sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Lulas com aroma fresco, amêijoas, puré com azeitonas e ovos de codorniz



É sexta-feira!!!! :) :) :)
Hoje é um dia muito muito complicado para mim, e também muito muito longo (tento ver o lado positivo: assim o fim-de-semana parece que sabe melhor ainda), mas não quero deixar de publicar aqui mais uma receita. E que tal entrarmos no fim-de-semana com um prato reconfortante, cheio de sabores, que parece que mistura o calor e o conforto necessários no inverno com o aroma fresco da Primavera, pelo qual já todos ansiamos?! :)
Desafio-vos a provarem este prato e a dizerem de vossa justiça :) Sim, dá um pouco de trabalho e suja alguma loiça (mas no fim-de-semana temos sempre mais um tempinho dsponível), mas é tãooo bom !! Pelo menos, aqui por casa, soube-nos tão bem esta simplicidade de vários sabores misturados!



Ingredientes para 2 pessoas:
5 batatas grandes
8 lulas
2 chávenas de amêijoas
Sal e pimenta
Colorau
Salsa picada
Piripiri moído
1 dente de alho ralado
1 pedaço de gengibre ralado
1 pedaço de pimento vermelho
½ malagueta verde
Azeite
1 lima
1 colher de chá de molho pesto
1 noz de manteiga magra
1 noz de queijo fresco em creme
½ copo de leite
Cebolinho picado a gosto
2 colheres de sopa bem cheias de azeitonas cortadas às rodelas
1 noz de manteiga de ervas (podem ver a receita aqui. Senão tiver, pode substituir por manteiga normal)
1 colher de chá de mostarda
½ copo de vinho branco
Sumo de ½ limão
Ovos de codorniz

- Cozer as batatas em água temperada com sal. Quanto estiverem muito bem cozidas, escorrer a água e triturar as batatas (podem ser bem esmagadas com um garfo ou uma colher de pau). Reservar.

- Abrir as lulas ao meio, golpeá-las superficialmente e temperar com sal, pimenta, colorau, salsa picada, piripiri e alho e gengibre ralados. Reservar.

- Entretanto, colocar numa picadora o pimento vermelho, a malagueta, o azeite, o sumo de meia lima e o molho pesto. Triturar tudo até ficar com a consistência de um molho e polvilhar com salsa picada no final, misturando. Reservar. 

- Colocar as batatas esmagadas num tacho e levar a lume brando. Juntar a manteiga, o queijo-creme e o leite (ir juntando o leite aos poucos até atingir a consistência desejada). Polvilhar com cebolinho picado, acrescentar as azeitonas, envolver tudo muito bem, desligar o lume, tapar o tacho e reservar.

- Levar ao lume uma frigideira funda (tipo wok) ou um tacho, bem regado com azeite. Juntar as amêijoas, temperar com sal, acrescentar a noz de manteiga de ervas, a mostarda e regar tudo com o vinho branco. Deixar cozinhar até que as amêijoas abram e o molho esteja bem apurado. Antes de servir, regar com o sumo de limão e polvilhar com salsa picada. Ao mesmo tempo, levar também ao lume uma frigideira antiaderente regada com um fio de azeite. Colocar nela as lulas e deixar cozinhar durante cerca de 5 minutos, virando as lulas a meio da cozedura. Mesmo antes de retirar as lulas do lume, regar com o sumo da restante lima e polvilhar também com um pouco de salsa picada.

- Colocar num prato um pouco do molho de pimento e malagueta. Dispor as lulas por cima e ladear com o puré de azeitonas e com as amêijoas bem regadas com o seu próprio molho da cozedura. Fritar ovos de codorniz e colocar em cima do puré. Servir.

Sem comentários:

Enviar um comentário