terça-feira, 22 de abril de 2014

Rolinhos de legumes com salmão asiático


E aqui está, mais um jantar simples, com aqueles sabores asiáticos, bem ao gosto cá de casa. Uma embalagem com folhas de massa brick quase a alcançar o prazo de validade, uns legumes no frigorífico e uma posta de salmão (filha única) serviram de mote para esta refeição, diferente e simples.



Ingredientes para 2 pessoas: 
Cerca de 50 gramas de glass noodles
1 posta de salmão sem espinhas
Sal e pimenta q.b.
Molho de soja
1 colher de chá de mel
1 chávena bem cheia de couve chinesa cortada em juliana
1 chávena de alho francês cortado em rodelas finas
1 cenoura cortada em palitos finos
Azeite
1 dente de alho ralado
1 cebola pequena cortada em meias-luas
Gengibre em pó
4 folhas de massa brick
1 colher de chá de vinagre de arroz
Sementes de sésamo a gosto 

- Colocar os glass noodles numa taça e reservar. Temperar o salmão com uma pitada de sal e pimenta e regá-lo com um fio de molho de soja e com o mel. Reservar também.


- Levar ao lume um tacho com água e sal. Quando ferver, juntar a couve chinesa, o alho francês e a cenoura, deixando cozinhar durante 2 a 3 minutos. Retirar, escorrer, passar por água fria e cozinhar. Aproveitar um pouco desta água da cozedura para verter na taça dos glass noodles, cobrindo-os totalmente, e deixá-los cozinhar durante cerca de 5 minutos, ou consoante o tempo das instruções da embalagem.


- Levar ao lume uma frigideira ou wok regada com um pequeno fio de azeite. Alourar o alho e a cebola durante uns segundos, adicionando depois os legumes anteriormente fervidos. Temperar com uma pitada de sal, pimenta e gengibre em pó e regar com um pouco de molho de soja. Saltear durante 2 ou 3 minutos e desligar. Reservar e deixar esfriar o mais possível este preparado.


- Sobrepor duas folhas de massa brick, recheá-las com um pouco do preparado e enrolar a massa para que fique com o formato de um crepe chinês. Repetir o processo até terminar o preparado e/ou as folhas de massa brick.


- Colocar os rolinhos num tabuleiro forrado com papel vegetal, pincelá-los com um pouco de manteiga derretida e levar ao forno durante cerca de 20 a 30 minutos, ou até a massa estar bem dourada e crocante (eu levei ao forno para que fossem um pouco mais saudáveis mas podem perfeitamente fritá-los. é verdade que não ficam tão saudáveis mas ficam muito mais crocantes e estaladiços).


- Entretanto, levar ao lume uma frigideira antiaderente e cozinhar o salmão (neste prato, eu gosto do meu salmão bem selado por fora mas ainda ligeiramente mal cozinhado no interior, mas deixem o peixe a vosso gosto). Cerca de 2 minutos antes de retirarem o peixe da frigideira, salpiquem-no com o vinagre de arroz e polvilhem-no com as sementes de sésamo. 


- Servir os rolinhos de legumes com o salmão, acompanhados de um bom molho agridoce.

18 comentários:

  1. Pões estes pratos aqui e eu rendo-me. Ai ai, agora até comia rolos - e não são 10h da manhã!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) hehehehe Ouvi dizer que hoje vais matar essa gula ;) Aproveita :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  2. Adoro sabores asiáticos, que bom aspecto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marisa, eu sou mega fã de sabores orientais :)
      Beijinhos *

      Eliminar
  3. Eu sou fã de salmão! Adorei esta tua sugestão de sabores asiáticos!
    Vou ter de fazer esta receita...

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marlene :) Espero que gostes como nós gostámos ;)
      Depois se a fizeres, conta-me tudo ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Vânia :)

    E assim se consegue uma refeição que, além de deliciosa, emana aroma para além das fronteiras da tua cozinha decerto ! :)
    Um prato excelente, (gosto tanto de salmão) onde todos os ingredientes são importantes e fazem a diferença ! :)

    Um beijinho grande *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Isabel :)
      Eu também adoro salmão...só de pensar já estou de novo com fome ;) hehe
      Beijinhos grandes ***

      Eliminar
  5. Mais uma excelente sugestão com sabores da Ásia! Adoro!!
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem sei que me compreendes nesta aventura de sabores e aromas asiáticos Pimentinha ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  6. És mesmo uma sortuda em ter quem alinhe contigo nesses sabores!!
    A mim, resta-me ficar aqui a olhar e salivar! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nisso tens razão!! ;) Tenho uma "cobaia" fantástica, que alinha comigo nestes sabores e em muitos outros ;) hehe Não me posso mesmo queixar! :)
      Um dia combinamos e vingas-te disso tudo ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar
  7. Está muito tentadora, esta receitinha :)
    Adoro a forma como combinas os ingredientes.
    Bjos

    ResponderEliminar
  8. Que bom aspeto! Adoro sementes de sésamo nesse tipo de coisas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro sementes de sésamo :) Sempre que posso lá salpico qualquer coisa com elas ;) hehe
      Beijinhos *

      Eliminar