sábado, 8 de fevereiro de 2014

Almôndegas orientais com amêijoas em molho de tomate servidas com pão achatado e arroz


Não é fácil começar um blogue. Principalmente um blogue deste género, ligado à culinária, uma vez que existem cada vez mais neste universo que é a internet. É fácil uma pessoa desmoralizar e consequentemnte acabar por desistir. Mas, mesmo sendo difícil e esta minha experiência ser ainda muito recente, estou a adorar! E o que é preciso é não desmoralizar :)

Hoje trago-vos então a receita do jantarinho de ontem. As sextas à noite, como já vos disse, são dia de jantar em casa da mãe. Adoro essa noite, não só porque estou com a família, a pôr a conversa toda em dia e a dar umas boas gargalhadas, mas também porque normalmente cozinho apenas para duas pessoas cá em casa (exceto quando temos por cá amigos a jantar, claro) e assim posso cozinhar para mais, o que sinceramente me deixa radiante. E, em casa da minha mãe, também adoram esta noite porque sou eu a cozinhar :) hehe

Mas o facto de serem mais pessoas também me obriga a pensar bem naquilo que vou fazer (ainda por cima, mal chego a casa da minha mãe e arregaço as mangas para ir para a cozinha, começam logo a disparar perguntas sobre o que vai ser a "iguaria" desta vez, o que aumenta ainda mais a "pressão" de todas as semanas ter de superar as expetativas..hehe...). Normalmente opto por comidas no forno ou em grandes panelas. E ontem optei por esta última. Juntando ingredientes e sabores que, aparentemente, podem levar os mais céticos a torcer o nariz, fiz estas almôndegas orientais com amêijoas e digo-vos: foi uma agradável surpresa e não sobrou uma única para contar a história.



Ingredientes para 6 pessoas:
1kg de carne de porco
Sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de cominhos moídos
1 colher de sopa de gengibre em pó
1 colher de chá de canela
1 colher de sopa de caril
1 colher de sopa de açafrão das índias
Piripiri moído a gosto
4 colheres de sopa de alho em pó
4 chávenas de farinha
2 chávenas de água
Azeite
1 cebola grande
2 dentes de alho picados
Cerca de 1kg de tomate pelado e respetivo molho (corresponde a duas latas grandes)
2 chávenas de vinho branco
1kg de amêijoas congeladas
Colorau e orégãos secos a gosto

- Colocar a carne picada numa tigela e temperar com o sal, pimenta, cominhos, gengibre, canela, caril, açafrão das índias, piripiri e duas das colheres de sopa de alho em pó. Com as mãos, misturar tudo muito bem e formar as almôndegas. Colocar num tabuleiro e levar ao frigorífico durante pelo menos uma hora.

- Entretanto preparar a massa para os pães achatados. Para isso, basta colocar numa taça a farinha e ir acrescentando a água aos poucos (pode não ser preciso utilizar toda a água ou então ser necessário usar um pouco mais) até que esta forme uma bola com uma consistência elástica e maleável, que não se cole à taça. Tapar com um pano e deixar repousar cerca de 15 minutos. Nessa altura, regar a bola de massa com um fio de azeite e polvilhá-la com as duas restantes colheres de alho em pó. Misturar bem. Polvilhar uma tábua de madeira ou a bancada com um pouco de farinha e estender a massa com o formato de um rolo. Dividir esse rolo em pequenos pedaços iguais (dá cerca de 20), dando-lhes, com as mãos, o formato de pequenas bolas. Tapar novamente as bolas de massa com o pano e deixar repousar por mais 10/15 minutos. Depois, com a ajuda de um rolo da massa, é só estender cada uma dessas bolas (não se preocupem em dar um formato circular perfeito aos pedaços de massa, eu pelo menos nunca me preocupo. Acho que o pão achatado fica mais apelativo e com um ar mais rústico se tiver formas irregulares). Colocar os pedaços de massa estendida empilhados num prato, colocando uma pitada de farinha entre cada um deles para que não colem, e reservar.

- Numa panela ou tacho grande regado com azeite, refogar a cebola cortada em meias-luas e os dentes de alho picados. Juntar o tomate pelado e desfazê-lo um pouco com a ajuda de uma colher de pau ou um esmagador de batatas, acrescentando depois o vinho branco e um copo de água. Temperar com uma pitada de sal, pimenta, colorau e orégãos a gosto e deixar levantar fervura. Nessa altura, colocar as almondegas no tacho de forma a que fiquem todas cobertas com o molho (se necessário, juntar mais um pouco de vinho branco). Deixar cozinhar em lume brando durante cerca de 15 minutos. Após esse tempo, adicionar as amêijoas (se necessário juntar mais água ou vinho), retificar os temperos e deixar cozinhar durante 10 minutos. Desligar, tapar o tacho e deixar repousar um pouco antes de servir. 

- Entretanto, colocar ao lume uma frigideira antiaderente. Quando estiver bem quente, colocar os pães achatados (um a um ou dois a dois, consoante o tamanho da frigideira) e cozinhar até que comecem a ganhar pequenas bolas de ar e a ficar crocantes à volta e mais moles ao centro crocantes (a massa vai começar a ficar com algumas manchas torradas).

- Servir as almondegas e as amêijoas com arroz e acompanhar com os pães achatados. 


2 comentários:

  1. Eu confesso que não sou muito fã de almôndegas... como, mas não adoro... Mas estas almôndegas com ameijoas, bem podiam ser o meu almoço!
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu então adorooo almôndegas, de todas as formas ;) hehe
      Mas acredita Pimentinha, mesmo não sendo grande fã, estas tens de experimentar um dia :) A combinação é super diferente mas combina muito bem (eu sou suspeita claro mas, neste dia, não sobrou nadinha no tacho para contar a história ;) hehe)... e sei que também gostas de misturar aromas, tal como eu, e aqui as especiarias dão um travo ótimo :)
      Beijinhos

      Eliminar