domingo, 9 de fevereiro de 2014

Compota de kiwi, pêra e lima

Hoje, a maior parte do meu dia foi passado na cozinha. Uma boa forma de tentar esquecer a tempestade que passava, e continua a passar, lá fora...
Entre outras coisas, saíram da minha cozinha esta tarde mais uns frasquinhos de compota, desta vez de kiwi (tinha aqui muitos já prestes a estragarem-se), e que levou ainda um toque de pêra e o aroma da lima. Uma combinação pouco usual mas agradável ao paladar! 

Ingredientes:
800 gramas de kiwis (sem casca e cortados aos pedaços)
5 pêras pequenas ou 3 grandes (sem caroço e cortadas aos pedaços. Eu retirei a casca a três e deixei nas outras duas)
700 gramas de açúcar
2 limas

- Colocar os kiwis e as pêras num tacho. Cobrir com o açúcar e meio copo de água. Cortar as limas ao meio, espremer todo o sumo para cima da fruta e colocar as quatro metades de lima no tacho. Mexer tudo muito bem, levando ao lume até levantar fervura, cozinhando depois a compota durante cerca de uma hora em lume brando. Nessa altura, retirar do lume, tirar as limas e triturar tudo com a varinha mágica. Levar novamente a cozinhar por mais 10 minutos (até que a compota esteja em "ponto de estrada"). Dividir a compota por frascos esterilizados, fechar bem e virá-los durante meia hora de "pernas para o ar".

2 comentários:

  1. parece-me mesmo muito bem esta mistura!!! Adorei :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tem de experimentar Xana. Eu gosto muito de compotas (principalmente de fazer para oferecer) mas não gosto muito daqueles sabores excessivamente doces. Para mim esta é uma combinação quase perfeita :)
    eijinhos

    ResponderEliminar