quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Rolo de carne especial no forno



Já não há paciência para este tempo. Sinceramente, não me lembro de um inverno assim tão "agreste". Hoje, aqui à beira-mar, está uma verdadeira tempestade: vento forte, muito frio, imensa chuva... O inverno não me incomoda mas este tempo sim. Não me importo com o frio e os dias cinzentos mas simplesmente odeio chuva. E odeio ainda mais quando todas as condições climatéricas de que pouco ou nada gostamos se "unem" num só dia...

Mas passando à frente...hoje escrevo para falar de um pequeno eletrodoméstico de cozinha que simplesmente adoro e sem o qual já não sei viver: a patusca! É verdade, eu adoro patuscas e cozinho imensas coisas lá. Aliás, muitas das receitas que aqui publico, e que digo que são feitas no forno, são praticamente todas cozinhadas na patusca. Em casa da minha mãe, sempre se cozinhou (e ainda se cozinha sempre) na patusca. E, aqui por casa, acabei por seguir essa mesma "tradição", especialmente desde que há uns meses o nosso forno convencional avariou (e não, ainda não funciona porque não é algo imprescindível. A patusca resolve quase tudo e, mesmo quando o forno funcionava, eu praticamente não o utilizava). 

Conclusão: hoje trago-vos a minha receita de Rolo de Carne especial no forno, que eu raramente faço no forno mas sim na patusca (obviamente que vocês podem fazer onde preferirem). Este é o meu rolo de carne "de assinatura", como costumo dizer: faço-o várias vezes, utilizando esta receita básica e depois vou mudando somente o recheio consonte aquilo que mais me apetecer ou aquilo que existir aqui por casa no frigorífico e na despensa. Chamo-lhe especial, primeiro que tudo, porque é o meu claro (senão formos nós os primeiros a dar valor, quem dará certo?! hehehe) e, depois, porque é feito no forno, com uma mistura que não leva ovos, nem farinha nem qualquer tipo de gordura, exceto uma pitadinha de azeite (se usarem carne de boa qualidade e tiverem cuidado a manusear o rolo, não precisa de mais nada. Mas, se preferirem, podem juntar a esta receita ovos e/ou pão ralado).

Entretanto, se quiserem experimentar outras receitas que já fiz na patusca, aqui ficam umas sugestões de receitas que já publiquei aqui no blogue: Lombo de porco com pêssego e mel acompanhado de salada de grão aromatizada com laranja; "Sloppy Joes" de carne assada e legumes em cama de pão pita e alface... e uma receita de pá de porco assada lentamente; Frango com açafrão e mel.



Para quatro pessoas:

500/600 gr de carne de porco picada

3 colheres de sopa bem cheias de azeitonas pretas às rodelas

1 chouriço

1 cenoura

½ pimento vermelho ou verde

1 cebola pequena

2 dentes de alho picados
Sumo de meio limão

Sal e pimenta q.b.

2 colheres de sopa de molho inglês

1 colher de sopa de colorau

1 colher de chá de cominhos

Azeite q.b.

Ervas aromáticas secas a gosto



- Numa taça, colocar a carne, as azeitonas, o chouriço picado, a cenoura ralada, o pimento cortado aos cubinhos, a cebola picada e os dentes de alho. Podem-se juntar ainda outros legumes bem picadinhos (como courgette ou alho francês e também queijo ralado, cogumelos ou fiambre). 

- Temperar tudo com sal, pimenta, o molho inglês, o sumo de limão, colorau, cominhos, um fio de azeite (só mesmo um fio) e ervas secas a gosto (orégãos, tomilho, ervas da Provence, etc). 

- Amassar e misturar tudo muito bem com as mãos e formar um rolo. Levar ao forno até a camada exterior estar com uma cor crocante e dourada uniforme (é necessário virar o rolo com cuidado algumas vezes ao longo da cozedura para que a crosta exterior fique uniforme e para que a carne vá contactando com o líquido que se vai soltando para que mantenha a humidade no interior).
 

Sem comentários:

Enviar um comentário