sábado, 1 de fevereiro de 2014

Prato “Terra e Mar” com manteiga caseira de ervas aromáticas


Hoje é o primeiro dia de fevereiro. Esse pequenino mês do ano mas que, ao que tudo indica, vai ser bem cheio de vida e de atividade aqui para os meus lados. Nem que seja só pela quantidade de amigas que fazem anos neste mês, o que significa muitas festas e muitas reuniões de amigos !!!

E o primeiro dia de fevereiro significou também várias horas a relaxar e a descontrair na cozinha. Uma das coisas que fiz, tal como já vos mostrei, foi a minha manteiga caseira de ervas aromáticas. E fi-la precisamente porque já tinha na cabeça para esta semana duas ou três receitas em que esta manteiguinha ficaria mesmo deliciosa. E, logo ao jantar, confecionei uma delas: um prato diferente, que até parece bem difícil, elaborado e moroso mas que, no final de contas, é muito simples e não demora assim tanto a estar na mesa. Para mim, é um daqueles pratos que faz brilharete em qualquer mesa e que leva todos os comensais a pensarem que estiveram imensas horas na cozinha só por causa deles :) hehehe...



Ingredientes para 2 pessoas:
2 costeletas de porco ou bifes de vitela
10 camarões
Sal e pimenta q.b.
Colorau a gosto
Azeite
Licor de anis (se não tiverem, podem usar outra bebida alcoólica como brandy, whisky ou conhaque)
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 pedaço de pimento vermelho ou verde cortado aos cubinhos
½ chávena de ervilhas
1 cenoura cortada aos cubos
½ chávena de feijão verde cortado aos pedaços
1 malagueta vermelha ou verde picada
1 copo de vinho branco
2 chávenas de ameijoas
Sumo de meio limão
1 colher de sopa de polpa de tomate
2 colheres de chá de molho pesto
Manteiga caseira com ervas aromáticas (podem ver a receita aqui : http://coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/2014/02/manteiga-de-ervas-caseira.html)

- Descascar os camarões, deixando apenas um pouco da cauda. Temperar com sal e uma pitada de colorau. Temperar também a carne com sal, pimenta, colorau e um fio de azeite. Reservar tudo.

- Numa frigideira antiaderente regada com um fio de azeite, alourar os camarões de ambos os lados, cerca de um minuto. Regar com um colher de sopa de licor e flambar (para isso basta regar os camarões com a bebida e inclinar ligeiramente a frigideira até que a chama do fogão atinja a frigideira e faça uma chama. Abanar a frigideira, até que as chamas se apaguem, o que significa que todo o álcool se evaporou). Retirar para um prato e reservar.

- Regar generosamente o fundo de uma wok ou de um tacho largo e levar ao lume. Quando estiver quente, juntar a cebola, o alho e o pimento. Refogar durante dois minutos, para que os legumes comecem a ganhar alguma cor. Nessa altura, juntar os restantes legumes, a malagueta, temperar com sal e pimenta e regar com duas colheres de vinho branco. Deixar cozinhar cerca de 5/7 minutos em lume brando, até que os legumes comecem a ficar tenros.

- Acrescentar as ameijoas, regar com o restante vinho branco e o sumo de limão, a polpa de tomate e o molho pesto, misturando tudo muito bem e deixando cozinhar durante cerca de 10 minutos para o molho apurar e as ameijoas abrirem e cozinharem. Mesmo antes de servir, juntar os camarões a esta mistura, só para que aqueçam um pouco.

- Entretanto, regar com um fio de azeite a frigideira onde se fritaram os camarões e colocar a carne. Deixar cozinhar até que fique bem dourada de ambos os lados e retirar do lume, deixando repousar um pouco.

- Servir a carne no centro de um prato, ladear com as ameijoas, os camarões e os legumes, regar bem com o molho e colocar no centro da carne uma rodela de manteiga caseira com ervas aromáticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário