sábado, 22 de fevereiro de 2014

Empadas mexicanas



Adoro passar a tarde na cozinha. Partilham desse mesmo gosto? :)  Por aqui, foi precisamente isso que hoje aconteceu! E desta tarde culinária surgiram umas belas Empadas Mexicanas que, acreditem, têm de provar pelo menos uma vez na vida !!! :)
A ideia surgiu-me durante a semana quando cozinhei o meu belo e famoso chili... lembram-se? (podem encontrar a receita aqui). Definitivamente, acho que não sei mesmo cozinhar chili para apenas duas pessoas. E, como tal, sobrou-me imensa comida nesse dia que rapidamente guardei no frigorífico e me levou logo a pensar que "nova roupagem" poderia dar àquelas sobras. E lembrei-me imediatamente de fazer umas empadas. Assim sendo, fiz umas empadas pequeninas (para podermos ir logo petiscando, claro) e uma empada maior, do género de uma tarte, já a pensar numa das refeições de amanhã porque, ao domingo, a comidinha tem de ser bem rápida e deliciosa. 
Recheei estas empadas com chili mas podem utilizar o recheio que mais gostarem ou preferirem. Acho que é uma ótima receita e ideia para usarem os restos que, durante a semana, se vão acumulando aí por casa!



Ingredientes para a massa (para cerca de 10 empadas – eu fiz seis empadas pequenas e uma grande, tipo tarte):
2 ovos
100 gramas de manteiga ou margarina
2 colheres de sopa de azeite
300 gramas de farinha
½ copo de água morna
1 pitada de sal

Ingredientes para o recheio:
Restos de chili (podem encontrar a receita aqui ou podem utilizar os ingredientes que mais gostarem para o recheio)

- Bater os ovos com o sal.

- Levar ao lume a água com a margarina e o azeite e deixar aquecer bem. Desligar o lume e deixar ficar morno. Verter sobre os ovos e misturar bem.

- Aos poucos, incorporar a farinha e mexer sempre, até formar uma massa elástica e maleável que se descole da taça (se necessário, acrescentar mais farinha). Amassar esta mistura numa superfície enfarinhada e deixar repousar durante meia hora, coberta com um pano.

- Ao final desse tempo, esticar a massa e cortar dois círculos por cada forma (um maior para a base e outro um pouco mais pequeno para a “tampa” das empadas). Untar pequenas formas com azeite ou margarina, polvilhar com um pouco de farinha e forrar com os círculos de massa. Rechear, colocar o outro círculo no topo, pressionando bem com os dedos para que as massas colem e fiquem bem seladas. Pincelar as empadas com gema de ovo e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos, ou até a massa estar bem cozida e as empadas apresentarem uma crosta bem dourada.



Sem comentários:

Enviar um comentário