sábado, 15 de fevereiro de 2014

Gelado de baunilha com frutos secos caramelizados


Se forem como eu, adoram passar horas e horas na cozinha. Não se importam de cozinhar, de inventar, de experimentar e desejam que chegue a altura em que têm de ir preparar o jantar, mesmo que isso signifique um longo período passado entre tachos. 

Mas há dias em que simplesmente não apetece mesmo fazer nada, incluindo cozinhar. Ou, pior ainda: há dias em que até íamos para a cozinha, de boa vontade, durante muito tempo, preparar uma bela refeição mas não temos mesmo esse tempo. E é mesmo nesses dias que surge um daqueles jantares de amigos inesperados em nossa casa, marcado em cima da hora, ou um jantar numa outra casa, em que fica sempre bem aparecermos com qualquer contributo para a refeição. 

É precisamente nestes dias que se encaixa a receita que aqui vos deixo hoje: uma sobremesa fácil e rápida, que podem fazer na hora e servir de imediato ou então, tal como eu fiz, preparar este gelado em poucos minutos e ter uma caixinha dele bem guardada no congelador para qualquer eventualidade. Podem servi-lo simplesmente assim, regado com um fio de mel, ou a acompanhar um bolinho bem cremoso!



Ingredientes:

Cerca de 100 ml de gelado de baunilha (de compra)

1 chávena bem cheia de mistura de frutos secos (usei amêndoas, nozes e amendoins)

1 colher de sopa de açúcar

1 colher de sopa bem cheia de mel



- Triturar um pouco, numa picadora ou com uma faca, a mistura de frutos secos (eu não gosto de deixar os pedaços muito pequenos porque é delicioso sentir aqueles crocante em cada colherada de gelado).


- Colocar ao lume uma frigideira antiaderente. Quando estiver quente, acrescentar os frutos secos, polvilhar com o açúcar e regar com o mel e deixar cozinhar durante alguns minutos, mexendo constantemente com uma espátula ou uma colher de pau, até que os frutos secos estejam bem caramelizados.


- Envolver os frutos secos no gelado e levar ao congelador.

Sem comentários:

Enviar um comentário