sábado, 15 de fevereiro de 2014

Lombo de porco com espetadas de camarão, azeite aromatizado com laranja e batatas crocantes no forno



Digo-vos uma coisa: adoro este prato!!! É saboroso, vistoso e, o melhor de tudo, não dá nem metade do trabalho do que aparenta. Em cerca de uma hora (ou até menos), com preparação incluída, têm uma refeição destas em cima da mesa. Por aqui este foi o jantar de ontem, para celebrar o Amor e o Dia dos Namorados!!!
E vocês?! Que refeições maravilhosas prepararam para a vossa cara-metade neste dia?



Ingredientes para 2 pessoas:
4 bifes do lombo de porco
Sal, pimenta, colorau e molho inglês
Alho em pó q.b.
12 camarões
2 batatas médias
Azeite
1 colher de café de mostarda Dijon
Sumo de ½ laranja
3 colheres de sopa de Moscatel
Louro ou uma erva aromática com haste como tomilho ou alecrim
2 espetos de madeira

- Temperar os bifes do lombo com uma pitada de sal, pimenta, colorau e um fio de molho inglês. Reservar.

- Descascar os camarões e temperar com um pouco de sal, pimenta, colorau, alho em pó e piripiri. Colocar os camarões nos espetos previamente passados por água. Reservar.

- Descascar as batatas e, com a ajuda de uma mandolina, cortá-las em rodelas finas. Dispor as rodelas (formando apenas uma camada) num ou dois tabuleiros antiaderentes (se não forem antiaderentes, forrar os tabuleiros com papel vegetal). Regar com um fio de azeite, polvilhar com alho em pó e um pouco de sal fino e levar ao forno previamente aquecido durante cerca de 10 minutos, até as batatas estarem bem douradas e estaladiças. 

- Entretanto, preparar o azeite aromatizado, misturando 2 colheres de sopa de azeite com uma pitada de sal fino, pimenta e colorau e ainda a mostarda e o sumo da laranja. Dividir em pequenas tacinhas e reservar.

- Numa frigideira antiaderente regada com um fio de azeite, colocar os bifes do lombo e cozinhar durante cerca de 3 minutos de cada lado. Juntar duas colheres de sopa de Moscatel e inclinar a frigideira, de forma a que a chama do fogão atinja o Moscatel e faça chama para flambar a carne. Agitar a frigideira até que a chama se apague e cozinhar a carne durante mais 4 minutos. Retirar para um prato e reservar.

- Na mesma frigideira regada com mais um pouco de azeite, colocar as espetadas de camarão. Cozinhar durante 2 minutos de cada lado e flambar também com mais uma colher de sopa de Moscatel, repetindo o mesmo processo feito com a carne.

- Colocar um pouco de salada a gosto num prato, dispor por cima os lombos de porco e terminar com a espetada de camarão no topo. Polvilhar tudo com cebolinho picado e servir com as batatas crocantes e com o azeite aromatizado (usar uma folha de louro ou uma haste de uma erva aromática fresca como tomilho para pincelar ao gosto de cada um a carne e os camarões no prato).

Sem comentários:

Enviar um comentário