domingo, 9 de fevereiro de 2014

Bifes do lombo com molho de ervas e arroz à moda da avó



Ainda vou a tempo de vos deixar uma sugestão para o almoço?! Pode ser que sim! E acreditem, que simples e bela sugestão. Uns simples bifes do lombo na frigideira, regados com um suave molho de azeite, manteiga, ervas e limão, acompanhados de um arroz à moda da minha avó. Quando estava a cozinhar aqui por casa este simples mas tão delicioso arroz, o aroma na cozinha era idêntico àquele que sinto quando entro em casa da minha avó e ela está a cozinhar... e haverá algo melhor que a comidinha das avós?! Duvido!



Ingredientes para 2 pessoas:
4 bifes do lombo de porco
Sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de colorau
1 colher de sopa de molho inglês
Orégãos a gosto
Azeite
1 dente de alho
½ chouriço cortado aos pedacinhos
1 chávena bem cheia de couve cortada em juliana
1 cenoura ralada
Vinho branco
1 copo de arroz
1 noz de manteiga caseira de ervas (podem encontrar a receita aqui. Caso prefiram, podem simplesmente usar uma noz de manteiga normal e juntar à frigideira uma colher de café de uma erva aromática a gosto picada, como cebolinho ou salsa)
1 colher de café de molho pesto
Sumo de ½ limão
Rúcula (opcional)

- Temperar os bifes com o sal e pimenta, o colorau, o molho inglês e uma pitada de orégãos. Reservar.

- Num tacho regado com azeite, alourar o dente de alho esmagado com o chouriço. Quando o azeite começar a ganhar cor, juntar a couve e a cenoura, regar com duas colheres de sopa de vinho branco e deixar cozinhar em lume brando durante cerca de 4 a 5 minutos, para que os legumes amoleçam. Nessa altura, juntar 3 copos de água e temperar com sal. Quando começar a ferver, adicionar o arroz, mexer bem e deixar ao lume até o arroz estar cozinhado, mexendo de vez em quando (este arroz deve ficar húmido e não totalmente seco e solto, por isso, se necessário, pode-se acrescentar mais um pouco de água durante a cozedura caso a água comece a evaporar muito rápido e a secar o arroz).

- Entretanto, numa frigideira antiaderente apenas regada com um pequeno fio de azeite, cozinhar os bifes do lombo. Retirar para um prato e deixar repousar. A essa mesma frigideira, acrescentar 2 colheres de sopa de azeite, a manteiga, o molho pesto e o sumo de limão. Misturar tudo muito bem ao lume, durante uns segundos, e desligar. 

- Servir a carne em cima de um pouco de salada de rúcula, regada com o molho, e acompanhada do arroz.

Sem comentários:

Enviar um comentário