terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Coxas de frango com molho aromático de soja, arroz e brócolos


Hoje, durante a tarde, "inspirada" pela tempestade que por aqui passava e teima em não se ir embora, deixei-vos a sugestão de uma Caçarola de Osso Buco e Salsichas para o jantar. Foi a receita que fiz no final da passada semana em mais uma das reuniões familiares em casa da minha mãe, também numa noite em que o frio e a chuva não deram tréguas. 

Por isso, para hoje, aqui para casa, tive de pensar em algo diferente e foi isto que saiu... Um jantar simples e muito elogiado (que vou certamente voltar a repetir) e que só tem (a meu ver) uma única desvantagem: suja muita loiça, uma vez que têm de ter ao lume três tachos ao mesmo tempo. Mas, se superarem este "pormenor", como eu fiz, têm, em pouco tempo, uma refeição cheia de sabor e quentinha, ideal para dias de inverno.



Ingredientes para 2 pessoas:

4 coxas de frango

5 grãos de pimenta preta

5 grãos de cominhos

½ colher de café de grãos de mostarda

½ malagueta grande

1 pedaço de gengibre com cerca de 3cm

3 dentes de alho grandes

1 pedaço de pimento vermelho e outro de verde (usei dois pedaços de cerca de 4cm de largura cada um)

1 colher de chá de açafrão das índias

1 colher de café de colorau

Raspa de um limão

Raspa de uma lima

Azeite q.b.

Brócolos (um ramo suficiente para duas pessoas)

1 copo de arroz

200 ml de creme culinário de soja (encontra-se em qualquer supermercado, normalmente na parte dos frios, junto das manteigas ou dos queijos. Se não tiverem, ou se preferirem, podem utilizar natas normais)

1 colher de sopa de polpa de tomate

¼ copo de vinho branco

Sumo de ½ limão

1 colher de chá de cebolinho picado



- Num pilão, desfazer bem os grãos de pimenta, cominhos e mostarda. Deitar os grãos numa picadora/trituradora e juntar a malagueta, o gengibre, dois dentes de alho, os pimentos, o açafrão das índias, o colorau, as raspas de lima e limão e regar tudo com um fio de azeite. Triturar bem até formar uma pasta. Reservar.


- Temperar as coxas de frango com sal. Levar ao lume um tacho regado com um pouco de azeite e alourar bem a carne, deixando cozinhar durante cerca de 7 minutos, virando de vez em quando, até o frango começar a ficar douradinho e a carne começar a ficar cozinhada. Retirar para um prato e reservar.


- Entretanto, pôr os brócolos a cozer num tacho com água abundante e sal. Num outro tacho regado com um fio e azeite, alourar um dente de alho esmagado durante um minuto, juntar o arroz, envolver tudo muito bem, acrescentar dois copos de água, temperar com sal e deixar o arroz cozinhar.


- No tacho onde se alouraram as coxas de frango, colocar a pasta de especiarias e cozinhar durante cerca de 3 minutos em lume brando. Nessa altura, acrescentar o creme culinário de soja, a polpa de tomate, o vinho, o sumo de limão e o cebolinho e deixar cozinhar durante mais 5 minutos. Juntar a carne, deixar o molho começar a ferver, tapar o tacho e cozinhar em lume baixo durante 3 minutos. Desligar e deixar repousar um pouco.


- Servir a carne com o arroz e os brócolos, tudo bem regado com o molho aromático de soja. 

Nota: Se vos sobrar molho, como me aconteceu, congelem-no tal como fiz. Podem depois usá-lo futuramente para dar um toque especial a uma massa simples ou para fazer uma lasanha diferente, por exemplo. E assim nada se desperdiça. 

Sem comentários:

Enviar um comentário