terça-feira, 18 de março de 2014

Almôndegas flambadas em molho cremoso com cogumelos e legumes



Pelo menos uma vez por mês, compro carne (normalmente tento sempre encontrar boas promoções) e dedico-me a picá-la em casa (podem ver um post sobre essa tarefa aqui). A carne picada pode ter inúmeras utilizações e dá para fazer várias refeições por um bom preço. E não há nada como dedicarmos um bocado de tempo a picá-la em casa e a temperá-la a nosso gosto. Tento sempre variar o mais possível as receitas que faço com este tipo de carne mas não há uma única vez em que pique carne e não faça algumas almôndegas. O meu namorado adora e, para nós aqui por casa, é aquele tipo de refeição que cai sempre bem, não importa o dia ou a estação do ano. Por isso, receitas de almôndegas não faltam por aqui. E é uma dessas que vos deixo hoje... até porque voltámos a iniciar aqui por casa o "ciclo" das receitas saudáveis e económicas (a aproximação do bom tempo tem destas coisas..hehe)... Vou-vos dando conta de como estão a correr estas nossas refeições :)



Ingredientes para duas pessoas:
10 almôndegas (eu uso sempre almôndegas feitas por mim. Por isso estas já estavam temperadas com uma pitada de sal, pimenta, cominhos, colorau e orégãos)
Azeite
Vinho branco
Colorau
Pimenta
1 cálice de licor vínico Moscatel
1 dente de alho ralado
1 pedaço de pimento bem picado
1 chávena de cogumelos frescos
1 chávena de mistura de legumes (usei feijão verde, cenoura e milho. Podem usar uma macedónia congelada)
3 colheres bem cheias de polpa de tomate
½ copo de creme culinário de soja (substituto de natas)

- Regar com azeite o fundo de uma frigideira larga (tipo wok) ou de um tacho. Juntar as almôndegas e deixar que a carne comece a cozinhar e a alourar. Ir refrescando com um pouco de vinho branco para que as almôndegas não colem à frigideira e a carne se mantenha suculenta. A meio da cozedura, polvilhar com uma colher de chá de colorau e juntar o cálice de Moscatel, inclinar a frigideira até que a chama do fogão atinga o álcool, deixar fazer chama e abanar a frigideira até que o fogo apague. Cozinhar mais um pouco até as almondegas estarem bem douradas. Retirar e reservar.

- Na mesma frigideira regada com mais um pouco de azeite, colocar o dente de alho e o pimento vermelho. Refogar durante dois minutos e salpicar com mais um pouco de vinho branco. Acrescentar os cogumelos e os legumes, cozinhando durante mais dois minutos, e adicionar de seguida a polpa de tomate. Temperar com pimenta moída na altura e mais uma pitada de colorau e deixar levantar fervura. Nessa altura, juntar o creme culinário de soja e deixar em lume brando durante cerca de 5 minutos, até o molho adquirir uma consistência mais espessa. 

- Colocar as almôndegas no molho e servir com brócolos cozidos regados com um fio de azeite.

10 comentários:

  1. E que bela refeição, adoro almondegas
    Gostei muito desta sugestão
    Beijokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Lena :) Também adoro almondêgas! E acho que estas se encaixam nos teus "sabores leves" e podem bem constar da tua ementa, sem pesos na consciência ;)
      Beijinhos
      Vânia

      Eliminar
  2. hummm... bem guloso esse tachinho de almôndegas! Adoro!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Maria João :) Sei que aí por casa andam em dieta mas estas almôndegas são um pecado permitido ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Eu também nunca como almôndegas que não sejam caseiras e estas estão mesmo muito apetitosas!
    Gosto muito desse molho, o moscatel dá-lhe aquele toque especial :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :) Não há nada como a carne picada e temperada em casa :) Desde que o comecei a fazer, nunca mais comprei nada disso feito!
      Beijinhos

      Eliminar