segunda-feira, 28 de abril de 2014

Almôndegas barbecue


Como a segunda-feira é sempre difícil porque custa sempre "arrancar" com uma nova semana, ainda por cima depois de um fim de semana prolongado, hoje trago-vos uma daquelas receitas simples, simples, mas mesmo simples. Porque às vezes também são precisas certo? E porque, há vezes, em que estas refeições são precisamente aquelas que melhor nos sabem...não é verdade? :)
Sabem o que é que eu adoro nestas almôndegas? Aquele sabor meio agridoce com que ficam, com um belo caramelizado exterior e uma carne super suculenta por dentro!!! E podem servi-las com aquilo de que mais gostarem (arroz, massa, puré, salada, batatas fritas, etc...mas digo-vos que dentro de uns wraps ou tortilhas ficam simplesmente divinais). 
Mas sabem como é que eu gosto mesmo mesmo de servir estas almôndegas? Gosto de as fazer assim mais pequeninas, espetar-lhe um palito, colocar na mesa uma travessa recheada delas e uns belos molhos mais frescos para contrastarem com o barbecue (como molho de iogurte) e servir como uma entrada. Num jantar de amigos então, em que estamos todos à mesa a conversar e a petiscar antes de comer a refeição principal, sabem mesmooooo muito bem :)



Para duas pessoas: 
400 gramas de carne de porco picada
Sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de cominhos moídos
1 colher e meia de chá de colorau
1 colher de chá de tomilho seco
1 colher de sopa rasa de molho inglês
Sumo de 1/2 limão
1 colher de sopa de molho barbecue (caseiro ou de compra)
1 colher de sopa de azeite
 

- Temperar a carne picada com sal e pimenta, os cominhos, o colorau, o tomilho, o molho inglês e o sumo de limão. Formar almôndegas e, se possível, reservar no frigorífico durante pelo menos meia hora.


- Numa tacinha, juntar o molho barbecue (para quem não tiver, pode juntar uma colher de chá de ketchup e outra de molho inglês que dará à carne um caramelizado muito bom e semelhante) e o azeite. Mexer, verter sobre as almôndegas e agitar bem para que o molho se distribua sobre elas de forma uniforme.


- Colocar as almôndegas numa frigideira antiaderente bem quente, regada com um pequeno fio de azeite, e ir mexendo sempre para que não colem e fiquem caramelizadas de igual forma. Quando já estiverem com uma cor bem dourada no exterior, baixar um pouco o lume e continuar a cozinhar, salpicando constantemente a carne com vinho branco ao longo da cozedura para o molho não espessar em demasia e nada colar à frigideira.  

- Retirar e servir como prato principal ou como entrada. 

22 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Luísa :) Ficam mesmo uma delícia ;)
      Beijinhos e uma ótima semana *

      Eliminar
  2. Credoo que uma pessoa fica com vontade de comer almôndegas ao pequeno almoço. Não se faz! Havias agora de andar a pensar nas minhas bolachas - cheias de açúcar e manteiga (e amor claro está). Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) ahahahah ;)
      Eu já andei a pensar bastante nas tuas bolachas acredita...principalmente porque sei que as tenho de fazer para o mais que tudo e que, muito provavelmente, depois disso, ele não vai mais conseguir parar de pensar nelas :D hehe Já anotei a receita e tudo ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Estão lindas as almôndegas!
    Devem ter ficado com um sabor fantástico, meio agridoce que também adoro :)
    Servidas com um palito e regadas nesses molhos já estou a imaginar!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D Sim Joana, é precisamente assim que mais gosto delas...dá para imaginar não?! Nhamiii ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Eu adoro almôndegas, estão cá com um aspecto!!! Com esse molhinho fica mesmo tentador!!! E eu cheia de fome... lol
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) hehe Obrigada Xana :) E ver comidinha à hora de almoço, quando se tem fome, é uma verdadeira tortura, percebo-te perfeitamente ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  5. Parece muito bom! E a sugestão de entrada parece muito boa, só que geralmente não faço entradas (acho que nunca fiz)... Mas deve ser um bom sdinner - primo do brunch, entre lanche e jantar. Vou registar a patente e já venho ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Avelã :)
      No dia-a-dia também é muito raro fazer entradas mas quando junto os amigos à volta da minha mesa para uma jantarada, há sempre entradinhas...faz parte do convívio ;) hehe Mas a tua sugestão também se adequa perfeitamente...tal como também ficam ótimas a acompanhar um pratinho de uma bela sopa e está uma refeição feita ;)
      Beijinhos *

      Eliminar
  6. Só comi uma única vez almôndegas. Foram cozinhadas por uma familiar. Confesso que não fiquei fã. Mas não desisti e um dia destes experimento fazer eu :) essas tem um excelente aspecto. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério?! Cá por casa então é precisamente o contrário.. adoramos almondegas, comemos imensas vezes...por isso tenho tantas e tantas receitas já publicadas e por publicar com elas ;) E ainda muitas mais anotadas no caderninho para fazer ;)
      Tens de experimentar. Quando são feitas em casa, temperadas a nosso gosto, são ótimas :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  7. Olá:)

    Sou nova aqui no teu blog mas para a primeira visita fiquei encantada com o que vi e adorei o blog. Parabéns e muito sucesso!

    Aprecio muito almôndegas e são frequentes na minha Casinha mas como as tuas nunca comi, mas confesso que adorei - da próxima vez vou experimentar:)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Formiguinha :)
      Muito muito obrigada pela tua visita e pelas tuas palavras tão simpáticas! Fico muito feliz que tenhas gostado deste meu cantinho e espero que voltes muitas e muitas vezes...serás sempre muito bem-vinda :)
      E quando decidires experimentar as almondegas, espero que venhas aqui contar-me tudo ;)
      Beijinhos *
      Vânia

      Eliminar
  8. Que excelente sugestão!
    Vão fazer as delícias da maltinha cá de casa :)

    Beijinhos
    Petiscana - http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana Filipa :) Espero que façam tanto as delícias aí de casa como fizeram por aqui ;)
      Beijinhos e um ótimo fim de semana *
      Vânia

      Eliminar