tãoooo esquisito nisso...). Mas, aqui por casa, há uma máxima: temos de comer o mais variada e equilibradamente possível e, muito raramente, eu cozinho duas refeições. Por isso, de vez em quando, também há que fazer certos "esforços"...Mas, felizmente, este tipo de refeições não entra nessa categoria para nenhum de nós :)
      Será que tenho de fazer aquilo que nós sabemos para nos juntarmos e comeres iguarias destas até caíres para o lado?! ;) hehe
      Beijinhos grandes e amanhã fica atenta a esta nossa nova aventura ;)

      Eliminar
  10. Também gosto de dar um toque desses na comidinha!! Os meus panados levam todos umas sementinhas! Adorei a tuda sugestão :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Dá sempre um toque diferente e saboroso não é? Eu adoro também :)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  11. Cá em casa também se usam muito os sabores orientais. Adorei esta receita e também gostei de poder continuar a conhecer-te mais um pouco :)
    O adjectivo feliz parece caracterizar-te muito bem ;)
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  12. Eu tb sou como tu, as meias estações são perfeitas :) Não tenho prato preferido, adoro comer :) Gostei de conhecer mais um poquinho de ti!!!
    E estes hamburguers estão qualquer coisa de fenomenal!! Adorei :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Xana :) Fico muito feliz por teres gostado desta refeição e também de ler as minhas respostas. Achei esta iniciativa gira precisamente por isso...por podermos mostrar mais um bocadinho de nós àqueles com quem diariamente convivemos na blogosfera :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  13. E pensar que as especiarias eram tão valiosas... É incrível!
    Também gosto muito de pratos bem temperados, a especiaria de que mais gosto é definitivamente salsa, adoro! Como tenho fresca ponho imensa em tudo... :)
    Esse hambúrgueres parecem deliciosos, gosto imenso de sementes de sésamo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Huummm, salsa fresquinha...adoro também! É uma erva aromática muito nossa e muito europeia, dá um toque fresco e aromático aos pratos extraordinários :)
      Beijinhos Avelã e bom fim de semana *
      Vânia

      Eliminar