sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Empadinhas rápidas



Sei bem que hoje é Dia dos Namorados mas, infelizmente, não pude namorar durante o dia porque o meu "Valentim" esteve fora. Mas como, para mim, o Dia dos Namorados deve ser festejado todos os dias, teremos muitas mais ocasiões para comemorar. Entretanto, vou preparar um jantarinho bom para esta noite :)

Mas, tal como vos dizia, como não pude namorar, resolvi ir um bocadinho até à cozinha preparar uma fornada destas Empadinhas Rápidas, aproveitando assim para usar uns restos de carne picada que tinha por aqui (desta receita que fiz e que podem ver aqui) e que, obviamente, não queria que se estragassem. Assim, já temos algo para ir "trincando" durante o fim de semana! Estas empadas são super rápidas e fáceis. Podem fazê-las como entrada num jantar de amigos ou, se lhe juntarem uma salada e/ou arroz, dão também uma boa refeição principal. Para o recheio eu usei umas sobras que já aqui tinha e vocês podem perfeitamente fazer o mesmo com sobras que tenham por aí no frigorífico ou congelador e que precisem de ser utilizadas. Ou então podem usar outros recheios à vossa livre imaginação!

Ingredientes para 10 empadinhas:
4 colheres de sopa de farinha
4 colheres de sopa de leite
4 ovos
Sal e pimenta q.b.

Recheio a gosto (restos de carne picada, assada ou cozida - atenção porque as sobras que utilizarem não podem ter muito molho- cogumelos, vegetais, atum, queijo, fiambre, enchidos, etc)
Manteiga e farinha para untar as formas

- Numa tigela, misturar a farinha, o leite e as gemas dos ovos, temperando com um pouco de sal e pimenta. Mexer bem e adicionar os ingredientes do recheio, incorporando tudo.

- Numa outra taça, bater as claras dos 4 ovos em castelo, com uma pitada de sal, e envolvê-las delicadamente no preparado anterior.

- Verter a mistura em forminhas de empadas ou queques (podem usar formas de silicone ou de alumínio mas não se esqueçam que, se usarem estas últimas, é necessário untá-las com manteiga e polvilhar com um pouco de farinha). Polvilhar as empadas com cebolinho picado e levar ao forno até estarem cozinhadas e bem douradas, o que leva cerca de 20/25 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário