quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Entrecosto assado com pasta de especiarias



O meu namorado não é um grande fã de entrecosto. Gosta muito desta carne assada na brasa mas, como se costuma dizer, "não morre de amores" por entrecosto confecionado de outras formas. Eu, pelo contrário, sou uma fã incondicional de entrecosto, não importa a forma como seja cozinhado.
E, cá por casa, temos uma regra: tirando algumas exceções (poucas, muito poucas) não se confecionam dois pratos diferentes, um para mim e outro para ele. Temos de fazer um esforço para comer de tudo e para agradar a ambos os palatos. Como tal, isso significa esforço redobrado para mim (que, confesso, gosto muito) porque tenho de estar sempre a tentar descobrir novas receitas e pôr a funcionar a minha criatividade, para tentar encontrar formas para que ele coma pratos que eu adoro e que ele, à partida, não gosta muito, e vice-versa. Desta vez foi precisamente o que aconteceu com o entrecosto e esta receita que, para além de deliciosa, tem a excelente vantagem de ser super rápida e prática de preparar. O meu namorado simplesmente adora este prato e só sobram mesmo os ossos no prato (e ainda diz que, desde que seja assim, posso cozinhar mais vezes entrecosto, o que significa pura música para os meus ouvidos :) hehe). O entrecosto fica com uma bela crosta exterior bem crocante e um interior suculento e delicioso. Têm mesmo de provar esta receita e digam-me de vossa justiça!



Ingredientes para duas pessoas:
1 tira de entrecosto (suficiente para duas pessoas) cortada ao meio em dois pedaços
2 dentes de alho ralados
1 pedaço de gengibre (com cerca de 3cm) ralado
1 colher de café de pimenta preta moída
1 colher de chá de colorau
1 colher de chá de caril
1 colher de chá de açafrão das índias
1 colher de café de piripiri moído
1 colher de chá de cominhos moídos
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa bem cheia de polpa de tomate
1 colher de sopa de molho de soja
1 cubo de caldo de galinha ou de carne
Sal q.b.

- Misturar, de preferência num almofariz para que forme uma pasta, os alhos, o gengibre, a pimenta, o colorau, o caril, o açafrão das índias, o piripiri, os cominhos, o azeite, a polpa de tomate, o molho de soja e o caldo em cubo. Misturar tudo muito bem até formar uma pasta. Colocar as tiras de entrecosto num tabuleiro de forno, temperar com um pouco de sal e barrar bem com a pasta de especiarias (se possível deixar a carne marinar pelo menos meia hora mas já fiz esta receita temperando a carne e colocando-a de imediato no forno e fica igualmente deliciosa). 

- Levar ao forno previamente aquecido (ou, tal como eu faço mais frequentemente, colocá-la na patusca) durante cerca de 45 minutos ou até a carne estar cozinhada e bem dourada (é preciso ir dando uma “olhadela” ao entrecosto e virar as tiras pelo menos duas vezes durante a cozedura, tendo atenção para que a carne não cozinhe em demasia nem fique muito seca. Esta marinada deixa a carne saborosa e suculenta mas não convém que fique mais de uma hora a assar). 

- Servir com arroz de legumes (fica também delicioso com arroz de feijão) e uma salada.

Sem comentários:

Enviar um comentário