quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Massa Primavera



Eu não sou grande fã de massas, confesso. Mas o meu namorado gosta bastante e eu gosto (ou pelo menos tento) de fazer uma comidinha diferente todos os dias e variar o mais possível. E como, há uns dias, comprei um pacotinho de massa farfalle que vi em promoção no supermercado (aquela massa a que chamamos de "lacinhos"), hoje resolvi que era ela que ia fazer parte do jantar. Para além disso, queria algo que enchesse o tacho de cores. E o resto é pura história. Bastou olhar para os ingredientes que tinha aqui por casa e começar a juntar um pouco de quase tudo. E foi assim que surgiu esta Massa Primavera à minha moda para, pelo menos, tentar enganar os olhos e o estômago enquanto essa bela estação do ano teima em não chegar...




Ingredientes para 2 pessoas:
Massa Farfalle (o suficiente para duas pessoas, cerca de duas mãos cheias)
Uma noz de manteiga aromatizada com ervas (eu usei a minha manteiga caseira cuja receita podem encontrar aqui mas podem usar manteiga normal ou substituir por um fio de azeite)
1 pedaço de curgete cortado em pequenos cubos
1 cenoura cortada em pequenos cubos
1 pedaço de pimento vermelho cortado em pequenos cubos
2 salsichas barbecue cortadas em pedacinhos (eu usei estas salsichas porque por acaso tinha aqui, que me tinham sobrado do jantar de ontem. Mas podem usar outras quaisquer ou substituir por cubos de fiambre ou até por camarões)
3 colheres de sopa de ervilhas congeladas
3 colheres de sopa de milho cozido
1 chávena de cogumelos
4 delícias do mar cortadas
Vinho branco q.b.
Sal, pimenta e alho em pó
1 colher de chá de molho pesto
1 colher de chá de mostarda Dijon
3 colheres de sopa bem cheias de iogurte grego
100 gr de queijo-creme
2 colheres de sopa de leite magro
2 colheres de sopa de vinagre
2 ovos
Rúcula a gosto

- Cozinhar a massa em água abundante temperada com sal, retirar do lume, escorrer e reservar. 

- Colocar um tacho ao lume com a manteiga. Quando começar a derreter, juntar a curgete, a cenoura e o pimento e regar tudo com um pouco de vinho (só mesmo um pouco, cerca de 2 a 3 colheres de sopa). Envolver tudo bem e deixar cozinhar durante 3 minutos. Ao final desse tempo, juntar as salsichas e deixar cozinhar durante mais 2 minutos. Acrescentar depois as ervilhas, o milho, os cogumelos e as delícias do mar, temperar tudo com uma pitada de sal, pimenta e alho em pó e ainda o molho pesto e a mostarda e cozinhar por mais 3 minutos.

- Juntar o iogurte, o queijo-creme e o leite e deixar cozinhar um pouco até que o molho comece a ficar espesso. Nessa altura, juntar a massa, envolver tudo muito bem e desligar o lume, deixando o tacho tapado.

- Entretanto, colocar ao lume uma panela com água abundante e vinagre. Quando ferver, abrir com cuidado os ovos para dentro da água e deixar escalfar durante um minuto (não deixem demasiado tempo como eu fiz desta vez porque senão a gema fica cozida e o objetivo é que ela esteja líquida para depois “regar “ toda a massa.

- Servir a Massa Primavera com um pouco de rúcula e o ovo escalfado no topo.

Sem comentários:

Enviar um comentário